Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 1163
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Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

  1. #34861
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    No meu metade dos 50 cv ja devem estar mortos xD
    O motor está assim tão fraco? Se meteres um frigorífico no tejadilho e atrelares um reboque com lenha tem força suficiente para chegar ao cume duma serra?

    Qual é o óleo que estás a usar agora?

    Esse motor é do tempo que o 15W40 era muito usado por isso deve ter sido esse que levou ao longo dos anos.

    Mas nos dias de hoje o 15W40, em certas marcas, até é mais caro que o 10W40 e há bastantes vantagens em usar 10W40 em vez do 15W40.

    O motor já é bastante velho e secalhar bastante rodado mas não é tarde para mudar pelo menos para o 10W40 (se for permitido no manual) caso o que esteja em uso seja 15W40.

    Não vai ressuscitar os cavalos que já morreram mas pode fazer com que os actuais cavalos se aguentem durante mais tempo.

    Quando o óleo lubrifica melhor (devido à viscosidade e qualidade) por vezes nota-se o motor mais solto e parece que tem mais um cavalito ou dois. Pode ser que ajude no teu caso.

    É tanto texto que está muito maçudo e como falei em cume da serra deixo aqui um miminho para animar aqueles que leram isto tudo. É o poema do cume.



  2. #34862
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    O motor está assim tão fraco? Se meteres um frigorífico no tejadilho e atrelares um reboque com lenha tem força suficiente para chegar ao cume duma serra?

    Qual é o óleo que estás a usar agora?

    Esse motor é do tempo que o 15W40 era muito usado por isso deve ter sido esse que levou ao longo dos anos.

    Mas nos dias de hoje o 15W40, em certas marcas, até é mais caro que o 10W40 e há bastantes vantagens em usar 10W40 em vez do 15W40.

    O motor já é bastante velho e secalhar bastante rodado mas não é tarde para mudar pelo menos para o 10W40 (se for permitido no manual) caso o que esteja em uso seja 15W40.

    Não vai ressuscitar os cavalos que já morreram mas pode fazer com que os actuais cavalos se aguentem durante mais tempo.

    Quando o óleo lubrifica melhor (devido à viscosidade e qualidade) por vezes nota-se o motor mais solto e parece que tem mais um cavalito ou dois. Pode ser que ajude no teu caso.

    É tanto texto que está muito maçudo e como falei em cume da serra deixo aqui um miminho para animar aqueles que leram isto tudo. É o poema do cume.

    Nunca lhe meti carga xD. Mas ja me levou a g Gondomar pela AE sempre a 130/140 e não se queixou.
    Meti 10w40 mas ja ne bebe óleo xD
    Estou pensar meter 15w40 para não beber tanto.

  3. #34863
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    Nunca lhe meti carga xD. Mas ja me levou a g Gondomar pela AE sempre a 130/140 e não se queixou.
    Meti 10w40 mas ja ne bebe óleo xD
    Estou pensar meter 15w40 para não beber tanto.
    Não acho nada boa ideia meter 15W40 em vez do 10W40 (que tem muitas vantagens face ao 15W40)

    Quando o motor estiver quente a viscosidade dos dois óleos (15W40 e 10W40) vai ser praticamente igual (ver ficha técnica) porque a quente são os dois W40, por isso a ideia de gastar menos óleo com o 15W40 vai por água abaixo.

    O 10W40 é barato (menos de 4euros/litro), se o motor gasta menos de 1 litro a cada 1000km então é ir adicionando óleo e siga.

    Se gastar meio litro de óleo a cada 1000kms é apenas 2 euros de custo extra que comparado com o custo do gasóleo para esses mesmos 1000km é um custo extra insignificante. É 20 cêntimos a cada 100kms.

  4. #34864
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    O motor está assim tão fraco? Se meteres um frigorífico no tejadilho e atrelares um reboque com lenha tem força suficiente para chegar ao cume duma serra?

    Qual é o óleo que estás a usar agora?

    Esse motor é do tempo que o 15W40 era muito usado por isso deve ter sido esse que levou ao longo dos anos.

    Mas nos dias de hoje o 15W40, em certas marcas, até é mais caro que o 10W40 e há bastantes vantagens em usar 10W40 em vez do 15W40.

    O motor já é bastante velho e secalhar bastante rodado mas não é tarde para mudar pelo menos para o 10W40 (se for permitido no manual) caso o que esteja em uso seja 15W40.

    Não vai ressuscitar os cavalos que já morreram mas pode fazer com que os actuais cavalos se aguentem durante mais tempo.

