|
|||||
Mas o motor ganha rotação com a mudança engatada como se a embraiagem patinasse é isso?
Pode ter havido uma má assemblagem dos componentes, montadas algumas peças antigas que deviam ter sido mudadas.
Do que eu conheço da mecânica desse carro, podes ter o retentor da caixa a deixar passar valvolina para a embraiagem ou o retentor da cambora a deixar passar óleo para a mesma
He he he ...
Lá foi a inspecção, entreguei-o ao mecânico ele mudou o óleo, o filtro (ar e óleo), sustituiu um máximo que estava fundido, alinhou os farois e lá foi com ele à inspecção ...
Passou sem nenhuma anotação (nem a do vidro do farol de nevoeiro partido).
Tudo isto custou-me 150€ .....
Também me deu uma ligeira afinadela na embraiagem ... e experimentou o carro mas não notou nada de estranho ...
Eu confesso que nos últimos dias também nunca mais notei nada, mas disse-lhe que caso voltasse a acontecer que voltava lá com o carro.
Uma última questão: alguém me sabe dizer onde poderei comprar (baratinho) aquela "peça" de lona que resguarda a manete das mudanças (não sei se se chama fole ...) a que tenho está um pouco rasgada ...
Sim é o fole. Numa sucata arranjas isso facilmente aí por uns 5€.
De que zona és? Tenho aqui um, se quiseres ofereço-to![]()
Sou de Lisboa, aceitarei de bom grado a oferta.
E até me ofereço para pagar os 5€ que diz que teria de pagar de qualquer forma ...
Se estiver interessado diga qualquer coisa que eu e o meu puntinho ficaremos bastante gratos.
![]()
Pois é ... cá estou eu de novo com mais uma dúvida/problemano meu puntinho.
Depois da Inspecção feita quando levei o carro para casa reparei que tinha um cheiro intenso a gasolina, inicialmente não reparei, pois até pensei que fosse o cheiro característico de quando alguns carros vêm da garagem.
No entanto, passados alguns dias o cheiro não desaparece, e quando se entra no carro (depois de ele estar fechado durante algum tempo) o cheiro nota-se bastante.
Já efectuei uma verificação no chão da garagem, mas não vi qualquer tipo de vestígios de gasolina no chão.
Faz lembrar aquele cheiro intenso que fica no carro quando pomos gasolina, mas desta vez não fui por gasolina, aliás o carro está praticamente na reserva ...
Alguém tem uma ideia do que possa ser? Terei de voltar ao mecânico para me queixar do assunto?
Tenho quase a certeza que é o mesmo problema que tive. Debaixo do assento traseiro, tem uma chapa metálica com 3 parafusos. Abres isso e tem la a bomba da gasolina. Vê se não tá nenhum tubo a deitar gasolina fora. No meu tinha um quase a partir e aquilo andava tudo encharcado com gasolina, daí o cheiro intenso.
P.S. Logo mando a foto![]()
Agora é a minha vez, tenho um fiat punto, e quando o estaciono vejo água a pingar pelo para choques, presumo que seja do radiador, pois hoje notei fumo junto do radiador, e mal abri a tampa do reservatorio de agua esse fumo desapareceu. A água vai baixando de nível, tendo que repor constantemente. Presumo então que a fuga seja pelo radiador, certo?
Olá Pessoal!
Venho desenterrar este tópico porque tenho uma duvida, eu tenho um Fiat Punto de 2003 (acho que é 1.4 95cv) e tenho dificuldade de ver o nível do liquido de refrigeração do motor porque o plástico onde tem a medida MAX e MIN está muito amarelado eu bem tento abanar mas não consigo ver, até agora não me deu problemas nenhuns, a minha pergunta é se posso misturar líquidos de diferentes marcas no deposito. A verdade é que tenho carro a menos de 1 ano e não estou preparado para nenhuma avaria, quero dizer, não tenho em casa nada para me safar numa situação de emergência.
Obrigado
Se o liquido de substituição fôr da mesma côr do do radiador penso que não existe problema.
Isso do deposito estar amarelo ou opaco, é normal o meu punto de 2003 tambem tem o deposito opaco.
Mas nota-se as marcas cá fora do min/max, e normalmente quando verifico o nivel agito o radiador e nota-se a agua a oscilar nas marcas.
