Correia de distribuição mal montada
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Título: Correia de distribuição mal montada

  1. #1
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    Por Defeito Correia de distribuição mal montada

    Boa tarde,

    Gostava de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte.
    Comprei um carro usado (TDI) e nos primeiros dias apercebi-me que alguma coisa não estava bem. Muito fumo branco pelo escape, não pegar à primeira, cheiro intenso vindo do escape, engasgos ao ralenti, e barulhos metálicos vindo do motor.

    Levei o carro ao stand para verem a situação. Disseram-me que quando lá tiveram o carro se aperceberam que alguém tinha mudado a correia de distribuição e deixado fora de ponto, pelo que tinham trocado novamente e deixado a ponto. Passados uns dias e não descobrindo o problema, decidiram abrir o motor para ver como estava. Disseram-me que afinal pelo facto do carro ter andado assim algum tempo causou danos no motor. Neste momento sei que o motor foi para um torneiro.

    Os meus conhecimento em mecânica não são os melhores, no entanto tenho tentado ler algumas coisas e parece-me que o problema poderá estar nas válvulas, correcto?
    Pelo que sei, normalmente o motor ia ao torneiro quando queimava a junta da cabeça, mas aqui não foi isso que aconteceu.

    Devo ficar muito preocupado?

    Obrigado.


  2. #2
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    Por Defeito

    preocupado, só mesmo se o técnico que rectificar a cabeça e válvulas, fizer asneira, o que duvido que aconteça, seja como for vindo de uma casa da especialidade o problema não será ai, mas sim na oficina onde compraste o carro é ai que tens de te preocupar, pois pelo que percebo, viram que estava mal e a correcção ainda ficou pior, logo leva-se logo a questionar a qualidade dos mecânicos que lá trabalham...

    logo se ficar como deve ser o motor vai trabalhar novamente sem problemas por muitos e bons km's, mas quando o fores buscar, é durante os próximos tempos, analisar temperatura, o trabalhar , fugas se existe alguma, ver os níveis do anticongelante e óleo para ver se ficou tudo bem montado...

  3. #3
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    Não coloco a qualidade dos mecânicos em causa. Aparentemente depois de lhe mudarem a distribuição e meterem a ponto o carro até ficou a trabalhar bem. O problema foi mesmo quando comecei a andar com ele.... aí sim, os problemas começaram a surgir.
    Fora a privação que tenho neste momento em usar o carro, as pessoas têm sido prestáveis.
    O que eu gostava de perceber é como é que o facto de a distribuição não estar a ponto torna necessário rectificar o motor. Para me dizerem que o motor foi para o torneiro, não devem ser só as válvulas a serem rectificadas, pois não?
    Quando se começa a ler sobre o tema, começam a falar em camisas, bronzes, pistons, etc...

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
    Não coloco a qualidade dos mecânicos em causa. Aparentemente depois de lhe mudarem a distribuição e meterem a ponto o carro até ficou a trabalhar bem. O problema foi mesmo quando comecei a andar com ele.... aí sim, os problemas começaram a surgir.
    Fora a privação que tenho neste momento em usar o carro, as pessoas têm sido prestáveis.
    O que eu gostava de perceber é como é que o facto de a distribuição não estar a ponto torna necessário rectificar o motor. Para me dizerem que o motor foi para o torneiro, não devem ser só as válvulas a serem rectificadas, pois não?
    Quando se começa a ler sobre o tema, começam a falar em camisas, bronzes, pistons, etc...
    não questionas a qualidade??? vê-se mesmo que percebes pouco do assunto, a corrente de distribuição se não ficar no ponto, ao andar com o carro em esforço ao fim de uns km's as válvulas lá eram, dai os sintomas de fumo branco, e barulhos metálicos vindos do motor, depois como é natural tem de ir para um torneio rectificar e reparar as válvulas que berraram, a cabeça não vai só ao torneiro para alisar quando se queima uma junta de cabeça por ter ficado empenada por sobreaquecimento...

    quanto a serem prestáveis, podera, só tem que assumir a trapalhada que fizeram que não é propriamente barata o rombo da reparação se fosses tu a pagar...