    Quando o óleo lubrifica melhor (devido à viscosidade e qualidade) por vezes nota-se o motor mais solto e parece que tem mais um cavalito ou dois. Pode ser que ajude no teu caso.

    É tanto texto que está muito maçudo e como falei em cume da serra deixo aqui um miminho para animar aqueles que leram isto tudo. É o poema do cume.

    Aahahahahahahahahha

    Vou-te começar a apelidar pelo "Estilhaçador" , tu partes a loiça, o bidé, chuveiro, cama... Até as patas ao grilo tu partes

    Citação Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
    Nunca lhe meti carga xD. Mas ja me levou a g Gondomar pela AE sempre a 130/140 e não se queixou.
    Meti 10w40 mas ja ne bebe óleo xD
    Estou pensar meter 15w40 para não beber tanto.
    Que 10w40 andas a meter? Há muitos 10w40 e alguns são mauzinhos.

  5. #34865
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    Citação Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
    Aahahahahahahahahha

    Vou-te começar a apelidar pelo "Estilhaçador" , tu partes a loiça, o bidé, chuveiro, cama... Até as patas ao grilo tu partes



    Que 10w40 andas a meter? Há muitos 10w40 e alguns são mauzinhos.
    Meti um da marca "wolf" mas ja vi um galp quase ao msm preço

  6. #34866
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    Se eu tivesse um carro com 50 ou 60cv eu entrava em panico sempre que o conduzisse mas foi num carro com precisamente 50 cv que aprendi a conduzir mas a gasolina e já naquele tempo ja tinha sinais de de panico

  7. #34867
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    Citação Originalmente Colocado por celio Ver Post
    Se eu tivesse um carro com 50 ou 60cv eu entrava em panico sempre que o conduzisse mas foi num carro com precisamente 50 cv que aprendi a conduzir mas a gasolina e já naquele tempo ja tinha sinais de de panico
    Então é mais homem que carro nos carros antigos xD

  8. #34868
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    Citação Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
    Meti um da marca "wolf" mas ja vi um galp quase ao msm preço
    Wolf na minha opinião é muito bom.

    Se te gasta óleo podes experimentar um 15w40 da mesma marca.
    Eu uso 15w40 no meu antigo Clio I, da Wolf, e aquilo já tem 30000km (não gasta óleo).

  9. #34869
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    Citação Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
    Wolf na minha opinião é muito bom.

    Se te gasta óleo podes experimentar um 15w40 da mesma marca.
    Eu uso 15w40 no meu antigo Clio I, da Wolf, e aquilo já tem 30000km (não gasta óleo).
    Ja pensei também em usar um aditivo para o óleo mas pelo que vejo na net é melhor tar quieto

  10. #34870
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    Citação Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
    Nunca lhe meti carga xD. Mas ja me levou a g Gondomar pela AE sempre a 130/140 e não se queixou.
    Meti 10w40 mas ja ne bebe óleo xD
    Estou pensar meter 15w40 para não beber tanto.
    Basta leres os posts atrás para veres que isso é uma asneira de todo o tamanho.

    Um 10w40, um 5w40, um 0w40, um 15w40 tem a mesma viscosidade a quente.

    O que tu queres é um óleo com um baixo
    NOACK, seja ela a viscosidade que for.

    E como é óbvio melhores óleos tem um NOACK mais baixo.

  11. #34871
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    Boas pessoal,

    Vou deixar o meu feedback do Mobil 1 Esp 5W30 depois de ter rodado 2500kms noto que as regenerações estão mais espaçadas e o arranque a frio é bom não se nota o motor preso e a nível de consumo de combustível baixou um bocadinho apenas umas decimas.
    Isto num 1.6 JTDm com 201850kms

  12. #34872
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    Citação Originalmente Colocado por celio Ver Post
    Nao sei o nome da oficina , sei que é uma bosch car service e a especialidade é reparaçao de turbos e sistemas de injeçao , a oficina fica na variante que liga guimaraes a fafe .

    Toma nota que os turbos que mandei reparar la sao de geometria fixa e nao geometria variavel
    O nome da oficina é turbotest e sim fica mais ou menos a meio da variante entre guimaraes e fafe mas o acesso é feito pela nacional.

    Confirmo que trabalham bastante bem ja la me resolveram um problema no turbo e nas anilhas dos injetores mas limparam 500 balas

  13. #34873
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    Citação Originalmente Colocado por jogador Ver Post
    O nome da oficina é turbotest e sim fica mais ou menos a meio da variante entre guimaraes e fafe mas o acesso é feito pela nacional.

