Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1
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Título: Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

  1. #1
    Piloto Lendário PeLeve's Avatar
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    Por Defeito Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

    Muitas vezes a questão coloca-se e, parecendo fácil à partida, quando o pessoal começa a desmontar nem sempre as coisas são assim tão óbvias!

    Desse modo aqui fica "o" tópico para congregar tudo o que diga respeito a esta questão dos autorádios, das colunas e restantes equipamentos, designadamente na questão da escolha, da montagem, dos preços que vemos e onde, etc!...

    Montagem rápida.
    Remover autorádio.

    Editado nesta data pela actualização de links. Não são links de procedimentos profissionais, mas são esclarecedores qb!
    Última edição por PeLeve : 18-11-15 às 21:35:53 Razão: Adição de links "montagem rápida" e "remover autorádio".


  2. #2
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    Por Defeito

    Vai muito do tipo de pré equipamento que o carro tenha. Se vier com fichas ISO será á partida plug and play, se tiver pré equipamento, mas com fichas típicas da marca, há adaptadores á venda nas casas de acessórios, e passa a ser também plug and play...

    Se o carro não tiver pré equipamento é que já é mais difícil... Mas está tudo na caixa de fusíveis: Corrente directa, corrente de chave, um fio ligado á manmete/interruptor das luzes, massa, o resto é a ligação das colunas e antena. Cada modelo de auto-rádio traz o esquema de ligação. O resto vai da arte e paciencia de cada um.

  3. #3
    Banido Excalibur's Avatar
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    Por Defeito

    Boa Pé Leve, vou dar aqui uma mão e colocar informação que certamente ajudará algum "bricoleiro". [8)]:D

    Coloco logo que possa.

  4. #4
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    Por Defeito

    pois é como o JoelSousa diz.

    a maior parte dos carros tras uma tomada de origem. pode nao ser ISO, mas existem adaptadores (10-15€?). é igual, é so juntar mais um fio

    ha ainda os carros em que é preciso um adaptador pro tablier (Focus, Ka, qqr carro sem radio "DIN"). depende do carro, pode ser só tirar o radio de origem e colocar o adaptador, noutros pode ser preciso apertar/desapertar cenas.

    o Laguna acho que é DIN, é so tirar o de origem e colocar outro (com ou sem adaptador). e como tem espaço, n tens que ter as aventuras que eu passo qd quero mudar o radio do E36 Compact. quem fez aquilo devia estar com os copos, ha alguns radios que nao cabem por n ser suficientemente profundo :D e como a ficha de origem é especifica, ainda tenho que inventar forma de colocar o adaptador. a 1ª vez que mudei foi uma tarde, agora ja consigo mudar em 1h:D

    convem ter as chaves do radio que vais colocar, para ser facil tirar e por caso fique mal colocado.
    ah, e a gaveta que vem co radio poe-se smp primeiro e prende-se cas patilhas so dps entra o radio, esse encaixa sozinho.

  5. #5
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    Por Defeito

    Instalar um auto-rádio num Renault...

    As dimensões da gaveta é a dimensão DIN, com execpção do painel frontal. Ou seja, há casos em que é necessário comprar um adaptador para completar a instalação do novo auto rádio. Sugestão do local de compra: Norauto.

    As fichas de alimentação (ver nota 1), e de saída dos canais, bem como o terminal da antena é DIN.

    Ou seja, tudo o que é rádio alemão, por exemplo Blaupunkt, Grundig, etc...), entra lá bem e só tem mesmo de ligar as fichazinhas.

    Para outros rádios de marcas bem conceituadas torna-se necessário comprar adaptadores específicos. Para este caso sugiro a MediaMarkt.

    Sobram no entanto (se o carro as tiver), as funções do comando de auto-rádio por detrás do volante e eventualmente a do mostrador. Para estes casos terá de verificar se o aparelho que deseja montar permite a ligação através de adaptadores próprios (a Blaupunkt tem ambos, por exemplo). Isso ou procurar junto do importador ou casas da especialidade. São caros, como muito de vós já o saberá...

    Outra coisa, não tentem ligar uma caixa de CDs da Renault ao seu novo autorádio. Normalmente são incompatíveis.

