Pneus com o sentido ao contrário!
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Título: Pneus com o sentido ao contrário!

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito Pneus com o sentido ao contrário!

    Já que se discute se se deve ou não trocar os pneus e qual o eixo em que se deve meter os novos e etc... ando a reparar com alguma frequência em pneus montados com o sentido de rotação ao contrário.

    O pior, é que já vi pneus como o re720 e outros com rastos similares. Se com alguns só se percebe com a inscrição "outside", com estes, basta olhar para o pneu.

    Será que os condutores são assim tão burros que não percebem que têm o pneu ao contrário? Ou acham que vai tudo dar ao mesmo?...


  2. #2
    CL
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    Custódio, já vi muitos assim! Até já deixei papéis no pára-brisas de 2 a dizer isso!

    Ligaste tu? Eles ou elas também não.

    Pneus são pretos ou cinzentos muito escuros. Desde que a jante de liga leve não esteja a arrastar pelo chão, então está tudo bem.

    Pressão? Quê? A panela? Está lá na cozinha... [8)]

  3. #3
    LM
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    Mais culpado é quem os montou. Maior parte dos condutores desconhece esse pormenor.

  4. #4
    Consultor Dias's Avatar
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    É o profissionalismo que por aí existe.

    Cada vez mais o que diferencia é o serviço, pois os produtos estão ao alcançe de todos.

    Cada um sabe o que no que confia, um profissional que não distingue um pneu assimétrico de um simétrico ou com sentido de rotação...está sem duvida no mau caminho.

    Para além de que a conduzir nota-se bem.

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia
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    Imagino aquilo à chuva... deve criar poças debaixo do pneu.

  6. #6
    Banido marcunha's Avatar
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    e que tal se não tiver sido erro na montagem, mas sim o dono do carro que fez uma rotação de pneus mal feita?

    MCunha

  7. #7
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    citação:Originalmente colocada por marcunha

    e que tal se não tiver sido erro na montagem, mas sim o dono do carro que fez uma rotação de pneus mal feita?

    MCunha
    Para isso existem os Profissionais??ou não?

    Quando fui deixar o meu carro nun concessionário Peugeot para a 1ª revisão, o mecanicos estavam a montar dos Premium ao contrário com o lado exterior para dentro, qunado os abordei responderam-me que assim fazia mais sentido estético.[8]

  8. #8
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Dias

    citação:Originalmente colocada por marcunha

    e que tal se não tiver sido erro na montagem, mas sim o dono do carro que fez uma rotação de pneus mal feita?

    MCunha
    Para isso existem os Profissionais??ou não?

    Quando fui deixar o meu carro nun concessionário Peugeot para a 1ª revisão, o mecanicos estavam a montar dos Premium ao contrário com o lado exterior para dentro, qunado os abordei responderam-me que assim fazia mais sentido estético.[8]
    Há um bom tempo que não me ria com tanto gosto. Acho que devia ser metido no off-topic como uma piada.

  9. #9
    JCR
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    Profissionais? Devem existir, mas alguns nem inglês sabem, ainda hoje de manhã vi um Peugeot 407 com 4 pneus novos Michelin Exalto 2, de um lado do carro tinha os dois pneus com o outside para fora, do outro lado estavam mal montados com o lado interior do pneu virado para o exterior, o experto que os montou deve ter achado que assim os sulcos ficavavam todos a escoar melhor a àgua para trás, é pena é quando o dono do carro encostar a um passeio e descobrir a diferença do lado interior e exterior do pneu, imagino também a diferença que será a curvar para a esquerda ou para a direita [8]

  10. #10
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    os F1 ao contrario devem ficar comicos

  11. #11
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    citação:Originalmente colocada por JCR

    Profissionais? Devem existir, mas alguns nem inglês sabem, ainda hoje de manhã vi um Peugeot 407 com 4 pneus novos Michelin Exalto 2, de um lado do carro tinha os dois pneus com o outside para fora, do outro lado estavam mal montados com o lado interior do pneu virado para o exterior, o experto que os montou deve ter achado que assim os sulcos ficavavam todos a escoar melhor a àgua para trás, é pena é quando o dono do carro encostar a um passeio e descobrir a diferença do lado interior e exterior do pneu, imagino também a diferença que será a curvar para a esquerda ou para a direita [8]

    Por isso mesmo nem todos se podem chamar profissionais, é por isso que casas de pneus há muitas , mas especialistas do pneu há poucos.Queres um exemplo, é por isso que a Pneuvita cobra o que cobra em qualquer serviço.