    Confirmo que trabalham bastante bem ja la me resolveram um problema no turbo e nas anilhas dos injetores mas limparam 500 balas
    Auch! O que importa é resolverem.

  14. #34874
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    Citação Originalmente Colocado por jogador Ver Post
    O nome da oficina é turbotest e sim fica mais ou menos a meio da variante entre guimaraes e fafe mas o acesso é feito pela nacional.

    Confirmo que trabalham bastante bem ja la me resolveram um problema no turbo e nas anilhas dos injetores mas limparam 500 balas
    correcto , só não entrei em pormenores porque pensava que por aqui ninguém conhece aquela zona e não valia apenas estar com detalhes , essa oficina começou por baixo de uma casa numa garagem do outro lado da variante e agora é que que se vê , já há bastante tempo que não faço lá nada porque por sorte ainda não precisei desse tipo de serviços mas acredito que agora comecem a limpar mais a carteira mas mesmo assim , o meu irmão há 1 ano mais ou menos foi la para anular o fap de uma 407 hdi e anular egr , salvo erro pagou 250 € por tudo e até agora sem um único problema , já encaminhei colegas taxistas para lá entre outros colegas de trabalho com problemas nos carros e todos eles até agora gostaram daquilo mas é a tal coisa , agora com mais fama acredito que comecem a levar mais caro e outro problema é que vamos la hoje mas só daqui a uma ou duas semanas temos vez para ressorver as coisas .

    coincidência , amnha vou passar em frente a essa oficina pela variante

  15. #34875
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    Citação Originalmente Colocado por celio Ver Post
    correcto , só não entrei em pormenores porque pensava que por aqui ninguém conhece aquela zona e não valia apenas estar com detalhes , essa oficina começou por baixo de uma casa numa garagem do outro lado da variante e agora é que que se vê , já há bastante tempo que não faço lá nada porque por sorte ainda não precisei desse tipo de serviços mas acredito que agora comecem a limpar mais a carteira mas mesmo assim , o meu irmão há 1 ano mais ou menos foi la para anular o fap de uma 407 hdi e anular egr , salvo erro pagou 250 € por tudo e até agora sem um único problema , já encaminhei colegas taxistas para lá entre outros colegas de trabalho com problemas nos carros e todos eles até agora gostaram daquilo mas é a tal coisa , agora com mais fama acredito que comecem a levar mais caro e outro problema é que vamos la hoje mas só daqui a uma ou duas semanas temos vez para ressorver as coisas .

    coincidência , amnha vou passar em frente a essa oficina pela variante
    Ja la fui a cerca de 2 ou 3 anos atras e da ideia que conseguiram o monopolio daquele tipo de serviços nas cidades envolventes como guimaraes fafe ou felgueiras

  16. #34876
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    Ja la fui a cerca de 2 ou 3 anos atras e da ideia que conseguiram o monopolio daquele tipo de serviços nas cidades envolventes como guimaraes fafe ou felgueiras
    acredito que sim , existem uma outra grande oficina mais para o centro de Fafe e em Guimarães existe umas duas ou três mas mais pequenas aliás , um dos donos dessa dita oficina que falamos era um funcionário que trabalhava numa destas oficinas de Guimarães mas a dada altura decidiu a sua sorte e hoje é que vemos .

  17. #34877
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    Boas pessoal , precisava de uma ajudinha ,para um seat leon 2011 1.2 tsi gasolina qual o oleo recomendado ? Será um castrol ? Qual a graduaçao ? Este carro tem corrente de distribuiçao .

    Ja agora referencia para filtro de oleo e gasolina caso este carro use filtro de gasolina esterior ao deposito .

    Obrigado .

  18. #34878
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Citação Originalmente Colocado por celio Ver Post
    Boas pessoal , precisava de uma ajudinha ,para um seat leon 2011 1.2 tsi gasolina qual o oleo recomendado ? Será um castrol ? Qual a graduaçao ? Este carro tem corrente de distribuiçao .

    Ja agora referencia para filtro de oleo e gasolina caso este carro use filtro de gasolina esterior ao deposito .

    Obrigado .


    Um 5w30 a cumprir a norma VW 504.00/507.00.

    Sim, tem corrente de distribuição.

  19. #34879
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Quanto ao filtro de óleo:


    O.E.M. numbers

    VW 03C 115 561 D
    VW 03C 115 561 H
    VW 03C 115 561 J
    VW 03C 115 561 B


    ou...