    Ligar uma caixa de CDs de outra marca a um auto-rádio Renault pode também não resultar. No entanto, existem duas marcas que à partida darão, Alpine e VDO Dayton, sendo esta última bastante vulgar.

    Das duas uma, ou compra na Renault, ou tenta saber qual a marca e procurar fora da Rede Renault.

    Não esquecer que mesmo que dê, poderá ser necessário um adaptador ou cabo específico.

    De qualquer das formas, é imperativo certificar-se de que é possível a ligação dos vários elementos, sob pena de obter o resultado desejado.

    E pronto, está tudo preparado para que possa desfrutar do seu novo som.

    Com o novo auto-radio ser-lhe-ão fornecidos uma gaveta e chaves para retirar o novo aparelho. Se precisar de comprar, o MediaMarkt é um bom local...

    (nota 1) Caso o auto rádio, que não o de origem, disponha da função de telefone / mute, convém cortar o fio que vem ligado na fichazinha do seu Renault, caso contrário o rádio ficará sempre com a função seleccionada e você não ouve a fonte que quer. Isto acontece para Renault da década de 90, tipo Clio I, nos mais recentes isto não se verifica.

  6. #6
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    hoje puseram-me um problema complicado!

    um carro vem com os fios pendurados, nao tem qualquer ficha!!! dá ideia que esteve ligado directamente a um radio. estamos a falar de um carro com mais de 20 anos...
    eu sei onde comprar as fichas, mas como é que eu sei em que "buraco" encaixo cada fio?

    tenho aqui um adaptador da ficha BMW para alpine, será que posso confiar nas cores dos fios e copiar a ordem?

  7. #7
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    A BMW não te fornece os significados de cada cor de fio?...

  8. #8
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    Os mais importantes, nesses casos em que só tem fios, são os da alimentação. E geralmente é Vermelho para positivo, Preto para sinal da ignição, e Castanho para a massa.

    Atenção ao ligar, muitos trocam o sinal +12 Volt com o sinal +12 Volt da ignição!

    Depois os fios das colunas identificam-se do estilo, o positivo é, por exemplo Branco e Castanho, o negativo então é Branco, para outra coluna é Cinza e castanho o positivo, o negativo já é o Cinza, e assim sucessivamente...

    ;)

  9. #9
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

    A BMW não te fornece os significados de cada cor de fio?...
    do BMW ja so sobra mesmo o adaptador :D;)

    ja identifiquei as colunas e ja os marquei, as 4 colunas teem fios branco/verde para o positivo e verde para o negativo....iguais! mas recorrendo a uma pilha la as identifiquei.

    agora essas cores da alimentaçao é que sao uma grande ajuda! realmente o que falta é vermelho, preto e castanho:D

    obrigado!

  10. #10
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    Respondendo ao repto aqui colocado pelo Pé Leve, cá fica a contribuição, fica o exemplo referente ás fichas ISO, que podem ser encontradas nas principais marcas Europeias (Blaupunkt, Grundig, Phillips, etc) desde a década de 90, coloco um exemplo de uma ficha diferente neste caso de um Autorádio ALPINE tão em voga.

    Parte I (montagem de autorádio e ligação ás colunas/altifalantes

    ATENÇÃO: Antes de executar qualquer trabalho de electricidade na viatura desligar o cabo que liga ao terminal + ( positivo - cor vermelha ) do borne da bateria.

    Ter em atenção que deve ter presente os códigos de segurança dos Autorádios que ficarão bloqueados sem introdução do respectivo código

    Seguir as instruções do fabricante da viatura descrito nos manuais do utilizador quanto aos cortes de alimentação .


    Exemplo de autorádio com Ficha ISO


    Exemplo da ficha ALPINE


    Diferença/Comparação





    Esta será á forma de montar o rádio no painel da viatura, não esquecer o aro de montagem metálico que reforça e faz conjunto com o sistema de fixação através de umas “garras” metálicas laterais.






    Esquema completo de ligação das fichas ISO e respectivo localização aos diversos componentes das viatura.

    O esquema representa mostra dois códigos de referência da Blaupunkt, um ( 8 604 492 320) é para um acessório de Mute que ligado ao sistema mãos livres do Telemóvel coloca de imediato o Auto rádio em Mute/mudo.