  5. #5
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    Não foram eles que colocaram a correia fora do ponto. Receberam este carro numa retoma já com o problema e colocaram uma nova correia no ponto. A única falha foi pensarem que não tinham ficado danos.

  6. #6
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    Mas compraste o carro sem experimentar? Ou quando experimentaste não apresentou sintomas?

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
    Não foram eles que colocaram a correia fora do ponto. Receberam este carro numa retoma já com o problema e colocaram uma nova correia no ponto. A única falha foi pensarem que não tinham ficado danos.
    mentaliza-te de uma coisa, se foram eles que montaram o kit de distribuição ou não, eles não te vão dizer, vão sempre empurrar a culpa para outros, e ao afinar o dito ponto se realmente soubessem o que estavam a fazer, não estavas agora com o carro na oficina de goela aberta para arranjar, simplesmente fizeram treta e tiveram de assumir...

    ainda tens muito que aprender com stand's, o que não falta ai é sapateiros, pela frente são uma coisa pelas costas são outras...

    se tens o azar de a correia partir lá se ia o motor, ou mesmo o problema aguentar-se tempo suficiente até acabar a garantia, e tinhas uma bela despesa na oficina agora para pagar....

  8. #8
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    Andei com o carro uns 5 km's, sempre na mesma estrada, e não surgiu nada. Vim com o carro para Lisboa e não vi nada. No final do primeiro dia, já à noite depois de estacionar e ainda com o carro ao ralenti, estava a tirar o cinto de segurança, o carro começa a engasgar e as rotações a terem quebras. Passados uns segundos normaliza. No dia seguinte, com o carro a fri reparei na fumada que saía do escape, acompanhada com um cheiro insuportável a queimado ou qualquer coisa do género. Os engasgos surgiam esporadicamente e por vezes o motor dava coices e surgiam barulhos metálicos de qualquer coisa a bater. Reparei também que se ouvia um "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada. E foi isto..... depois deixei no stand!

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
    Andei com o carro uns 5 km's, sempre na mesma estrada, e não surgiu nada. Vim com o carro para Lisboa e não vi nada. No final do primeiro dia, já à noite depois de estacionar e ainda com o carro ao ralenti, estava a tirar o cinto de segurança, o carro começa a engasgar e as rotações a terem quebras. Passados uns segundos normaliza. No dia seguinte, com o carro a fri reparei na fumada que saía do escape, acompanhada com um cheiro insuportável a queimado ou qualquer coisa do género. Os engasgos surgiam esporadicamente e por vezes o motor dava coices e surgiam barulhos metálicos de qualquer coisa a bater. Reparei também que se ouvia um "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada. E foi isto..... depois deixei no stand!
    andas-te até as válvulas cederem, assim que elas cederam os problemas apareceram, e 5km num teste drive nunca irias detectar nada, nem deu para aquecer, foi depois no restante uso que acabou com o resto...

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    mentaliza-te de uma coisa, se foram eles que montaram o kit de distribuição ou não, eles não te vão dizer, vão sempre empurrar a culpa para outros, e ao afinar o dito ponto se realmente soubessem o que estavam a fazer, não estavas agora com o carro na oficina de goela aberta para arranjar, simplesmente fizeram treta e tiveram de assumir...

    ainda tens muito que aprender com stand's, o que não falta ai é sapateiros, pela frente são uma coisa pelas costas são outras...

    se tens o azar de a correia partir lá se ia o motor, ou mesmo o problema aguentar-se tempo suficiente até acabar a garantia, e tinhas uma bela despesa na oficina agora para pagar....
    Sim, eu percebo o que dizes, mas acredito que não o tivessem feito com intenção. Foi uma retoma e o anterior proprietário já se tinha queixado do problema. Eles trocaram a correia que estava mal posta por outra nova e no ponto. A falha foi não andarem tempo suficiente com o carro para ver se algo se manifestava.
    Só quero que acabe tudo em bem... e por isso vim aqui partilhar o meu caso para os mais experientes me poderem chamar à atenção para alguma coisa que eu deve ter em consideração.
    Parto do pressuposto que o trabalho do torneiro seja competente, isto é, que não seja só para aquilo aguentar algum tempo....

