Problemas caixa automática!
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Título: Problemas caixa automática!

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia
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    Jul 2009
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    Por Defeito Problemas caixa automática!

    Tenho um Peugeot 406 2.0 HDI de caixa automática de 2002 e com 210k km
    Comprei o carro em 2009 com 104k km e nunca teve qualquer avaria, apenas a regular manutenção.
    Na manutenção falhei um pouco, pois mudei eu mesmo algumas vezes o óleo da caixa, mas nunca o filtro porque está dentro do cárter. Quanto ao óleo não é possível efectuar a mudança completa. Cerca de 2 litros ficam sempre no conversor de binário que está acoplado à caixa. O que podia ter sido feito era através de "diálise" lavar o circuito até aparecer óleo novo.
    Esta caixa que está presente em vários veículos de algumas marcas - AL4 - é conhecida por dar alguns dissabores, normalmente associados à perda de pressão nas válvulas que a própria Peugeot reconhece que são defeituosas e devem ser trocadas por outras que já terão o defeito corrigido. Coisa que também nunca fiz, devido a nunca ter tido problemas.
    Ultimamente começou por dar um "tranco" por vezes agressivo, e entrar em "safe mode", engrena a terceira, e não passa para qualquer outra velocidade. Desliga-se o veiculo e volta tudo ao normal.
    A caixa já me tinha feito isto outras vezes ao puxar por ela com o carro um pouco frio. Ia tornando-se mais frequente e eu mudava parcialmente o óleo e tudo voltava ao normal. Como tinha mudado há pouco tempo, não o voltei a fazer, e o sintoma passou a ser cada vez mais frequente a frio ou quente. Nem tem muito a ver com as rotações mas sim com o binário exigido ao motor. Pouco ou nada andei com o carro nestas condições, até porque podia fazer alguns kms sem nada acontecer, mas até chegou a ocorrer em descidas.
    Fui a dois locais "especialistas" em caixas auto na grande Lisboa, apenas um ligou o carro à máquina de diagnóstico, e ambos quiseram vender-me de imediato a reconstrução da caixa por cerca de 2000/2500€ afirmando que a mudança das válvulas em nada ajuda, porque a caixa já terá falta de pressão por outros componentes.
    Coloquei o carro esta semana numa ocicina Bosh, que o dono e mecânico principal tem alguma formação em caixas auto, e ficou de fazer o diagnóstico com o software Peugeot, que não tinha de imediato, e a maquina da Bosh não lê os erros do meu carro. Combinámos que se o diagnóstico apenas indicar válvulas, mudam-se estas e o óleo todo e filtro. Operação para 300€ sem garantias de resolver o problema. Estou à espera que me ligue, mas já liguei para lá e a recepcionista disse que a coisa não parecia estar muito abonatória a meu favor...

    Ainda não sei o que se vai passar, mas caso a caixa necessite da reconstrução, estou indeciso sobre que decisão tomar.
    A reparação no pior cenário é quase o valor comercial do carro, que também tem alguns defeitos na pintura, tem 15 anos e mais de 200k km. E com a caixa danificada ninguém me dá um tusto por ele.
    Por outro lado, é um carro muito fiável - à parte da caixa - que nunca tinha avariado, segmento D, com um motor com muitas provas dadas, com vidros eléctricos à frente e atrás, ultra confortável, AC automático, com apoio de braço atrás e individualmente nos dois lugares da frente. Ou seja, para comprar um equivalente, e que terá de ser automático tenho de gastar perto dos 10000€ e não posso/devo de todo comprar carro agora. Além do mais posso comprar outro usado automático com caixa sem a devida manutenção, e que poderá vir a dar a mesma despesa.
    Com a reconstrução devo ficar com o carro impecável, até haver problemas com turbos ou outra coisa qualquer, mas tenho de gastar 2000€ ou mais num carro com 15 anos. Com esses 2000€ não compro nada de jeito.

    Encontro-me neste dilema e à espera de noticias da oficina, venho aqui desabafar um pouco e pedir opiniões de cada um.


  2. #2
    Piloto de Testes pgainf's Avatar
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    Por Defeito

    Greetings!