    O outro (7 607 621 222) é o numero de um KIT independente que a Blaupunkt fornece para o caso de retirar-mos o autorádio de uma viatura deixando a respectiva instalação intacta, pode comprar-se em qualquer agente ou casa de acessórios.




    Esquema e designação de cada um dos fios condutores e sua proveniência, respectiva localização na ficha ISO.





    (CONTINUA)
    Última edição por RPalma : 02-05-07 às 10:05:18

  11. #11
    Piloto Lendário PeLeve's Avatar
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    Por Defeito

    (CONTINUAÇÃO)

    Mapa das ligações da ficha ISO, montagem base sem Caixa de CDs



    Ficha A

    Terminal 8 – Massa Liga á estrutura metálica da Viatura ou ao pólo – da bateria(preto)
    Terminal 7 – Liga a um condutor/fio que seja comandado pela ignição- Vermelho
    Terminal 6 – Livre
    Terminal 5 - Comanda a antena eléctrica sempre que ligamos o autorádio esta sobe Laranja/Amarelo
    Terminal 4 – Ligação directa á bateria para não perder as memórias e postos memorizados Vermelho/Laranja
    Terminal 3 – Livre
    Terminal 2 – Rádio mute (opção depende dos modelos e marcas)
    Terminal 1 – Livre






    Ficha B
    Terminal 8 – Altifalante Traseiro Esqº -
    Terminal 7 – Altifalante Traseiro Esqº +
    Terminal 6 – Altifalante Frente Esqº -
    Terminal 5 – Altifalante Frente Esqª +
    Terminal 4 – Altifalante Frente Dtª –
    Terminal 3 – Altifalante Frente Dtª +
    Terminal 2 – Altifalante Traseira Dtª –
    Terminal 1 – Altifalante Traseira Dtª +





    Todos as fichas ISO e respectivos cableamentos identificam a respectiva ligação, no exemplo temos gravado a posição da coluna/altifalante – Exemplo: Left Front – significa no caso especifico que liga ao altifalante/coluna Frontal Esquerdo.

    (Reparem nas cores Usadas - Lilás, Verde, Cinza, Branco - sendo este o esquema mais usual nas ligações ás colunas)



    Esta é a configuração ficha ISO o exemplo é da ficha dedicada a ligar as colunas ( B ) altifalantes, difere da ficha de potencia/comando/ tensão na localização do “linguete guia” de segurança que impossibilita que as ligações sejam trocadas o que danificaria o sistema.



    Na prática a informação acima colocado permitirá ligar e montar um autorádio, contudo existem pequenas "nuances" tal como a adaptação da pré instalção proveniente com a viatura ás fichas do auto rádio, alguns fabricantes de veiculos de autorádios disponibilizam uns pequenos adaptadores conversores mas nem sempre isso é linear.

    Exemplo de adaptadores/conversor


    (O código é uma vez mais da Blaupunkt mas está incompleto, porque os restante digitos é consoante o modelo e marca)
    Reparem que converte e adapta a ligação do painel ou pré instalação da viatura ás fichas DIN.


    A identificação e o código de cores nem sempre é fácil e intuitivo para um leigo, muitas vezes teremos de recorrer ao uso de um multimetro para identificar correctamente a linha proveniente da ignição, a linha de tensão permanente e a linha de alimentação á antena.


    (Obrigado ao Pé Leve por ter deixado usar o seu post para adaptar este excelente post do Excalibur ao formato do novo fórum)

    Excelente explicação.

    Obrigado.
    Última edição por RPalma : 02-05-07 às 10:08:11

  12. #12
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    Parte II

    Agora vamos mais além vamos montar a caixa de CD's, o sistema NAV, e o comando de volante

    Nada complicado, requer atenção, os sistemas com fichas ISO usam cabos já pré fabricados, basta adquirir (normalmente já vêm com o respectivo periférico) e ligar.

    ATENÇÃO: Antes de executar qualquer trabalho de electricidade na viatura desligar o cabo que liga ao terminal + ( positivo - cor vermelha ) do borne da bateria.

    Ter em atenção que deve ter presente os códigos de segurança dos Autorádios que ficarão bloqueados sem introdução do respectivo código

    Seguir as instruções do fabricante da viatura descrito nos manuais do utilizador quanto aos cortes de alimentação .