  11. #11
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    E mais uma coisa, o carro a frio nunca pegava à 1ª, só lá para a terceira

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
    E mais uma coisa, o carro a frio nunca pegava à 1ª, só lá para a terceira
    mas isso já acontecia antes do comprares ou depois???

  13. #13
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    Só me apercebi disso no dia seguinte....(não da SIC)
    A quente pegava bem.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
    Só me apercebi disso no dia seguinte....(não da SIC)
    A quente pegava bem.
    pois já vinhas com o problema prestes a acontecer da oficina, ou seja a bomba relógio já vinha activa era uma questão de quando rebentaria, e não levou muito tempo...

    seja como for, agora é veres como fica o carro depois de arranjado, e ter em atenção o que referi...

  15. #15
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    O meu único receio é que o serviço seja feito só para aguentar algum tempo....será possível?
    Além de arranjar as válvulas e alisar a cabeça ou bloco, o que mais deverá ser feito?

  16. #16
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    O meu único receio é que o serviço seja feito só para aguentar algum tempo....será possível?
    Além de arranjar as válvulas e alisar a cabeça ou bloco, o que mais deverá ser feito?
    o serviço feito para aguentar algum tempo era se não tivessem de abrir o motor como aconteceu, e a coisa aguentasse até a garantia acabar, agora neste momento tem de meter tudo a 100% não tem qualquer hipótese de atamancar para aguentar mais uns tempos...

    neste momento é a cabeça rectificada e válvulas novas, junta de cabeça nova, óleo e liquido refrigerante, e montar correia distribuição e pronto, está pronto para dar mais umas voltas sem te chateares...

  17. #17
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    Ok, assim fico mais descansado!
    E quando se fala em pistons, camisas, bronzes, capas de bielas, este material não está relacionado? Não será alvo de intervenção?
    O carro tinha mudado o óleo antes de sair do stand, terá de trocar novamente?
    Imagino que esta reparação fosse ainda bastante dispendiosa se tivesse de ser eu a suportar...
    Última edição por luisfl : 07-10-17 às 11:32:23

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
    Ok, assim fico mais descansado!
    E quando se fala em pistons, camisas, bronzes, capas de bielas, este material não está relacionado? Não será alvo de intervenção?
    O carro tinha mudado o óleo antes de sair do stand, terá de trocar novamente?
    Imagino que esta reparação fosse ainda bastante dispendiosa se tivesse de ser eu a suportar...
    não pistões, bronzes, capas de bielas, isto não é metido ao barulho, isso já é andares a ler muita coisa, e neste caso não estão relacionados com o problema em questão, quanto ao óleo, derivado ao problema, tem de ser mudado novamente derivado a contaminação...

    este tipo de brincadeira se tivesses de ser tu a pagar era algo que se iria mandar para algures nos 1000€...

  19. #19
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    Pois, ainda é muito dinheiro!
    Foi mesmo azar, no entanto, há males que vêm por bem, e pelo menos por alí acho que fico com um carro "novo"....
    O motor nem tinha muitos kms, 160.000.
    Fui buscar o carro e no próprio dia começam os problemas.... tive o carro uma semana e neste momento já estou sem ele há 3 semanas e ainda deve demorar pelo menos mais uma.
    Acham que aquele "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada seria das válvulas? Em tempos tive um carro um problema nas touches e tb fazia um barulho parecido, mas mais audível.

