tudo o que queria saber sobre GPL - Página 38
 Rede MPL:
Página 38 de 38 PrimeiraPrimeira ... 283738
A mostrar resultados 1,111 para 1,140 de 1140

Título: tudo o que queria saber sobre GPL

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

A malta tende a ter o depósito de gasolina sempre vazio, assim não há lubrificação adequada.
    O BRC que tenho no meu carro supostamente não injecta gasolina se tiver na reserva de gasolina. Nunca confirmei se é assim ou não.

De qualquer maneira, ter um problema num renault desses, com os seus problemas conhecidos mesmo a gasolina, e assumir que o do fiesta vai ter o mesmo problema, é um pouco exagerado.

Piloto de Testes FabioAbreu's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post

Este 1.2 16v da Renault é daqueles que há quem diga que necessita e há quem diga que não. Mas penso que isso é mais por "lotes", ou seja, houve mesmo alguns motores desses da Renault que deram raia mesmo a gasolina, tinham debilidade no conjunto Valvula + sede. Portanto é tipo lotaria.

De qualquer forma seria importante saber duas coisas: o tipo de utilização, regime do motor (AE??) e pé a fundo? Ou mais cidade e voltinhas? Outra coisa importante seria saber o consumo que fazia a GPL. uma má afinação com mistura pobre pode potenciar o problema....

Lubrificação com gasolina já conheci vários com problemas... infelizmente.

Queimar válvulas a GPL é sempre um conjunto de factores, uns mais importantes que outros.
    Desconhecia que estes motores davam problemas com válvulas, no entanto faz parte do instalador ter esse tipo de conhecimento, e não sugerir um kit de lubrificação de válvulas (antes pelo contrário), num motor que estou a saber que é problemático de valvulas já por si, parece-me uma falha grande.

Os percursos são basicamente os mesmos que os carros lá de casa (Clio é Fiesta ambos a GPL). AE e nacionais, os condutores habituais são pessoas com condução extremamente calma.

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    A malta tende a ter o depósito de gasolina sempre vazio, assim não há lubrificação adequada.
    O BRC que tenho no meu carro supostamente não injecta gasolina se tiver na reserva de gasolina. Nunca confirmei se é assim ou não.

De qualquer maneira, ter um problema num renault desses, com os seus problemas conhecidos mesmo a gasolina, e assumir que o do fiesta vai ter o mesmo problema, é um pouco exagerado.
    Desconhecia essa opção de não lubrificar válvulas com o depósito na reserva.

Não assumi que o Fiesta vai ter o mesmo problema, estou apenas a jogar pelo seguro.

Citação Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
    Lá vou eu a "correr" montar um kit no Fiesta cá de casa, visto que tem o mesmo sistema de lubrificação de válvulas a gasolina, por sua vez ineficaz, não vá o Diabo tecê-las.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Certo. Estou apenas a dizer que acho desnecessário. é outro motor, outra construção, etc.

Não sei por que valores arranjas, mas se é barato, força! mal nunca faz ;)

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

tenho 2 carros a gpl instalados no importador da brc, nenhum deles precisaria lubrificação segundo o o instalador mas eu fiz questão de instalar kit flashlube electronico...

Piloto de Testes FullThrottle's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    tenho 2 carros a gpl instalados no importador da brc, nenhum deles precisaria lubrificação segundo o o instalador mas eu fiz questão de instalar kit flashlube electronico...
    Quanto custou esse extra do flashlube electrónico?

Mesmo que seja garantido que não precisa lubrificação extra não faz mal nenhum colocar ou há alguns casos em que essa lubrificação extra vai ser prejudicial?

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Boas

Vamos lá mexer isto um pouco. Tenho um orçamento de 1250€ para um sistema gasoso e 1950€ para um liquido num dos instaladores com mais fama do país. Por um lado acho o gasoso "barato", pois o preço normal que eu saiba anda nos 1500€. Já o liquido, parece-me um pouco acima do normal. Já fiz as contas e monetariamente, no meu caso, o liquido só rende face ao gasoso ao fim de uns largos anos. No entanto, diz-se que os sistemas liquidos são ainda mais parecidos com o funcionamento normal a gasolina, não precisam de manutenção, são mais poupados e melhoram o binário do motor. Já para não falar da menor parafernália na zona do motor.
    Alguém que confirme isto?