    Reference numbers

    ALCO SP-1350
    ALCO SP-1373
    ASAS SP 1555
    Acd X 4335 E
    Bosch F 026 407 079
    Bosch F 026 407 116
    CLEAN FILTER DO 5509
    Champion C 286
    DENCKERMANN A210401
    DENCKERMANN A210672
    FEBI 38599
    FIAAM FT6035
    FILTRON OP 641/1
    FILTRON OP 641/2
    FRAM PH10757
    GUR GFO 057
    Hengst H312W
    Hengst H314W
    JAPANPARTS FOBR48S
    Kolbenschmidt 4298-OS
    Kolbenschmidt 50 014 298
    Lautrette ELH 4400
    MANN W 712/90
    MANN W 712/91
    MANN W 712/93
    MANN W 712/94
    MAPCO 64903
    MOTAQUIP AAPCO LVFL 747
    MULLER FILTER FO632
    MULLER FILTER FO634
    Mahle OC 593
    Mahle OC593/3
    Mahle OC 593/4
    Purflux LS391
    SOFIMA S 3494 R
    Tecnocar R722
    UFI 23.494.00
    Vaico V10-2102
    WEGA WO342
    WIX (EUROPE) WL7467

  20. #34880
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    Já chegou os óleos novos........ 13.49€ cada. Aproveitassem

    5W30 C2, 5W30 C3, 5W40 C3 e 10W40 A3/B4

  21. #34881
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    Vou pôr aqui três características de óleos de marcas diferentes e gostaria que me ajudassem a interpretar os dados.
    Aqui vão:

    Óleo 1
    SAE Viscosity Grade 5w40
    Specific Gravity @ 15°C 0.859
    Kinematic Viscosity @ 40°C 89.7cSt
    Kinematic Viscosity @ 100°C 14.3cSt
    Viscosity Index 165
    Pour Point °C -39
    Flashpoint °C 226
    Cold Crank Viscosity @ -30°C 6,600cP Maximum
    TBN mg KOH / gm 10.0

    Óleo 2
    Viscosity grade - SAE J300 5W40
    Density at 15°C kg/m3 854.3
    Viscosity at 40°C mm²/s 82.19
    Viscosity at 100°C mm²/s 13.60
    Viscosity index - - 169
    Cleveland flashpoint: °C 228
    Flow point: °C ASTM D97 -39


    Óleo 3
    Viscosity grade - 5W40
    Density at 15°C kg/m3 86.0
    Viscosity at 40°C mm²/s 82.5
    Viscosity at 100°C mm²/s 14.4
    Viscosity index - - ?
    Cleveland flashpoint: °C 220
    Flow point: °C ASTM D97 -39


    Suponho que maior o valor, melhor será. Posso concluir que o óleo 1 é o mais viscoso a 40ºC e nos 100ºC é o segundo melhor?
    No entanto andam todos ali com valores parecidos. É com base nestes valores que vocês, os mais entendidos decidem usar x ou y?

  22. #34882
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    Olha, olha...

    Ainda se vende essa coisa rasca de óleo de marca TX...

  23. #34883
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Quanto ao filtro de óleo:


    O.E.M. numbers

    VW 03C 115 561 D
    VW 03C 115 561 H
    VW 03C 115 561 J
    VW 03C 115 561 B


    ou...

    Reference numbers

    ALCO SP-1350
    ALCO SP-1373
    ASAS SP 1555
    Acd X 4335 E
    Bosch F 026 407 079
    Bosch F 026 407 116
    CLEAN FILTER DO 5509
    Champion C 286
    DENCKERMANN A210401
    DENCKERMANN A210672
    FEBI 38599
    FIAAM FT6035
    FILTRON OP 641/1
    FILTRON OP 641/2
    FRAM PH10757
    GUR GFO 057
    Hengst H312W
    Hengst H314W
    JAPANPARTS FOBR48S
    Kolbenschmidt 4298-OS
    Kolbenschmidt 50 014 298
    Lautrette ELH 4400
    MANN W 712/90
    MANN W 712/91
    MANN W 712/93
    MANN W 712/94
    MAPCO 64903
    MOTAQUIP AAPCO LVFL 747
    MULLER FILTER FO632
    MULLER FILTER FO634
    Mahle OC 593
    Mahle OC593/3
    Mahle OC 593/4
    Purflux LS391
    SOFIMA S 3494 R
    Tecnocar R722
    UFI 23.494.00
    Vaico V10-2102
    WEGA WO342
    WIX (EUROPE) WL7467
    Nto muito obrigado pela ajuda , sabes só dizer se este carro leva filtro de gasolina exterior ou se é daqueles que ficam dentro do deposito de gasolina ??