    Para tal usa-se a ligação C da ficha ISO.

    No entanto está dividida em C1 - C2 - C3

    O que ligar lá ?

    C1 - Livre podemos adaptar um Equalizador Externo (ver nota)
    C2 - Sistema de navegação e comandos no volante e/ou sensor do comando IR (infra vermelhos)- (ver nota)
    C3 - Caixa de CD's

    NotaOs acessórios e periféricos possiveis de ligar variam com a Marca e modelo de autorádio, consultem os respectivos manuais do utilizador e informem-se das hipoteses antes da aquisição)


    A caixa de CD's deverá ter uma localização que permita as menores vibrações possiveis, de (preferência seria a posição central da viatura) mas normalmente é na rectaguarda/mala, a montagem deve ser executada na vertical(quando a marca indicar como possivel) ou na horizontal, as ligações são executadas mediante a aplicação do respectivo cabo de ligações.



    Legenda
    Condutor br - Preto - Massa, polo - da Bateria
    Condutor rt - Vermelho - Positivo, polo + da bateria

    Ter em atenção que o cabo principal é de diametro superior e a sua passagem junto ao restante cableamento da viatura nem sempre é tarefa simples.
    Cuidado com a distância máxima, ( o do exemplo/foto é de 5m) para a localização da caixa de CD's, para tal consultar caracteristicas do fabricante

    Atenção que alguns fabricantes possuem um pequeno comutador de mecanismo, pelo que teremos de seleccionar se a caixa de CD's irá ser montada na Vertical ou na Horizontal

    Depois da montagem NÂO ESQUECER de retirar os PARAFUSOS DE BLOQUEIO do sistema de amortecimento e anti vibração.



    BONS passeios, na presença de boa MÚSICA



    Nota final - a ficha D é usada para outras adaptações, inclusivé para a interligação ao CPU da viatura, sensores de temperatura, paine/visor de tablier, etc, etc. Convem consultar os fabricantes, da viatura e do autorádio) para saber as compatibilidades.
    Última edição por RPalma : 02-05-07 às 10:10:10

  13. #13
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    assim tao bem explicadinho ate parece fácil
    mesmo para quem nunca tinha visto as fichas de ligação (como eu)
    obrigado, pela lição

    só espero é quando tiver q montar um dê tudo certo[:X]

  14. #14
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    Que fios se devem usar?

  15. #15
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    citação:Originalmente colocada por Vehicle

    Que fios se devem usar?
    Fio é "guita"(cordel) :D

    Normalmente usa-se o termo condutor.

    Queres saber de que tipo ???

    Uma casa de electricidade ou de electrônica pedes:

    condutor flexivel Fx0,75 ou 1 mm2 para ligar á massa - polo negativo -côr preta.
    condutor flexivel Fx1,5 ou 2mm2 para ligar ao polo positivo + côr vermelha

  16. #16
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    Alguem sabe montar os interfaces cd-ra201 e o cd-rd201op da pioneer

  17. #17
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    Boa Noite
    alguem tem um esquema para montar os interfaces cd-ra201 cd-rc201op da pioneer numa opel zafira para os comandos de volante
    num radio AVH5700DVD

  18. #18
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    bem, a ligaçao da ficha iso ao meu carro ficou assim:

    fio do carro - fio ISO
    Branco - Azul
    Vermelho - Amarelo (Cont 12v)
    Castanho - Preto (Terra)
    Azul - Vermelho
    ainda sobra um no carro (amarelo) e um na ficha iso (castanho), que n sei para que servirá. no desenho do excalibur diz que é telefone...

    de qqr das formas, está montado e funcionar :D com tanta troca de cor, foi complicado.

    agora surgiu-me uma crise!
    para saber quais fios correspondiam a quais colunas, peguei numa pilha e fiz contacto momentaneo. descubri logo e liguei-as...menos a do lado direito da frente que nao dá sinal nenhum. a coluna está lá, com fios, mas ao ligar os fios ao radio nao dá som (nem faz qqr tipo de sinal). alguma ideia?