Piloto de Troféu petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Como percebo pouco de GPL (até o que conduzia regularmente acaba por ser trocado por um diesel) e não vou ler as páginas todas para trás, além do que pesquisei na net me deixa algumas dúvidas, coloco aqui diretamente as questões:

Motor 1.0 tsi (grupo vw e de injeção direta) que tal a sua "relação com GPL?
    Motor 1.0 BoosterJet (Suzuki e também injeção direta) alguém sabe de alguma coisa?

Pondero a troca de carro durante este ano e, se um dia voltar a fazer muitos km's com carro pessoal quero apenas perceber se é possível estes dois pikenos motores poderem vir a ser convertidos sem problemas ou é para esquecer!

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

desconheço kit, há para o 1.0 125cv da ford

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Como percebo pouco de GPL (até o que conduzia regularmente acaba por ser trocado por um diesel) e não vou ler as páginas todas para trás, além do que pesquisei na net me deixa algumas dúvidas, coloco aqui diretamente as questões:

Motor 1.0 tsi (grupo vw e de injeção direta) que tal a sua "relação com GPL?
    Motor 1.0 BoosterJet (Suzuki e também injeção direta) alguém sabe de alguma coisa?

Pondero a troca de carro durante este ano e, se um dia voltar a fazer muitos km's com carro pessoal quero apenas perceber se é possível estes dois pikenos motores poderem vir a ser convertidos sem problemas ou é para esquecer!

Ora é possível ver que há conversões de carros de injecção directa.

O sistema é mais oneroso que o "convencional".

Já agora:

http://www.vialle.nl/en/

http://www.brc.it/

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

http://forum.autohoje.com/forum-gera...-portugal.html

Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Alguns veículos cobertos pelo kit LPDI da Vialle:

Audi A3 1.4 TSi 92kW

Audi A3 1.4 TSi 92kW

Seat LEON 1.4 TSi 92kW

Seat ALTEA 1.4 TSi 92kW

Seat ALTEA XL 1.4 TSi 92kW

Skoda OCTAVIA 1.4 TSi 90kW

Skoda Octavia 1.4 TSi 90kW

VW GOLF V 1.4 TSi 90kW

VW Golf 1.4 TSi 90kW
    VW GOLF V Plus 1.4 TSi 90kW

VW GOLF VI 1.4 TSi 90kW

VW Golf 1.4 TSi 90kW

VW PASSAT 1.4 TSi 90kW

VW SCIROCCO 1.4 TSi 90kW

http://ich-will-autogas.de/lpdikatalog.pdf

http://www.baldiegovoni.it/site/impi...e_diretta.html

Toca a poupar:

in: http://forum.autohoje.com/showthread...post1065927991

Data de Registo
    Aug 2005

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Boas

Vamos lá mexer isto um pouco. Tenho um orçamento de 1250€ para um sistema gasoso e 1950€ para um liquido num dos instaladores com mais fama do país. Por um lado acho o gasoso "barato", pois o preço normal que eu saiba anda nos 1500€. Já o liquido, parece-me um pouco acima do normal. Já fiz as contas e monetariamente, no meu caso, o liquido só rende face ao gasoso ao fim de uns largos anos. No entanto, diz-se que os sistemas liquidos são ainda mais parecidos com o funcionamento normal a gasolina, não precisam de manutenção, são mais poupados e melhoram o binário do motor. Já para não falar da menor parafernália na zona do motor.
    Alguém que confirme isto?
    Alguém não te informou como deve de ser!

O liquido não te melhora o binario do motor, perde menos que um gasoso e perde face à origem ;)

Também tem manutenção. Troca de filtro, verificar/actualizar software e verificar a instalação. O valor é o mesmo.

De resto, as vantagens da fase liquida são mais que obvias.
    Atenção às contas da diferença de consumo liquido/gasoso. Esses 700€ de diferença vão demorar bastante tempo a recuperar

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

explica aí melhor a diferença entre líquido e gasoso..
    sei de carros que a gasolina têm menos força.. medidos em banco de potência.. (kit liquido).

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Alguém não te informou como deve de ser!

