Instalação de computador de Bordo em Opel Astra G
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Título: Instalação de computador de Bordo em Opel Astra G

  1. #1
    Piloto de Fórmula 1 TubularBells's Avatar
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    Por Defeito Instalação de computador de Bordo em Opel Astra G

    Bom, acerca de um ano adquiri um Opel Astra Sport Van 1.7 DTi, e como é obvio este não trazia computador de bordo. Ainda para mais sendo o 1.7 que nem como opção havia disponível. Decidi então colocar este útil extra! Apesar de várias pessoas me tentarem convencer que não era possivel, ainda para mais no 1.7, já que nem a Opel tinha isso como opção para a dita motorização. Mas a minha teimosia prevaleceu!

    Agora, com alguma frequência questionam-me acerca da aplicação de computador de bordo em Astra’s G, se é fácil, se é dispendioso etc.

    Então cá vai uma ajuda para os interessados neste extra.

    Antes de mais o computador de Bordo divide-se em duas partes:

    - computador de Bordo
    - Check Control

    O computador de bordo (CB) disponibiliza as seguintes informações:

    1 - Horas
    2 – Data
    3 – Temperatura exterior
    4 – Consumo médio
    5 – Consumo instantâneo
    6 – Consumo absoluto
    6 - Autonomia
    7 – Velocidade média
    8 – Troço Percorrido
    9 – Cronómetro

    O Check Control (CC) testa o seguinte:

    1- Temperatura do motor
    2 – Luzes de travão
    3 – Pastilhas de travão
    4 – Nível de óleo do motor
    5 – Nível do liquido de refrigeração
    6 – Nível do liquido do limpa-vidros
    7 - Fusíveis do circuito de iluminação e de travões.
    8 – Iluminação (mínimos e médios)

    O computador de bordo é constituído por dois módulos, MID e Check Control. O MID (Multi Info Display) tem todas as funções do CB e algumas do CC (todas menos teste a lâmpadas). O módulo do Check Control apenas verifica a parte da iluminação.

    No meu caso apliquei apenas o MID, já me dá as funções mais importantes, alem disso como o segundo modulo apenas verifica as lâmpadas, seria necessário mexer em toda a cablagem do carro, o que implicaria desmontagem de todo o interior. Portanto aconselho que abdiquemos da parte do teste das lâmpadas, mas qualquer questão poderei também responder.

    O MID é este equipamento:




    O carro possui todas as informações necessárias para que o CB funcione a 100% o CB funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio.

    Pinagem:

    ATENÇÃO: Os pinos indicados a vermelho, são informações que já lá estão na ficha do Display já existente!

    01 – Castanho -> Massa
    02 – Aul/branco -> Temperatura
    03 - Azul -> Temperatura
    04 – Preto -> Sinal de Ignição
    05 – Vermelho -> Positivo
    06 – Verde -> Conta rotações – Pino 20 do painel de instrumentos
    07 – Cinza/Amarelo – Iluminação
    08 – Vermelho/Branco –> Rádio
    09 – Castanho/Vermelho –> Rádio
    10 – Castanho/Cinza –> Rádio
    11 – Castanho/Preto –> Rádio
    12 – Azul/Vermelho –> Sinal de velocidade (existe já na ficha do display original)
    13 – Castanho/Verde –> Sensor de nível de oleo. *1
    14 – Castanho/Branco -> Sinal de diagonostico
    15 – Preto/Amarelo -> Sinal de travão – Pino com o fio na mesma cor no interruptor do travão.
    16 – Preto -> Fusível de travões – Fusível nº38 (ou então ligar ao positivo, caso não se utilize)
    17 – Branco/Verde -> Sinal do Check Control (ligar à massa caso não seja utilizado este modulo)
    18 – Preto/amarelo -> Sinal do Check Control (deixar livre caso não seja utilizado este modulo)
    19 – Amarelo/Vermelho -> Sensor das pastilhas. *2
    20 – Castanho/Azul -> Nível do liquido de refrigeração. *3
    21 – Não utilizado.
    22 – Castanho/Amarelo -> Nível de água do Lava-Vidros. *4
    23 – Castanho/Branco -> Teclas do CB – Manete do limpa-vidros (fio Branco)
    24 – Castanho/Vermelho -> Teclas do CB – Manete do limpa-vidros (fio vermelho)
    25 – Não utilizado.
    26 – Azul/Preto -> Nível de combustível – Pino 25 do painel de instrumentos
    27 – Preto/Castanho -> Sinal de consumo – Unidade de comando *5
    28 – Castanho/Cinza -> Sinal de consumo – Unidade de comando *5
    29 – ECC (não utilizar)
    30 – ECC (não utilizar)
    31 – Azul -> Temperatura do liquido de refrigeração – Pino 28 do painel de instrumentos.
    32 – Não utilizado.