  12. #12
    Banido
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    É de bradar aos céus o que as vezes se vê. Mas acontece que esses erros de montagem também podem ser motivados por azelhice do automobilista que, em casa resolve fazer a rotação dos pneus sem saber, já que uns ficam em sentido correcto e outros não.

    Uma vez também me disseram que pneus direcionais montados ao contrário têm um desgaste muito mais acentuado.

  13. #13
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    nada de especial.

    quem lhes monta os pneus nao tem qualquer tipo de responsabilidade caso haja acidente resultante de um pneu rebentado ou com aderencia muitissimo inferior à esperada...

    Dias, a pneuvita é um exemplo....de falta de profissionalismo! nao vi pneus montados ao contrario, mas carros a sairem do elevador com as rodas desapertadas e a sairem da maquina de alinhamento tb com peças desapertadas, isso ja vi varias vezes.

  14. #14
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Eliselotus





    Dias, a pneuvita é um exemplo....de falta de profissionalismo! nao vi pneus montados ao contrario, mas carros a sairem do elevador com as rodas desapertadas e a sairem da maquina de alinhamento tb com peças desapertadas, isso ja vi varias vezes.

    [:0]...tinha uma ideia contraria, mas não ponho as mãos no fogo.

    Mas do que conheço e conheço muito, tinha-a em boa conta.

  15. #15
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    Eu tenho uns F1 GSD2 e nota-se já que o pneu da frente do lado direito tem um pouco mais de desgate que o do lado esquerdo. Estou a aguardar mais algum desgaste para os "cruzar" a sério (FD->TE; FE->TD). O problema é que, como são direccionais, tem que se tirar das jantes e calibrar, o que não sei se compensa.

    Um abraço.

  16. #16
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    podes simplesmente trocar de tras para a frente.

  17. #17
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    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    podes simplesmente trocar de tras para a frente.
    Mas aí continuaria a desgastar mais os da direita.

  18. #18
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    Trocar os pneus e calibrar não te deve ficar por mais de 5€ por pneu o que dá uma despesa de 20€. Nem que te fique por 25€, o facto de os gastares mais uniformemente significa que vão fazer mais uns valentes quilómetros.

  19. #19
    imported_LusoRib
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    Já agora, alguém me pode esclarecer acerca de qual é a maneira correcta de montar pneus assimétricos? Já ando há algum tempo com esta dúvida...

  20. #20
    CL
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    Os assimétricos têm um lado exterior (para o lado de fora do carro) e, logicamente, um lado interior. Normalmente estão bem identificados com "Outside" e "Inside" ou "Mount this side out" e "Mount this side in".

    Portanto não têm um sentido de rotação específico, têm sim um lado que deve ficar virado para o exterior do carro e outro para o interior.



    E se há quem troque o sentido dos direccionais também deverá haver quem troque os lados de montagem dos assimétricos... :D

  21. #21
    imported_LusoRib
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por CL

    Os assimétricos têm um lado exterior (para o lado de fora do carro) e, logicamente, um lado interior. Normalmente estão bem identificados com "Outside" e "Inside" ou "Mount this side out" e "Mount this side in".

    Portanto não têm um sentido de rotação específico, têm sim um lado que deve ficar virado para o exterior do carro e outro para o interior.



    E se há quem troque o sentido dos direccionais também deverá haver quem troque os lados de montagem dos assimétricos... :D
    Precisamente por ter já visto muitos carros com pneus assimétricos assim montados me surgiu a dúvida. Também sempre pensei que os rasgos dos pneus assimétricos deveriam ter que ficar simétricos (em relação um ao outro)...

  22. #22
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    citação:Originalmente colocada por LusoRib

    citação:Originalmente colocada por CL

    Os assimétricos têm um lado exterior (para o lado de fora do carro) e, logicamente, um lado interior. Normalmente estão bem identificados com "Outside" e "Inside" ou "Mount this side out" e "Mount this side in".

    Portanto não têm um sentido de rotação específico, têm sim um lado que deve ficar virado para o exterior do carro e outro para o interior.



    E se há quem troque o sentido dos direccionais também deverá haver quem troque os lados de montagem dos assimétricos... :D
    Precisamente por ter já visto muitos carros com pneus assimétricos assim montados me surgiu a dúvida. Também sempre pensei que os rasgos dos pneus assimétricos deveriam ter que ficar simétricos (em relação um ao outro)...
    Se são assimétricos por definição é obvio que não deveriam ficar simétricos (espero não ter interpretado mal o teu comentário)

  23. #23
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    Os pneus também dão para os dois lados...são bisexus...Já vi alguns por acaso,mas não sei se foram por acaso se foram montados assim.