O liquido não te melhora o binario do motor, perde menos que um gasoso e perde face à origem ;)

Também tem manutenção. Troca de filtro, verificar/actualizar software e verificar a instalação. O valor é o mesmo.

De resto, as vantagens da fase liquida são mais que obvias.
    Atenção às contas da diferença de consumo liquido/gasoso. Esses 700€ de diferença vão demorar bastante tempo a recuperar
    Pois, é que para a quilometragem que vou fazer, não é claro qual é a melhor opção. Precisava de saber a diferença média do consumo entre um sistema liquido e gasoso para decidir sem arrependimentos.

Piloto de Rallye Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Pois, é que para a quilometragem que vou fazer, não é claro qual é a melhor opção. Precisava de saber a diferença média do consumo entre um sistema liquido e gasoso para decidir sem arrependimentos.
    E quais as marcas dos dois kits, sabes dizer?

E que carro estamos a falar? Isto parece mera curiosidade mas não é. Repara que os aumentos de consumo são sempre percentuais, ou seja, num carro de motor humilde que gaste uns 6l/100 uma conversão vulgar que aumente 25% manda-se para os 7,5l... mas se for um motor mais generoso que gaste uns 12l... as contas já são outras. E os kits custam o mesmo.

Piloto de Testes now's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Numa altura que se começa a falar na proibição do diesel nas principais cidades europeias, o governo espanhol dá 2750€ no abate do carro velho e compra de um novo a GPL:

As you all probably know, autogas brings hefty savings at the pump, but in order to start making them you need to invest some money in the beginning. Unless you happen to live in Spain – a subsidy system has just been introduced there to encourage conversions.

Opel Meriva GLP
    Opels are among the cars available with LPG systems right from the showroom in Spain, in no small part thanks to the fact the German brand has a factory in Zaragoza

As part of the 2017 edition of the so-called Movea Plan, 1,5 million euros have been allocated to persuade motorists to ditch petrol and diesel in favour of the more affordable and cleaner LPG autogas. The overall sum may be impressive, but how much can a single person receive? Up to 2750 euros, apparently, which is quite a penny in its own right. In certain parts of Europe, like Poland, Ukraine or Blugaria, this kind of money would be sufficient for the conversion of as many as four non-demanding popular cars, in Spain it should be just fine to fit an LPG system in one vehicle. But that's the point after all, isn't it?
    However, to apply for the subsidy, in certain cases the motorists interested in participating in the scheme will have to scrap their old rides first and produce a confirmation of having done so to the dealer when shopping for a new, autogas-powered car. The dealer, having decided the bonus is applicable, will then sell the car with a discount and use the documents supplied by the customer to apply for a refund from the Movea Plan. The motorist won't have to do any more paperwork – instead they will be able to enjoy their new purchase and refuel at half the price right from day one.
    There are currently over 30 models of new LPG-powered cars to choose from in Spain. Interestingly, slashing fuel bills by half isn't the only advantage you get – other perks include being able to access city centres at all times wihtout limitations and spending less on parking fares, at least in Madrid and Barcelona. While the subsidy only applies to new cars, the other benefits are available to anyone driving an LPG-powered vehicle as long as the vehicle qualifies to receive the ECO label issued by the DGT (General Traffic Directorate). That's how you support a budding autogas market! Way to go!

Fonte: http://gazeo.com/up-to-date/news/201...icle,9899.html

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Vai ser uma chatisse para os amantes fumarentos.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Mas um alívio para quem tem que gramar as respectivas nuvens.

Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Pergunto, porque é que em Portugal não se toma a mesma decisão?
    Além que deviam obrigar os táxis(novos) andarem a GPL ou gás natural ou serem híbridos a gasolina.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

E quais as marcas dos dois kits, sabes dizer?

E que carro estamos a falar? Isto parece mera curiosidade mas não é. Repara que os aumentos de consumo são sempre percentuais, ou seja, num carro de motor humilde que gaste uns 6l/100 uma conversão vulgar que aumente 25% manda-se para os 7,5l... mas se for um motor mais generoso que gaste uns 12l... as contas já são outras. E os kits custam o mesmo.
    Peço desculpa por actualizar só agora a questão. Acabei por arranjar um kit liquido por apenas mais 300€ que o gasoso e dissiparam-se todas as dúvidas. Não quero outra coisa. E quase que não custa abastecer. Não tenho de ficar numa fila e os mostradores dos litros e do preço inverteram-se.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por now Ver Post
    Pergunto, porque é que em Portugal não se toma a mesma decisão?
    Além que deviam obrigar os táxis(novos) andarem a GPL ou gás natural ou serem híbridos a gasolina.
    Já ouvi falar disso nas noticias.