    Chamadas de atenção:

    *1 – Para utilizar este sensor, é necessário trocar o cárter do carro, e adquirir o respectivo sensor. Para as versões 1.7 DTi não há disponível uma vez que não existia nenhuma versão com CB. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.

    *2 – Basta adquirir os sensores das pastilhas e ligar lá o fio, estas são ligadas em série, isto é, cada uma tem dois terminais, o do CB ao pino 1 da 1ª, depois sai do pino 2 outro fio directo ao pino 1 da 2ª e o pino 2 da segunda liga à massa. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.

    *3 – Neste caso é necessário adquirir um reservatório novo, e respectivo sensor. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.

    *4 – Mais uma vez, é necessário o reservatório, e o sensor. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.

    *5 – Este sinal vem directamente da unidade de comando do motor. Conforme a motorização assim tem um pino correspondente. Colocarei apenas as mais comuns.

    [u]1.2 16V – Z12XE – Ficha X79</u>

    Pino 27 do MID -&gt; Pino 52
    Pino 28 do MID -&gt; Pino 57

    [u]1.4 16V – Z14XE – Ficha X71</u>

    Pino 27 do MID -&gt; Pino 47
    Pino 28 do MID -&gt; Pino 13

    [u] 1.7DTi – Y17DT – Ficha X73</u>

    Pino 27 do MID -&gt; Pino 47
    Pino 28 do MID -&gt; Pino 13

    Posto isto, basta efectuar todas as ligações para o CB funcionar a 100%.

    Claro que é necessária outra alteração conforme a motorização, e o painel de instrumentos.

    Configuração:

    Ao pressionar ambas as teclas do MID surge o seguinte:



    O número 005 é o código do motor, conforme o motor este código tem que ser alterado, senão o consumo apresentará valores completamente absurdos. Isto é alterado através do Tech II da Opel, é possível também alterar os textos, a língua, e as unidades.

    1.2 e 1.4 com pneus 165/70R14 : 001

    1.2, 1.4 e 1.7DTi com pneus 175/70R14 e 185/65R14: 003

    1.2, 1.4 e 1.7 DTi com pneus 185/70R14, 185/65R15, 195/60R15, 205/50R16: 005

    Para outras motorizações os índices de códigos são completamente diferentes. Se for preciso algum diferente, é só colocar a questão.

    Voltando à imagem do MID com ambas as teclas pressionadas, surge também o numero "15385" Este valor é o numero de impulsos por quilometro, e tem que coincidir com o do painel de instrumentos.

    Para verificar o do painel de instrumentos, basta com a ignição ligada pressionar a tecla de fazer reset ao contador parcial, e aguardar até que surjam dois valores (Cerca de 5 segundos) um deles deverá ser precisamente o 15385, caso seja outro, o MID terá que ser configurado para esse mesmo valor, novamente através do Tech II.

    Montagem:

    Para montar o MID é necessário desmontar a consola central, painel de instrumentos e porta-luvas (brevemente colocarei uma explicação detalhada acerca disso).

    A consola central pode ser a mesma do display normal, uma vez que o MID apesar de maior encaixa lá à medida.

    MID e o Display normal (TID)



    Manete do limpa-vidros com as teclas do MID:



    Cá está o que é necessário desmontar:



    A ficha do painel de instrumentos está fixa numa peça plástica, tem que ser tirada! Com bastante cuidado, essa peça é frágil.



    Depois é apenas ligar os fios, eu primeiro liguei todos os fios que são ligados no habitáculo, a maioria deles são os que já existem do TID, os outros vão ao Painel de Instrumentos, e um deles vai ao travão.



    Para aceder à zona do travão, basta tirar o pequeno porta-luvas do lado do condutor, como se fossemos aceder à caixa de fusíveis, e depois retirar a tampa que existe por baixo do tablier (é só rodar duas rosinhas que tem, e puxar para fora essa tampa). Toda essa zona fica livre, e é apenas ligar o fio do MID ao fio Preto e Amarelo que está na ficha que liga ao interruptor do travão.