  19. #19
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    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    bem, a ligaçao da ficha iso ao meu carro ficou assim:

    fio do carro - fio ISO
    Branco - Azul
    Vermelho - Amarelo (Cont 12v)
    Castanho - Preto (Terra)
    Azul - Vermelho
    ainda sobra um no carro (amarelo) e um na ficha iso (castanho), que n sei para que servirá. no desenho do excalibur diz que é telefone...

    de qqr das formas, está montado e funcionar :D com tanta troca de cor, foi complicado.

    agora surgiu-me uma crise!
    para saber quais fios correspondiam a quais colunas, peguei numa pilha e fiz contacto momentaneo. descubri logo e liguei-as...menos a do lado direito da frente que nao dá sinal nenhum. a coluna está lá, com fios, mas ao ligar os fios ao radio nao dá som (nem faz qqr tipo de sinal). alguma ideia?

    Trocas-te a sequência entres os dois fios que vão á coluna !?
    Experimenta.

    Usa um multimetro, fazes um "Shunt" nas pontas e testas a continuidade, se estiver OK, eliminas a equação fio, é da Coluna ou da ligação no rádio ou mesmo anomalia no canal de saida do rádio.

  20. #20
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    Aproveitando a deixa do Excalibur eu aproveito para deixar uma apontamento sobre a montagem de um auto-rádio num Citroën...

    O meu Saxo dispunha de ligações ISO, como demonstra a figura abaixo, quer para a alimentação, a antena e mesmo a saída para as colunas...

    Se na ligação da antena e das colunas é integralmente respeitado o que consta neste esquema, já a ligação da alimentação do aparelho carece de uma pequena nuance.

    O que se passava era o seguinte:

    De cada vez que eu ligava o carro o autorádio ligava-se e se estava no modo "Rádio" começava a dar música. Até aqui tudo bem, menos quando eu tinha a fonte "CD" seleccionada... E porquê [?] De cada vez que eu ligava o carro o autorádio reiniciava a leitura do CD.

    Não contente com o descrito resolvi investigar, tendo deixado logo de lado a ideia de que o auto-rádio poderia estar marado, pois tinha acabado de sair de outro carro.

    Analisando o esquema abaixo presente no manual do meu Daytona MP53 e comparando-o com as ligações descritas no manual do meu carro (Saxo), descobri que a ligação 4 e 7 estavam trocadas...

    Isto é, para a Citroën a ligação do + permanente (que vem directo da bateria e o que permite que o rádio mantenha a memória do ponto onde vai o CD e o relógio, por exemplo...) é o 7, ao contrário do que menciona o esquema Blaupunkt, o 4.

    Desta forma, para a Citroën a ligação do + que vem da ignição é o 4 e não o 7 como a Blaupunkt descreve e é o normalizado.

    Felizmente e graças aos dois manuais (completos), pude encontrar a causa do dito problema...

    A solução em causa é simples, bastar trocar os +, mas se a intenção é manter a mesma ficha isso implica ter à disposição ferramenta apropriada para tal, que eu não dispunha. Também não me apetecia muito ir chatear um electricista especializado por uma coisinha mínima e largar €€€...

    Dessa forma, percorri algumas lojas até que encontrei no MediaMarkt um adaptador. E sempre evitei chatisses, é só ligar e pronto! Custou cerca de 7 €...

    Respirei de alívio nesse instante, pois foi o último local a que fui. E já tinha ido a lojas especializadas em produtos para o automóvel e nada, e não tinham...

    Fiquei muito admirado por descobrir que no que toca a acessórios para montagens de autorádios a MediaMarkt está bem apetrechada. [^] [^] [^]

    Aqui ficou esta dica para aqueles que gostam de bricolar a sua viatura...