Para um pequeno acrescento, se calhar recomendava-te só água destilada... Pelo menos, até resolveres isso. Provavelmente tens um liquido à base de etilenoglicol (pergunta na FIAT, ou procura na net qual é que vem de origem). É melhor usares um tb à base disso, a côr às vezes não quer dizer nada...
Devia ser tipo azul e verde, à base de etilenoglicol, rosa/violeta à base de OAT (Organic Acid Technogy), como por exemplo os G12 da VW. Este 2 NÃO SE PODEM MISTURAR, NUNCA!!!! O G12++ da VW penso eu que já mais miscível, mas eu não arriscava muito....
No teu lugar, o que eu fazia era meter-lhe só agua destilada, e vigiar o nível, mas com a intenção de mais tarde fazer uma purga completa do sistema, trocar vaso de expansão, e meter liquido como deve de ser. Como tens o carro em segunda mão, não sabes o que é que o dono anterior lhe meteu... Mas se não for rosa, de certeza que não é um OAT. Por isso, se calhar até podes misturar qq coisa...
Tanto texto, para dizer o mesmo que o mannipulo. :D
Se for a 2ª versão do punto 2, o liquido é o paraflu UP, cor de rosa.
Porra já parece o Matiz, Em 15 em 15 dias era uma avaria.
É o paraflu, mas se as revisões forem feitas fora da fiat, normalmente ninguem tem o paraflu, e não se dão ao trabalho de mandar vir para um cliente apenas, eu por ex nunca fiz revisões na fiat e já lá vão para nove anos, custumo usar um dos gl vermelho, e quando raramente tenho de repor meto do mesmo, nunca meto agua destilada, uma vez que a mistura á partida está feita na percentagem correta, não enfraquece a mistura.
O liquido no meu é rosa, parecia que não pois como o deposito está opaco tinha medo de estar a alterar a cor natural do liquido, mas vi com atenção e é mesmo cor de rosa![]()
Não é nada confiável!!! Mistura só Etilenoglicol, com etilenoglicol, e OAT com OAT. Nunca se misturam estes 2. Agora, pelo que percebi, o Paraflu (não o Paraflu UP) é à base de etilenoglicol. Se esse também for à base de Etilenoglicol, penso que não haverá problema.
O liquido no meu é rosa, parecia que não pois como o deposito está opaco tinha medo de estar a alterar a cor natural do liquido, mas vi com atenção e é mesmo cor de rosa
Vi agora este. Se é cor de rosa, pode ser o Paraflu UP, ou um à base de OAT (se bem que tb já vi liquidos cor de rosa à base de etilenoglicol...).
Na minha opinião, o ideal era mesmo fazeres uma limpeza do circuito, que não é nada de mais (qualquer manel GT faz-te isso) e meteres o liquido indicado para o teu carro.
Já pesquisei muito na net acerca de diferentes anticongelantes, e p ex, a GM já teve sérios problemas por causa do anticongelante deles, porque uma mistura desse com outro qualquer, cria uma mistela qq, uma pasta peganhenta, que entope os canais da agua, principalmente na cabeça. Cabeça pro galheiro...
Há muitas experiência feitas que mostram que nunca se devem misturar, mas tb poucos mecânicos sabem isso...
Última edição por jorgemvo : 09-03-12 às 16:37:55
Não consegues falar com o antigo dono do carro...?
Não....
Epá é um dia ir a norauto e falar disso. Eu comprar um produto sozinho não é boa ideia, não entendo nadaia correr bem mal
. Tenho de ver....
Eu estou a preocupar-me sem razão pois ainda não tive qualquer problema neste aspecto, mas homem prevenido vale por 2
Muito obrigado pela ajuda!![]()
Boas pessoal,
Tenho um problema ao abastecer o carro, quando coloco a ponta da mangueira no carro e pressiono a fundo a patilha o sistema de abastecimento dispara, eu tento tirar a mangueira e por numa outra posição e fazer isto varias vezes mas dispara sempre, tenho evitar colocar a ponta toda e não pressiono a fundo para não disparar.
Alguém tem alguma ideia?
O meu sempre fez... ninguem me resolve isso![]()
O meu Punto TD de 1997 faz o mesmo!!! Os empregados espanhóis das gasolineiras passam-se com isso!!!! Levam uma eternidade para atestar o deposito!!!! Só os oiço dizer "No draga"!!!