    Nesta fase o CB já funciona parcialmente, conta a velocidade média, troço percorrido, e autonomia. Esta autonomia é dada em função do ultimo valor registado pelo MID, portanto não é correcta.



    Posteriormente, há que passar os fios que ligam no compartimento do motor.

    Eu utilizei a passagem do cabo de abertura do capot, para passar um cabo já com vários fios.









    Basta fazer as respectivas ligações, em que caso não sejam usados os avisos de níveis de líquidos etc, basta ligar os fios para o sinal de consumo da unidade de comando.





    De seguida, basta montar tudo no local, e cá está o MID a funcionar!



















    As unidades são:

    Velocidade: Km\h
    Troço percorrido: Km
    Consumo Médio: L\100km
    Consumo Absoluto: Ltr
    Consumo Instantâneo: Ao ralenti L\h (uma vez que não há distancia a percorrer), em andamento L\100
    Autonomia: Km
    Cronometro: Minutos, Segundos, Décima de segundo. Quando chega a 59 min e 59,9 seg passa a Horas e Minutos, quando chega a 99h e 59 min, passa apenas a horas. Por exemplo: 427 h.

    Bom, creio que não haverá mais nada a apontar, qualquer duvida é só colocar a questão!

    Os meus agradecimentos ao fórum brasileiro Astra Club que me ajudou para a instalação do meu computador de Bordo, ao Lino Marques pela ajuda nas traduções de alguns termos em Alemão e à garagem Justino de Oliveira de Azemeis.

    Paulo Bandeira.
    pedro19 gosta disto.


  2. #2
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    Por Defeito

    Grande Tópico Paulo!;)[^][^] Pode ser que sirva a mais interessados.


    Ab
    Marco

  3. #3
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    Mais uma vez, o Paulo em grande nível!!!

  4. #4
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    Por Defeito

    Todos os carros que não têm CB e tenham centralina, pode-se montar isso?

  5. #5
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    Obrigado Marco e João ;)

    Vehicle, à partida dá para qualquer carro desde que já hajam outras versões com CB, pelo menos para não fugir à origem.

    Eu sinceramente, apenas estou dentro dos esquemas, e da electronica da Opel, mas espero vir a experimentar noutros para saber como é que as outras marcas utilizam e trabalham este tipo de equipamento.

  6. #6
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

    Obrigado Marco e João ;)

    Vehicle, à partida dá para qualquer carro desde que já hajam outras versões com CB, pelo menos para não fugir à origem.

    Eu sinceramente, apenas estou dentro dos esquemas, e da electronica da Opel, mas espero vir a experimentar noutros para saber como é que as outras marcas utilizam e trabalham este tipo de equipamento.
    Se quiseres, estás á vontade para experimentar no meu R19.:D

  7. #7
    Banido
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    Grande Tubular Bells[^][^][^]

    No meu Astra2.0Di já tenho o CB, tenho é umas linhas fundidas [8]
    Já vi alguns DIY para reparar mas não tenho a muita confiança!
    Se souberes algo sobre esse assunto diz

    Parabéns pelo teu post (este e o diario de bordo)e pela astra van mais linda que conheço;)

    Cumps

  8. #8
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    Excelente tópico, caro Tubular Bells.

    Isto deixou-me a pensar se não seria possível colocar as funções de CB a funcionar na minha A4.
    Aquilo tem FIS, dá indicação de erros, portas abertas, temperatura exterior e mesmo autonomia, mas não tem a possibilidade de visualizar as outras funções habituais: consumo instantâneo, médio, etc.
    Isto porque não tem a manete com o tal botão.

    Será que neste carro é "apenas" necessário mudar a manete, tendo em conta que toda a cablagem e gestão das funções já lá está?
    Ou é necessário mudar mais do que isso?

    Já tentei pesquisar mas não encontro nada sobre isto.[8)]

    Acho que vou abrir um tópico em específico sobre isto.

    Cumps,


  9. #9
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    Excelente !
    Brutal Tópico !

  10. #10
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    [:0][:0][:0][:0][:0]

    bem,tu não deixas de me impressionar!