    Quero também realçar o facto de a Blaupunkt ter em cada manual de instruções dos seus aparelhos completos esquemas de ligações, muito bom mesmo (é nisto que os Alemães são bons!)... [^] [^] [^]


  21. #21
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    citação:Originalmente colocada por Excalibur

    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    bem, a ligaçao da ficha iso ao meu carro ficou assim:

    fio do carro - fio ISO
    Branco - Azul
    Vermelho - Amarelo (Cont 12v)
    Castanho - Preto (Terra)
    Azul - Vermelho
    ainda sobra um no carro (amarelo) e um na ficha iso (castanho), que n sei para que servirá. no desenho do excalibur diz que é telefone...

    de qqr das formas, está montado e funcionar :D com tanta troca de cor, foi complicado.

    agora surgiu-me uma crise!
    para saber quais fios correspondiam a quais colunas, peguei numa pilha e fiz contacto momentaneo. descubri logo e liguei-as...menos a do lado direito da frente que nao dá sinal nenhum. a coluna está lá, com fios, mas ao ligar os fios ao radio nao dá som (nem faz qqr tipo de sinal). alguma ideia?

    Trocas-te a sequência entres os dois fios que vão á coluna !?
    Experimenta.

    Usa um multimetro, fazes um "Shunt" nas pontas e testas a continuidade, se estiver OK, eliminas a equação fio, é da Coluna ou da ligação no rádio ou mesmo anomalia no canal de saida do rádio.
    eu exprimentei com a pilha e todas deram sinal, excepto aquela. so dps é que fiz a ligaçao.

    o radio ta bom, senao a coluna funcionava noutro canal e dava sinal;)

    os fios tao ligados a coluna, parece bom. nunca vi uma coluna estragada internamente...mas parece que é isso que tenho!
    de qqr das formas, elas vao saltar daqui a algum tempo hehe

  22. #22
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    Elise, vê se algum terminal da coluna está acidentalmente encostado á sua estrutura...

  23. #23
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    vou ver isso

  24. #24
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    Assim explicadinho é quase de olhos fechados!;)

  25. #25
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    Por Defeito

    Boas a todos

    Eu tenho uma pequena duvida...

    Tenho um megane II que tras o radio cd de origem e surgiu-me a possibilidade de comprar um auto-radio blaupunkt travel pilot ex, é de gaveta dupla e eu já estive a ver e dá para colocar no espaço no tablier suprimindo a gaveta que está por baixo do auto-radio.

    1º- basta-me comprar a antena indicada para pôr o sistema de navegação a funcionar? (mais o cd, claro)

    2º- a nivel de fichas já sei que o melhor é dirigir-me a um electricista para não fazer borrada, mas será que para este auto-radio conseguirei aproveitar o comando satélite? já tentei procurar no site da blaupunkt mas não encontro compatibilidades. já agora este auto-rádio é vendido como equipamento de opção na Ford para o Mondeo.

    agradeço a ajuda

  26. #26
    Banido Excalibur's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por spiri

    Boas a todos

    Eu tenho uma pequena duvida...

    Tenho um megane II que tras o radio cd de origem e surgiu-me a possibilidade de comprar um auto-radio blaupunkt travel pilot ex, é de gaveta dupla e eu já estive a ver e dá para colocar no espaço no tablier suprimindo a gaveta que está por baixo do auto-radio.

    1º- basta-me comprar a antena indicada para pôr o sistema de navegação a funcionar? (mais o cd, claro)

    2º- a nivel de fichas já sei que o melhor é dirigir-me a um electricista para não fazer borrada, mas será que para este auto-radio conseguirei aproveitar o comando satélite? já tentei procurar no site da blaupunkt mas não encontro compatibilidades. já agora este auto-rádio é vendido como equipamento de opção na Ford para o Mondeo.

    agradeço a ajuda

    Envia um mail ao serviço de apoio da Bosch POrtugal sobre o interface e fichas de adaptação a usar, quase de certeza que tão a informação que pretendes.

  27. #27
    Piloto de Troféu Papi's Avatar
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    Por Defeito

    deram me uma caixa de cds da grundig que n está a func! alg sabe onde posso meter isso a arranjar?

  28. #28
    Banido Excalibur's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Papi

    deram me uma caixa de cds da grundig que n está a func! alg sabe onde posso meter isso a arranjar?
    Há um agente Bosch que arranja isso para os lado de Benfica, quem sobe e passa defronte ao CC das Pedralvas no topo da rua é á direita.
    O nome não me lembro, mas sei ainda existir.

  29. #29
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    Por Defeito

    Eu toda a vida montei Autorádios e nunca tive problemas em usar o bom senso para os montar.
    Agora com o ISO é só ligar...

  30. #30
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    Por Defeito

    muito bom!

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