    Procura em fórums Espanhóis ou Franceses.
    Pouca gente por cá tem experiência disso.

    O teu carro por ter caixa automática até vale menos que um com manual, para a generalidade dos compradores.

    Penso que teras dificuldade em sequer vender o carro por 2000€ se estivesse a funcionar a 100%.
    Não te iludas.
    Se fizeres a festa pelos 300€ é aceitável. Mais é mesmo pensar bem no assunto.
    Um 406 já é um projecto muito antigo.

    https://www.standvirtual.com/carros/...%5Bcountry%5D=

    Cumprimentos

  3. #3
    Piloto de Troféu petrus's Avatar
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    Por Defeito

    Se for acima dos 300 euros para ficar ok... desiste já e desfaz-te do carro! Nem que seja para a sucata!

    Com 2.500 euros já compras um igual a gasolina ou mesmo a diesel (opta pelo 2.0, no caso do diesel). Há oferta aos montes por aí!

    Se precisares de outra casa para ver caixas automáticas, manda pm. Fica perto de lx.

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia
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    Jul 2009
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
    Greetings!

    Procura em fórums Espanhóis ou Franceses.
    Pouca gente por cá tem experiência disso.

    O teu carro por ter caixa automática até vale menos que um com manual, para a generalidade dos compradores.

    Penso que teras dificuldade em sequer vender o carro por 2000€ se estivesse a funcionar a 100%.
    Não te iludas.
    Se fizeres a festa pelos 300€ é aceitável. Mais é mesmo pensar bem no assunto.
    Um 406 já é um projecto muito antigo.

    https://www.standvirtual.com/carros/...%5Bcountry%5D=

    Cumprimentos
    Boas.

    Obrigado pelo feedback.
    Eu já procurei MUITO sobre esta caixa, e finalmente encontrei alguém com abertura para diagnosticar se é apenas as válvulas ou não.
    Eu bem sei que o 406 é um projecto muito antigo, até o 407 que tem umas linhas bem mais modernas é! Contudo é um carro que satisfazia perfeitamente as minhas necessidades, ainda em Julho fiz 5000 km por Marrocos e não se queixou.
    Acredito que o vende-se bem por 3000€, o que nesta faixa de preçoc é mais 1/3 que 2000€. Se fosse em retoma então mais fácil seria.
    Olha aí: https://www.standvirtual.com/carros/...%5Bcountry%5D=
    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Se for acima dos 300 euros para ficar ok... desiste já e desfaz-te do carro! Nem que seja para a sucata!

    Com 2.500 euros já compras um igual a gasolina ou mesmo a diesel (opta pelo 2.0, no caso do diesel). Há oferta aos montes por aí!

    Se precisares de outra casa para ver caixas automáticas, manda pm. Fica perto de lx.
    Obrigado pela resposta. Vou enviar PM a solicitar essa outra casa, é sempre bom saber.
    Eu com 2500€ não encontro nada equivalente e com caixa automática, e isso para mim é mandatário, não quero de todo voltar a caixas manuais, e se encontrar alguma coisa, posso estar a comprar mais um problema.
    Por outro lado a razão chama-me e diz-me para não gastar tal quantia num carro com 15 anos.
    Entretanto ainda estou à espera de novidades da oficina.

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    Novidades:

    Já fui contactado pela oficina. Demoraram tanto porque o senhor queria analisar tudo profundamente para poder dar-me um diagnóstico bem detalhado.
    A falta de pressão não é só nas válvulas, há outro componente que não me lembra o nome que está a provocar isso também.
    A análise ao óleo também não é nada satisfatória, o óleo está completamente queimado e com muito mau aspecto.
    Os discos também estão queimados.
    O mecânico diz que pode-se trocar discos, mas não garante que isso faça a caixa funcionar como deve ser. Ainda mesmo que o faça é uma solução a curto prazo que caso corra bem só me serve para vender o carro e enganar alguém.
    Recomenda a reconstrução da caixa que ele mesmo faz, e na pior das hipóteses vai custar 1800€. Depois de aberta a caixa, e se alguma coisa estiver em estado muito bom e ele veja que não é necessário substituir, o preço pode descer ligeiramente. O óleo tenho eu e muito.