    GRANDE TRABALHO![^][^][^][^][^][^][^][^]

  11. #11
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    Tenho de te dizer uma coisa, és um grande maluco.
    Parabens pela iniciativa.

  12. #12
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    Este topico é algo do outro mundo!!!

    Parabéns Paulo!

  13. #13
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    [^]

  14. #14
    imported_n/a
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    Parabens

    Estou impressionado [^][^][^][^]

  15. #15
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    A isto chama-se gostar de automóveis.

    Excelente
    [^][^][^]

  16. #16
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    Muito bom trabalho, está aí uma excelente explicação. Até parece fácil! :D

  17. #17
    rc
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    Por Defeito

    bom diy;)

    ainda bem que o "meu" já tinha isso


    eu queria é meter xenon e cc (isto nem sei se é possivel), mas os € não ajudam[|)]

    edit: desconhecia a maior parte destas funções
    citação:1- Temperatura do motor
    2 – Luzes de travão
    3 – Pastilhas de travão
    4 – Nível de óleo do motor
    5 – Nível do liquido de refrigeração
    6 – Nível do liquido do limpa-vidros
    7 - Fusíveis do circuito de iluminação e de travões.
    8 – Iluminação (mínimos e médios)
    só sabia a do limpa-vidros, pq já me avisou uma vez:D
    mas é bem... tou a ver que o cb é bastante completo

  18. #18
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    Excelente![^][^][^]

  19. #19
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    Grande trabalho! ;)

  20. #20
    LH
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    Parabéns!
    bom trabalho mesmo!!!

    Mas já agora, mais ou menos, em quanto é que te ficou fazer esse trabalho?

    Também gostava de meter CB no meu ToledoII. Sei que havia versões que traziam.

  21. #21
    NSF
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    Grande tópico mesmo, TB. Ainda bem que partilhas esta informação. Quando é que fazes o mesmo para o Cruise Control que também instalaste?

  22. #22
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    Por Defeito

    Ricardo S. Quanto a esse problema, o meu à dias ficou sem uma linha, depois voltou.

    Aquilo não são linhas fundidas, o que acontece é que o display é matricial, ou seja, as ligações para ele são em matriz, o que significa que quando falha apenas uma, toda a linha deixa de funcionar. Se for uma horizontal afecta o display a todo o comprimento, se for uma vertical, é só a matriz correspondente. No caso do meu foi uma na vertical.

    Isto é um problema comum a todos os displays de cristais líquidos, principalmente os matriciais, que são bastante complexos, precisando de muitas mais linhas de ligação, e acontece principalmente quando há grandes variações de temperatura, ou humidade.

    O problema é fácil de compreender, (depois até tiro umas fotos para compreenderes melhor) aquilo tem uma fita com os fiozinhos, que liga da placa de circuito impresso ao ecrã, o que é que acontece, essa fita é em plástico (só as ligações é que não) e esses "fiozinhos" são como que "colados" à placa, e ao ecrã, no ecrã não há problema, mas na placa, como o contacto da placa é em cobre, pode oxidar, e o que acontece é que com os anos, começa a oxidar, e com a variação de temperatura essa fita dilata mais ou menos conforme as variações de temperatura, o que faz com que descole ligeiramente da placa, ao descolar, é como se o contacto de cobre ficasse sem "protecção" e pode oxidar, quando oxida… deixa de fazer de vez o contacto, e falham as linhas.

    As explicações que tenho visto, têm bastante lógica, mas eu que já vi centenas de displays, e coisas do género, em outros equipamentos, sei que aquilo não é fácil de fazer, e pode mesmo dar para o torto.

    Estou a pensar em pedir na Opel se me vendem CB’s avariados, com este problema, ou outros, para eu em casa tentar arranjar uma forma de os reparar sem correr qualquer risco. Se conseguir isso, depois colocarei aqui uma explicação pormenorizada.


    pmgoliv infelizmente não tenho esquemas da Audi, nem faço ideia a forma como funciona internamente a ligação de dados do carro.

    Podem surgir várias situações, desde precisar apenas de software, precisar do próprio CB completo já preparado para essas funções, pode ainda nem ter lá as informações e ser preciso passar fios. Pode o próprio sistema já lá ter os dados, e o que ele tem não estar habilitado a receber essas informações.

    Eu posso tentar informar-me acerca disso, e depois colocar aqui uma explicação, mas na Audi será complicado. Já uma vez o tentei fazer para alterar um painel de instrumentos de uma A4 de 2002, e mandaram-me dar uma volta.