  24. #24
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    Boas!

    Atenção que os Premium Contact parecem direccionais mas não são!

    Há por aí muitas oficinas que não ligam ao "outside/inside" ou "rotation direction".

    Os automobilistas na qualidade de clientes devem estar atentos a isso!

    Nunca se esqueçam que o pneu é o faz a "ligação" entre os nossos veículos e a estrada!

    Fiquem bem!

  25. #25
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    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    nada de especial.

    quem lhes monta os pneus nao tem qualquer tipo de responsabilidade caso haja acidente resultante de um pneu rebentado ou com aderencia muitissimo inferior à esperada...

    Dias, a pneuvita é um exemplo....de falta de profissionalismo! nao vi pneus montados ao contrario, mas carros a sairem do elevador com as rodas desapertadas e a sairem da maquina de alinhamento tb com peças desapertadas, isso ja vi varias vezes.
    A carrinha do serviço mudou lá há pouco os pneus. Mas os RE720 estão no sentido certo [**]

    Pelo menos isso sei ver e dei uma volta não fosse o Diabo tecê-las

  26. #26
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    Eu troco sempre os pneus de trás para a frente e vice-versa mas mantendo os lados. Mesmo que não tivessem sentido de rotação, já se "acamaram" àquele lado e camber sempre é uma diferença menor.

    E pela minha experiência a grande diferença de desgaste é sempre entre rodas da frente e rodas de trás -> isto num comum FWD. E por isso compensa esta troca.

    Eu como faço tanto curvas para a esquerda como para a direita à bruta lolol...gastam-se de igual maneira de um lado e de outro.

    Quanto à Pneuvita, fui porque era lá que a empresa tinha o contrato. Mas o meu carro nunca iria para uma fábrica de enchimento de salchichas como aquela. Aquilo é tudo a aviar e atenção ao cliente deve ser de facto pouca...prefiro ir a conhecedores ;)

    Mas devo dizer que passados 4 dias não tenho razão de queixa do serviço deles!!!

  27. #27
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    por acaso ao meter os pneus nem sabia que existia isso. o senhor é que me explicou.

  28. #28
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    A Precision de Benfica é outro exemplo de......falta de profissionalismo.

    Pedi para me la deixarem o carro para fazer rotação de pneus, calibração e alinhamento.

    Quando cheguei a casa à noite tinha os pneus com o sentido de rotação todo trocado e a direcção hiper desalinhada.

    No dia seguinte voltou para lá o carro e os energúmenos puseram tudo como estava antes de sequer lá ter entrado.

    Voltou lá uma 3ª vez com um desenho feito por mim numa folha de papel e aí conseguiram seguir o desenho e trocar acertadamente (riscando uma das jantes...mas para isso resolvi *****).

    No final ficou a direcção por alinhar, mas já estavamos todos fartos de tanta anormalidade.

    O azar deles...ou sorte é que nunca fui eu a lá deixar o carro nem a levantá-lo.

    Nota de redacção: Aqueles fdp's cobraram mais de 60 euros pelo serviço de m€rda.


  29. #29
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    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    podes simplesmente trocar de tras para a frente.
    E isso não implica calibrar na mesma?

  30. #30
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    citação:Originalmente colocada por JNuno

    A Precision de Benfica é outro exemplo de......falta de profissionalismo.

    Pedi para me la deixarem o carro para fazer rotação de pneus, calibração e alinhamento.

    Quando cheguei a casa à noite tinha os pneus com o sentido de rotação todo trocado e a direcção hiper desalinhada.

    No dia seguinte voltou para lá o carro e os energúmenos puseram tudo como estava antes de sequer lá ter entrado.

    Voltou lá uma 3ª vez com um desenho feito por mim numa folha de papel e aí conseguiram seguir o desenho e trocar acertadamente (riscando uma das jantes...mas para isso resolvi *****).

    No final ficou a direcção por alinhar, mas já estavamos todos fartos de tanta anormalidade.

    O azar deles...ou sorte é que nunca fui eu a lá deixar o carro nem a levantá-lo.

    Nota de redacção: Aqueles fdp's cobraram mais de 60 euros pelo serviço de m€rda.

    Inacreditavel, [8]

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