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Olá pessoal, cumprimentos a todos.

O Fábio e o Now têm "acompanhado" uma situação que ando a vivenciar numa Civic Aerodeck de 1999 1.4 convertida a GPL. Já fiz menção ao caso no DB, mas acho que por aqui acabo por ter mais visibilidade.

Comecei a andar com a carrinha diariamente, e notei que o ralenti estava incerto, levando por vezes a carrinha a desligar-se quando pisava a embraiagem. Lembrei-me de ir ver o doseador do lubrificante (marca Morey's) e estava fechado. Acertei-lhe a cadência na semana passada e o ralenti normalizou de imediato. Na altura o Fábio colocou a hipótese de ter uma entrada de ar no sistema de lubrificação, que teria ficado colmatada com a passagem do lubrificante.

Hoje fui verificar o doseador, e já não corria nada outra vez, apesar do ralenti estar certinho. Abri o parafuso e nada. Neste momento não corre mesmo nada. Reparei que a união do tubo que leva o lubrificante às válvulas, está gretado, o que pode ir de encontro à hipótese que o Fábio levantou.

A questão é como é que eu vou limpar o doseador, ou sequer se é trabalho para eu fazer. Agradeço a ajuda de quem souber.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Lembro-me da tua carrinha mas não tenho acompanhado o DB, diz-me só uma coisa: esteve algum tempo parada? Ou sendo mais concreto, quanto tempo tem esse lubrificante no depósito?

Acontece às vezes é o lubrificante perder as propriedades se estiver muito tempo "aberto". Ou seja, imagina que colocas o lubrificante no depósito respectivo, se o carro for encostado muito tempo ele pode tornar-se mais viscoso e como tal não consegue ter a cadência normal.

Esta dica pouco tem a ver com a solução da limpeza do sistema, mas pode evitar problemas futuros. Se for o caso, claro.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Olá pessoal, cumprimentos a todos.

O Fábio e o Now têm "acompanhado" uma situação que ando a vivenciar numa Civic Aerodeck de 1999 1.4 convertida a GPL. Já fiz menção ao caso no DB, mas acho que por aqui acabo por ter mais visibilidade.

Comecei a andar com a carrinha diariamente, e notei que o ralenti estava incerto, levando por vezes a carrinha a desligar-se quando pisava a embraiagem. Lembrei-me de ir ver o doseador do lubrificante (marca Morey's) e estava fechado. Acertei-lhe a cadência na semana passada e o ralenti normalizou de imediato. Na altura o Fábio colocou a hipótese de ter uma entrada de ar no sistema de lubrificação, que teria ficado colmatada com a passagem do lubrificante.

Hoje fui verificar o doseador, e já não corria nada outra vez, apesar do ralenti estar certinho. Abri o parafuso e nada. Neste momento não corre mesmo nada. Reparei que a união do tubo que leva o lubrificante às válvulas, está gretado, o que pode ir de encontro à hipótese que o Fábio levantou.

A questão é como é que eu vou limpar o doseador, ou sequer se é trabalho para eu fazer. Agradeço a ajuda de quem souber.
    Meti mãos à obra, e retirei o doseador, mas nem o consegui abrir, ou por ter a parte de cima colada à de baixo, ou calcinada. Seja como for, soprei pela outra extremidade, mas não devo ter feito grande coisa. O certo é que o coloquei e ficou a funcionar. Acertei a cadência para 1 gota/10 segundos e daqui a 1 semana volto a verificar.

O depósito do lubrificante é de 1 L e ainda está a meio. Quando comprámos a carrinha, à 30 mil kms, estava quase cheio, o que me dá a sensação que deve ter andado alguns milhares de kms sem gastar lubrificante...na zona do tubo fissurado, selei com uma fita elástica preta.
    Última edição por Ecoflex : 08-10-17 às 19:47:27

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Lembro-me da tua carrinha mas não tenho acompanhado o DB, diz-me só uma coisa: esteve algum tempo parada? Ou sendo mais concreto, quanto tempo tem esse lubrificante no depósito?