  24. #34884
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    Num carro que tenha X anos e que nunca mudou o óleo dos travões (óleo ainda de origem), o óleo que está no reservatório está 100% igual (em termos de estado, humidade, etc) ao que está nos tubinhos junto dos sangradores?

    Caso esteja em estado diferente, o óleo do reservatório está em melhor ou pior estado que o junto dos sangradores onde são accionadas as pastilhas?

  25. #34885
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    Boas pessoal , precisava de uma ajudinha ,para um seat leon 2011 1.2 tsi gasolina qual o oleo recomendado ? Será um castrol ? Qual a graduaçao ? Este carro tem corrente de distribuiçao .

    Ja agora referencia para filtro de oleo e gasolina caso este carro use filtro de gasolina esterior ao deposito .

    Obrigado .
    http://wixeurope.com/passenger-car,370.html

    Filtro Gasolina



    Filtro de Óleo


    Filtro de Ar


    Filtro de Habitáculo


    Última edição por Farang : 14-08-17 às 21:39:04

  26. #34886
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    Nto muito obrigado pela ajuda , sabes só dizer se este carro leva filtro de gasolina exterior ou se é daqueles que ficam dentro do deposito de gasolina ??
    Como é a gasolina, talvez seja por baixo do carro, ali na zona do banco traseiro.
    É dares uma olho pois deve de estar a vista.

    Pelo aspecto dos filtros, parece ser de fácil manutenção.

    Eu mantinha OEM, Castrol.

  27. #34887
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    http://wixeurope.com/passenger-car,370.html

    Filtro Gasolina



    Filtro de Óleo


    Filtro de Ar


    Filtro de Habitáculo


    obrigado , vou criar uma pasta com estas informações das referencias , a questão é que , o meu pai tem um seat leon 1.2 tsi e esta semana apareceu o aviso da revisão no carro e o meu pai foi um a um mecânico nosso conhecido e que eu já deixei de la ir há uns anos , então o meu pai vai la mas apenas mudaram o óleo ao carro porque o ano passado tinham mudado o óleo e os filtros todos mas desta vez nem filtro de óleo mudou pagou 25 € pela muda do óleo que eu da maneira que conheço aquele mecânico , tenho a certeza que por este preço deve ter enfiado um 10w40 do pior que deve haver ou pior que o TX embalado no barracão que tem o portão aberto , só hoje é que o meu pai me contou que mudou o óleo ao carro e me falou no preço e que só mudou mesmo o óleo mais nada , agora nem sei o que fazer , ou anda mais algum tempo com o óleo ou então vai tirar o óleo e meter um óleo em condições e ainda para mais este moto tem um turbito e usa corrente já lhe disse para quando for altura de fazer revisões para me dizer que era gajo para lhe fazer isso com material em condições e óleo adequado

    Citação Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
    Como é a gasolina, talvez seja por baixo do carro, ali na zona do banco traseiro.
    É dares uma olho pois deve de estar a vista.

    Pelo aspecto dos filtros, parece ser de fácil manutenção.

    Eu mantinha OEM, Castrol.
    sim agora pelo que vi parece ser filtro exterior mas há caros que não usam filtro exterior salvo erro, em vez disso usam dentro do deposito de gasolina , sobre o óleo , esse pode ser uma boa aposta

  28. #34888
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    Citação Originalmente Colocado por celio Ver Post
    obrigado , vou criar uma pasta com estas informações das referencias , a questão é que , o meu pai tem um seat leon 1.2 tsi e esta semana apareceu o aviso da revisão no carro e o meu pai foi um a um mecânico nosso conhecido e que eu já deixei de la ir há uns anos , então o meu pai vai la mas apenas mudaram o óleo ao carro porque o ano passado tinham mudado o óleo e os filtros todos mas desta vez nem filtro de óleo mudou pagou 25 € pela muda do óleo que eu da maneira que conheço aquele mecânico , tenho a certeza que por este preço deve ter enfiado um 10w40 do pior que deve haver ou pior que o TX embalado no barracão que tem o portão aberto , só hoje é que o meu pai me contou que mudou o óleo ao carro e me falou no preço e que só mudou mesmo o óleo mais nada , agora nem sei o que fazer , ou anda mais algum tempo com o óleo ou então vai tirar o óleo e meter um óleo em condições e ainda para mais este moto tem um turbito e usa corrente já lhe disse para quando for altura de fazer revisões para me dizer que era gajo para lhe fazer isso com material em condições e óleo adequado



    sim agora pelo que vi parece ser filtro exterior mas há caros que não usam filtro exterior salvo erro, em vez disso usam dentro do deposito de gasolina , sobre o óleo , esse pode ser uma boa aposta
    Não têm o manual do carro para ver as recomendações de normas e viscosidade?