    Não consegui decidir na hora, e segunda feira vou lá falar com ele e dizer-lhe o que vou fazer.
    Na próxima terça feira vou viajar por 5 semanas em trabalho pelo que se for reparar o carro não vai fazer falta e o mecânico tem muito tempo para fazer tudo nas calmas.

  6. #6
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    Actualização:

    Deixei o carro na oficina por um mês, enquanto estive em viagem da qual já regressei na quinta feira.
    Quando cheguei o trabalho ainda não estava terminado.
    Hoje quando foram experimentar, segundo o mecânico, algo correu mal. A caixa está suave a fazer as passagens na perfeição, mas a quarta velocidade entra de forma diferente, e quando entra o motor fica com rotação mais elevada que nas outras velocidades.
    Solução: vai tirar de novo a caixa fora e ver o que lhe "escapou", se terá sido algum oring mal colocado, segmento, etc.
    Com tudo isto, não terei o carro que tanta falta me faz, até à próxima semana.
    Só espero que no final corra tudo bem...

  7. #7
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Por Defeito

    Vê lá é se esses "enganos" não aumentam a conta da M.O.

  8. #8
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Vê lá é se esses "enganos" não aumentam a conta da M.O.
    Não estou a contar com isso.

  9. #9
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Viva. Por acaso tenho um Renault Megane break de 2005 com a mesma caixa e com exatamente o mesmo problema. Inicialmente, tentei resolver o problema na Renault.
    Primeiro foi feito uma muda de óleo, não resolveu. Depois foi a troca de um sensor da caixa, também não resolveu. Depois foi uma eletrovalvula e também não resolveu. Por fim, propuseram a troca do distribuidor da caixa por mais 1000€. Pelo que estive a pesquisar, esta solução provavelmente resolve o problema pois é dentro do distribuidor que se encontram as Taís válvulas que referiu. No entanto, e já farto desta situação, acabei por aproveitar uma campanha de c retoma da Peugeot. Não foi muito (avisei logo do problema da caixa), mas o valor não foi muito inferior aquele que me ofereceriam mesmo sem o problema da caixa.
    A caixa AL4 é um autêntico cancro. O que não faltam é relatos de problemas com a mesma. Aliás, descobri recentemente que, antes de comprar o meu carro (veio para as minhas mãos em 2012), a caixa já tinha sido substituída.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rpgo Ver Post
    Viva. Por acaso tenho um Renault Megane break de 2005 com a mesma caixa e com exatamente o mesmo problema. Inicialmente, tentei resolver o problema na Renault.
    Primeiro foi feito uma muda de óleo, não resolveu. Depois foi a troca de um sensor da caixa, também não resolveu. Depois foi uma eletrovalvula e também não resolveu. Por fim, propuseram a troca do distribuidor da caixa por mais 1000€. Pelo que estive a pesquisar, esta solução provavelmente resolve o problema pois é dentro do distribuidor que se encontram as Taís válvulas que referiu. No entanto, e já farto desta situação, acabei por aproveitar uma campanha de c retoma da Peugeot. Não foi muito (avisei logo do problema da caixa), mas o valor não foi muito inferior aquele que me ofereceriam mesmo sem o problema da caixa.
    A caixa AL4 é um autêntico cancro. O que não faltam é relatos de problemas com a mesma. Aliás, descobri recentemente que, antes de comprar o meu carro (veio para as minhas mãos em 2012), a caixa já tinha sido substituída.
    Boas.

    Obrigado pela partilha da experiência.
    A minha antes da reconstrução não tinha o problema que tem agora. Tinha muitos outros mas não este.

    E sendo ela reconstruida, não é suposto esse tal distribuidor ser substituido?

  11. #11
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    Por Defeito

    Desculpe, quando referi que tinha os mesmos sintomas, estava a referir-me aos relatados no post inicial. Pesquisei imenso na altura, e a causa mais comum para esses sintomas são as válvulas solenoides que se encontram no interior do distribuidor. Achei este vídeo que aborda o problema https://youtu.be/WsJBWWLtP7w.
    Em relação às sua questão, não sei se a reconstrução da caixa implica a substituição do distribuidor.

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