peugeot 306.. ajuda
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 3 de 3

Título: peugeot 306.. ajuda

Pedestre DarkBeast's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito peugeot 306.. ajuda

bom dia, tenho um peugeot 306 que ultimamente me tem dado uns problemas esquesitos... primeiro ia eu a andar normalmente e só e simplesmente começava aos soluços.. fui ao mecânico e ele viu que devia ser o passo a passo ou lá como ele chamou aquilo que estava avariado.. tudo bem pus novo ficou quase bom.. agora tem um outro problema que é algumas vezes nao quer pegar.. ou seja pega mas o motor parece que não consegue andar ás rotaçoes que deve e ele vaisse a baixo.. pensei que poderia ser das velas, como elas já nao eram novas.. pus 4 velas novas e ele continuou a fazer. agora descobri que ele tem o miolo das 2 panelas de escape solto tou na duvida se pode ser disso, se ele com acumulação de gases se possa ir a abaixo alguem tem alguma ideia se pode ou não ser? é que fui ver quanto me custava por a panela toda nova e fica em 130€ nao quero dar esse dinheiro para o carro me ficar na msm :/

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Se o motor de arranque roda normalmente, mas depois o motor quando começa a trabalhar parece que não se aguenta, o problema pode ser da válvula que regula o ralenti ou do potenciómetro da borboleta.

O ideal seria ligar o carro à máquina para ver se acusa alguma coisa, e assim evitar gastar dinheiro em vão.

Boa sorte

Pedestre Pulsar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Viva, eu creio que o problema está no facto de o motor passo-a-passo não ter sido regulado, quando foi substituido. Tem que se desligar o cabo da bateria durante uns bons minutos, para a centralina voltar a calibrar a abertura do relanti…

Eu também tenho um peugeot 306(112cv) de 1998. Há cerca de dois anos, o motor começou a ir abaixo, quando estava quente. Procurei pelos sintomas no google e reparei que havia muitos donos de 306 com os mesmos sintomas (procura por “peugeot 306 stepper motor” na secção de grupos do google). Muitos já tinham gasto muito dinheiro a mudar velas, sonda lambda, etc. Alguns tinham passado autênticos pesadelos com as oficinas, pois os sintomas aparecem com uma frequência muito irregular….

No entanto a solução é muito simples, e é provocada por um erro de concepção.
    Todos os 306 acabam eventualmente por desenvolver está avaria.

Muitas oficinas sabem isso….mas preferem trocar uma data de peças. Eu próprio, fui à POVOACAR, que me fez um orçamento de 400€, para reparar o veículo….(quando eu disse ao mecânico que me atendeu, que tinha lido que era o motor passo-a-passo, ficou todo chateado e não ligou nenhuma. Não aceitei o orçamento e apresentei reclamação.

O problema está no motor passo-a-passo (stepper-motor). É este o motor que regula a "borboleta" do relanti. Nota que não é uma borboleta como a dos carros antigos, é uma espécie de um eixo que está acoplado ao motor passo-a-passo. Ele fica todo cheio de uma massa formada por óleo e pó, o que vai provocar que a borboleta por vezes prenda. A centralina deixa de conseguir controlar o fluxo de ar para o motor trabalhar ao relanti, provocando os sintomas de o motor ir a baixo sozinho ou ter um relanti instavel ou até acelerado.

Como alguém descobriu, a solução é muito simples, basta retirar esse motorzinho e limpa-lo bem. Foi o que fiz, só tive de comprar uma chave torx. Quando retirei o motorzinho, ele estava de facto todo sujo (tal como dizia no google). Limpei-o com um pano embebido em óleo multiusos. 20 minutos depois, o motor estava a funcionar como um relógio !

Se precisares de mais algum esclarecimento ou ajuda, avisa.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.