Acontece às vezes é o lubrificante perder as propriedades se estiver muito tempo "aberto". Ou seja, imagina que colocas o lubrificante no depósito respectivo, se o carro for encostado muito tempo ele pode tornar-se mais viscoso e como tal não consegue ter a cadência normal.

Esta dica pouco tem a ver com a solução da limpeza do sistema, mas pode evitar problemas futuros. Se for o caso, claro.
    A carrinha costuma estar parada muito tempo durante o ano. É usada na Páscoa, Agosto e Natal. Fica, mais ou menos, 3 meses parada de cada vez. Só esporadicamente é que ando nela.

Em relação ao lubrificante, deve ter cerca de 4 anos, mas ainda agora quando estava a afinar, corria bem se abríssemos o parafuso. À bocado é que não corria nada.

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Meti mãos à obra, e retirei o doseador, mas nem o consegui abrir, ou por ter a parte de cima colada à de baixo, ou calcinada. Seja como for, soprei pela outra extremidade, mas não devo ter feito grande coisa. O certo é que o coloquei e ficou a funcionar. Acertei a cadência para 1 gota/10 segundos e daqui a 1 semana volto a verificar.

O depósito do lubrificante é de 1 L e ainda está a meio. Quando comprámos a carrinha, à 30 mil kms, estava quase cheio, o que me dá a sensação que deve ter andado alguns milhares de kms sem gastar lubrificante...na zona do tubo fissurado, selei com uma fita elástica preta.
    Se em 30.000km só gastaste meio litro, a única explicação é ter andado possivelmente mais de 50% dos km sem dosear lubrificante e pelo que sei, os hondas tem as válvulas macias pelo que precisam obrigatoriamente de lubrificação de válvulas.

Fizeste bem em tapar a fissura, o ideal era resolver a mesma cortando o tubo (caso ainda tenhas espaço de manobra e possa ficar mais curto) ou então substituir o mesmo. Isso vai fazer com que entre ar pela fissura e deixe de entrar o lubrificante. Vai acontecer o deseador desafinar mais depressa e poderá tambem voltar a aparecer o problema do relanti errático (poderá até ser outro problema mas esperemos que não).

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
    Se em 30.000km só gastaste meio litro, a única explicação é ter andado possivelmente mais de 50% dos km sem dosear lubrificante e pelo que sei, os hondas tem as válvulas macias pelo que precisam obrigatoriamente de lubrificação de válvulas.

Fizeste bem em tapar a fissura, o ideal era resolver a mesma cortando o tubo (caso ainda tenhas espaço de manobra e possa ficar mais curto) ou então substituir o mesmo. Isso vai fazer com que entre ar pela fissura e deixe de entrar o lubrificante. Vai acontecer o deseador desafinar mais depressa e poderá tambem voltar a aparecer o problema do relanti errático (poderá até ser outro problema mas esperemos que não).
    Exactamente a minha opinião em relação aos 2 temas. As fissuras são mesmo só na união, e deve dar para cortar esse bocado. Para já vamos ver como corre.

Obrigado a ambos.

Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

A carrinha costuma estar parada muito tempo durante o ano. É usada na Páscoa, Agosto e Natal. Fica, mais ou menos, 3 meses parada de cada vez. Só esporadicamente é que ando nela.

Em relação ao lubrificante, deve ter cerca de 4 anos, mas ainda agora quando estava a afinar, corria bem se abríssemos o parafuso. À bocado é que não corria nada.
    Se não correr ou vires que o lubrificante ficou demasiado "grosso", podes sempre colocar um pouco de gasolina para óleo ficar um pouco mais líquido. 4 anos é demasiado tempo.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por now Ver Post
    Se não correr ou vires que o lubrificante ficou demasiado "grosso", podes sempre colocar um pouco de gasolina para óleo ficar um pouco mais líquido. 4 anos é demasiado tempo.
    Ou isso ou comprar um novo

Obrigado pela ajuda.

P.S. Fábio, envia-me sff uma MP com a indicação onde compras o lubrificante ERC?

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Pois, a ideia que queria transmitir era essa mesmo. Esse lubrificante já foi...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.