    Mesmo que o 10W40 seja permitido no manual, o adequado deverá ser 5Wxx ou 0Wxx e depois que cumpra as normas.

    Até pode ser que o óleo que meteram seja adequado, não consegues saber qual é? Se não for adequado o turbito e a corrente poderão sofrer a médio/longo prazo.

    Se o filtro de óleo tiver sido metido no ano passado e tiver feito poucos kms (tipo 3 ou 4 mil) não é mau de todo não ter sido trocado. Nos manuais dos carros/motas antigos recomendavam mudar o filtro a cada duas mudas de óleo.

  29. #34889
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    O motor está assim tão fraco? Se meteres um frigorífico no tejadilho e atrelares um reboque com lenha tem força suficiente para chegar ao cume duma serra?

    Qual é o óleo que estás a usar agora?

    Esse motor é do tempo que o 15W40 era muito usado por isso deve ter sido esse que levou ao longo dos anos.

    Mas nos dias de hoje o 15W40, em certas marcas, até é mais caro que o 10W40 e há bastantes vantagens em usar 10W40 em vez do 15W40.

    O motor já é bastante velho e secalhar bastante rodado mas não é tarde para mudar pelo menos para o 10W40 (se for permitido no manual) caso o que esteja em uso seja 15W40.

    Não vai ressuscitar os cavalos que já morreram mas pode fazer com que os actuais cavalos se aguentem durante mais tempo.

    Quando o óleo lubrifica melhor (devido à viscosidade e qualidade) por vezes nota-se o motor mais solto e parece que tem mais um cavalito ou dois. Pode ser que ajude no teu caso.

    É tanto texto que está muito maçudo e como falei em cume da serra deixo aqui um miminho para animar aqueles que leram isto tudo. É o poema do cume.

    assim era mais facil!!

    https://www.youtube.com/watch?v=SIMsYKU3_Tw
    Última edição por manganao : 15-08-17 às 02:31:42

  30. #34890
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    Citação Originalmente Colocado por celio Ver Post
    obrigado , vou criar uma pasta com estas informações das referencias , a questão é que , o meu pai tem um seat leon 1.2 tsi e esta semana apareceu o aviso da revisão no carro e o meu pai foi um a um mecânico nosso conhecido e que eu já deixei de la ir há uns anos , então o meu pai vai la mas apenas mudaram o óleo ao carro porque o ano passado tinham mudado o óleo e os filtros todos mas desta vez nem filtro de óleo mudou pagou 25 € pela muda do óleo que eu da maneira que conheço aquele mecânico , tenho a certeza que por este preço deve ter enfiado um 10w40 do pior que deve haver ou pior que o TX embalado no barracão que tem o portão aberto , só hoje é que o meu pai me contou que mudou o óleo ao carro e me falou no preço e que só mudou mesmo o óleo mais nada , agora nem sei o que fazer , ou anda mais algum tempo com o óleo ou então vai tirar o óleo e meter um óleo em condições e ainda para mais este moto tem um turbito e usa corrente já lhe disse para quando for altura de fazer revisões para me dizer que era gajo para lhe fazer isso com material em condições e óleo adequado



    sim agora pelo que vi parece ser filtro exterior mas há caros que não usam filtro exterior salvo erro, em vez disso usam dentro do deposito de gasolina , sobre o óleo , esse pode ser uma boa aposta
    Do pouco que sei, acho que são mais os japoneses que usam esses filtros no depósito. Normalmente, por baixo do banco dos ocupantes traseiros. Que bela caca deve de ser substituir. Penso não ser o caso dos vags.

    Sobre essa revisão, não penduraram uma etiqueta do óleo que meteram? Atenção a isso. Sei que por vezes não é fácil mudar mentalidades, principalmente de pessoas mais velhas, mas se o carro está porreiro até se tem de ter alguns cuidados por ser um tsi, é melhor não facilitar.
    Dá a volta ao manual e aperta com o Sr.

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