    NSF Sim, colocarei um sobre o Cruise Control, para já apenas para a versão 1.7 DTi, e 2.0 Di.

    Alias, para o 2.0 Di, nem vai ser preciso uma vez que a cablagem já lá está. É só comprar o manípulo, montar lá, e programar a unidade de comando. Posso é explicar como se desmonta para chegar lá.

    Obrigado ;)

    PS: Cá está ele, montado à praticamente um ano, sempre a funcionar ;)



    Não liguem aos 7,7 L\100 [8)] Por vezes tem que se tirar o carvão do motor [8)][8)][**]

    ;)

  23. #23
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    Tubular Bells
    Pois essa avaria do display, é mt chata. Tenho de ver se encontro um display usado pq na Opel são caríssimos! Se souberes de algum MID em condições para venda diz, que eu depois cedo-te o meu para bem da ciência!
    Quanto ao CC realmente já verifiquei que tenho a ficha e tenho de encomendar o manipulo!

    Para verificar, temos de desmontar os plásticos à volta da coluna do volante:



    depois no cabo que liga à manete dos piscas deve estar agarrada uma pequena ficha que é para ligar o modulo do CC.



    imagens retiradas do club astra brasileiro!
    TB espero que não te importes



  24. #24
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    Ricardo S. Claro que não ;) Está à vontade!



    O meu não tinha essa ficha [8][8] O do meu pai, por exemplo, já tem (e é um 1.7 TD de 12/98). Só que só andei a ver se a tinha à dias, e agora já não vale a pena estar a colocar CC (em breve será trocado). É que tendo já a cablagem, é simples. [:X]

  25. #25
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    Por Defeito

    Já tenho o Cruise Control montado e a funcionar preço: 47€ com IVA!!!
    (Astra 2.0Di 1999)

    Foi só chegar à oficina OPEL, pedir a manete do CC que por acaso tinham em stock, pedir umas chaves emprestadas e montei eu logo ali a manete. O chefe da oficina mandou-me dar uma volta para experimentar ... e lá fui [^]estava logo activo, nem foi necessário ligar ao tech2!

    Já fiz 250km em AE e realmente é muito bom! Uma mood que vale mesmo a pena!

    Aproveitei e comprei também os "braços" do porta luvas porque tinha um partido(5€), foi fácil a sua substição!

    cumps

  26. #26
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    duvido que mais alguem tenha os conhecimentos necessarios para fazer o que tu fizeste!!parabens

  27. #27
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    Por Defeito

    Boas, gostaria de dizer o este é realmente um tópico surpreendente!!!Mtos parabens TB!!

    Agora vou colocar a minha questão - tenho 1 Starlet de 1999(nao se riam) e gostaria de lhe incluir se possivel um computador d bordo, peço desculpa pela minha ignorância, mas como é a gasolina, injecção electrónica, suponho que tenha centralina certo?Logo, teoricamente, suporta esse tipo de informação!No entanto, como nenhum modelo do meu carro foi lançado com CB, eis a pergunta - é possivel instalar algum tipo de CB?Da marca(tipo, do Yaris), ou genérico?!?Obrigadao e parabens pelo topico!Excelente!!!

  28. #28
    rc
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    Por Defeito

    lembrei-me de uma coisa que vi noutro forum

    não sei se já conhecias, mas tenta isto
    http://www.tuning.online.pt/forum/viewtopic.php?t=50363
    (velocidade no cb)

    e isto, achas viável?
    http://www.tuning.online.pt/forum/viewtopic.php?t=54383
    (reparar as linhas do cb)

  29. #29
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

    Obrigado Marco e João ;)

    Vehicle, à partida dá para qualquer carro desde que já hajam outras versões com CB, pelo menos para não fugir à origem.

    Eu sinceramente, apenas estou dentro dos esquemas, e da electronica da Opel, mas espero vir a experimentar noutros para saber como é que as outras marcas utilizam e trabalham este tipo de equipamento.
    TB, tenho um astra 2.0 DTI sport de 2002 e gostava que me dissesses (se possível) se dá e o que tenho de fazer/comprar para instalar um CB e CC.
    Obrigado.

  30. #30
    Banido Nephilim's Avatar
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    Por Defeito

    Bom trabalho[^][^]


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