  20. #20
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    No propio dia que levantaste o carro ja esses problemas era largar isso no stand e desmanchar o negocio ou entao veres lá no stock uma alternativa.

  21. #21
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    Pois, ainda é muito dinheiro!
    Foi mesmo azar, no entanto, há males que vêm por bem, e pelo menos por alí acho que fico com um carro "novo"....
    O motor nem tinha muitos kms, 160.000.
    Fui buscar o carro e no próprio dia começam os problemas.... tive o carro uma semana e neste momento já estou sem ele há 3 semanas e ainda deve demorar pelo menos mais uma.
    Acham que aquele "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada seria das válvulas? Em tempos tive um carro um problema nas touches e tb fazia um barulho parecido, mas mais audível.
    160000km? Só por curiosidade que tdi é esse? De que ano?
    Será que não levou aí uma bela martelada nos km, trocaram a distribuição para não haver chatices e fizeram o serviço muito mal feito?

    Nao conheço nenhum tdi que troque distribuição aos 160000

  22. #22
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    Ainda se colocou esse possibilidade de desfazer o negócio, mas eu gosto mesmo do carro e até foi bem comprado. Não havia outros carros no stand para equacionar uma troca.
    Última edição por luisfl : 07-10-17 às 22:31:41

  23. #23
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    O carro é de 2007 e é um 2.0 de 170 cv e por isso acho normal já ter trocado a correia. Não acredito que tenham tirado km porque tenho conhecimento do histórico, tanto através das ipo como dos seguros. Só teve um dono e tenho a certeza disso.

  24. #24
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    O carro é de 2007 e é um 2.0 de 170 cv e por isso acho normal já ter trocado a correia. Não acredito que tenham tirado km porque tenho conhecimento do histórico, tanto através das ipo como dos seguros. Só teve um dono e tenho a certeza disso.
    Esse motor é para pegar com meia-volta de motor quase....... nunca para pegar à terceira!

  25. #25
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    O carro é de 2007 e é um 2.0 de 170 cv e por isso acho normal já ter trocado a correia. Não acredito que tenham tirado km porque tenho conhecimento do histórico, tanto através das ipo como dos seguros. Só teve um dono e tenho a certeza disso.
    Assim sendo faz sentido que tenham trocado

  26. #26
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    Ainda continuo à espera do carro....está um parto difícil! Parece o serviço do torneiro ainda não foi concluído.

    Confesso que ainda não sei ao certo o que está a ser alvo de intervenção. Falei hoje com o indiviuo do stand para fazer ponto de situação. Só a cabeça é que foi para o torneiro. Ele nem me fala de válvulas empanadas, mas sim de carbonização....

  27. #27
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    Eu desfazia o negócio, mas isto sou eu. Cada cabeça sua sentença.

  28. #28
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    Quando receberes esse carro estará mais fossado que a **** da maria joana

  29. #29
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    O meu único receio é que o serviço seja feito só para aguentar algum tempo....será possível?
    Além de arranjar as válvulas e alisar a cabeça ou bloco, o que mais deverá ser feito?
    Se andou fora de ponto e ainda pegou depois de o porem a ponto, deve ter empenado só valvulas, portanto o trabalho será sobretudo ao nível da cabeça.
    No entanto é um 2.0TDI de 2007, que mesmo de origem já tinha uma cabeça bastante fragil, portanto é possível que a cabeça tenha rachas.
    só o torneiro é que saberá, depois de a testar.

    Em relação ao bloco, só se mexe quando há motivos para isso. Quem desmontou sabe se há ou não.

  30. #30
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    Acredito que o carro teve ter andado alguns milhares de quilímetros fora de ponto. Pelo que me foi dito, 4 dentes.
    O carro comigo, estava a ponto, e andava mas tinha os sintomas todos que idiquei no ínicio do post.

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