tudo o que queria saber sobre GPL - Página 3
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Título: tudo o que queria saber sobre GPL

  1. #61
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por nrsoftware

    Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
    Será compativel?

    Abraço.
    Com tta csa acabei por n te responder.

    1º O q tas a perguntar, isso é proibido por lei, punivel com multa, extremamente perigoso.
    2º A garrafa de propano está se cheia, a 8bar, se tiveres o teu reservatorio vazio, tens uma pressao mto inferior. vais conseguir encher até as pressoes se igualarem.

    3º N deves ganhar nada c isso, mas amanha confirmo.


  2. #62
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    Por Defeito

    O que sei sobre o GPL é apenas por ser utilizador e por ter apanhado durante a utilização duas fases do desenvolvimento do GPL em Portugal e ter dois carros de tecnologias bem diferentes, portanto acho que é sempre bem vindo quem saiba mais do assunto e esteja na disposição de explicar, pois a desinformação sobre o GPL é muito grande.

    Atesto o carro três vezes por semana e noto diferenças de consumos conforme as bombas onde faço o abastecimento, pelo que não me custa admitir que o GPL seja diferente de umas para as outras. Não são diferenças grandes, e no caso mais extremo cheguei a ter mais 30Km de autonomia.

    Não sei se é verdade mas li algures que a BP variava a proporção propano/butano consoante a altura do ano.

    O instalador que referi, foi proibido de abastecer carros do modo como fazia, não sei se foi multado, se a legislação entretanto mudou, já foi há muitos anos, não me lembro.


  3. #63
    Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LM



    Não sei se é verdade mas li algures que a BP variava a proporção propano/butano consoante a altura do ano.

    E é verdade, mas n é só a BP q faz, A Galp no inverno tbem varia as quantidades para favorecer a vaporização. Mtas vezes, isso até uma decisão comercial pq se têm mais de butano ou de propano, e pq dá mais jeito gastar reservas de um ou de outro.

    N se esqueçam q a qualidade do gás, embora respeite sempre a lei, nem sempre tem a mesma qualidade, até pq depende da rama de petróleo de onde veio.

    N quero armar-me em como percebo mto disto, aliás n tenho nada a ver com GPL-Auto, mas trabalho tdos os dias com GPL, e estudei mto sobre gas, por isso apenas tentei dar uma pequena ajuda tentando explicar o pq da mistura.

  4. #64
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    Por Defeito

    Muitas vezes nas opiniões que aparecem por aqui, um dos defeitos apontados ao GPL é a perda de potência.

    No meu caso e neste último carro, notei precisamente o contrário, dentro da cidade foi onde a diferença foi mais notória, acho que o carro ficou a responder com mais agilidade. Na estrada acho aque está igual ao que estava a gasolina.

    Possivelmente isso deve-se à potencia de explosão do GPL ser semelhante à gasolina de 100 octanas, será?

  5. #65
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    Por acaso n sei o indice de octanas do GPL, mas posso tentar descobrir!
    O poder calorifico do propano é é apenas um pco superior ao da gasolina, creio eu mas agora n estou a conseguir confirmar.
    Normalmente a perda de potência n estava relacionada ca dificuldade em conseguir uma correcta mistura?
    Essa dificuldade n foi ultrapassada com os sistemas modernos?
    Aqueles para usar com carburador é que eram piores não eram?
    Pessoal instalador, querem explicar?

  6. #66
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    No primeiro carro que tive a GPL a mistura era comandada no vaporizador. Era montado uma peça em forma de anel entre o filtro do ar e o carburador e o ar aspirado pelo motor é que "transportava" o GPL injectado por esse anel. Portanto essa combinação ar/GPL é que mandava no desempenho do carro.

    Neste carro que tenho hoje, o sistema é bem diferente. Foram montados 4 injectores no colector de admissão, que são comandados por uma centralina própria que comanda toda a operação. Estes injectores coexistem com os injectores da gasolina e não altera em nada o funcionamento do carro a gasolina.

  7. #67
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    Esse é o sistema mais caro n é? É o sequencial, q basicamente é um sistema de injecçao igual ao de gasolina.
    Os antigos q tinham esse vaporizador sao os q se tinham q afinar tipo fogao, a distancia do injector ao carburador era um dos parametros de afinaçao.

  8. #68
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    Ambos têm vaporizador, o kit aspirado que ainda existe hoje custa a preços médios €500. No entanto já existe um aspirado mas comandado por centralina e é uma solução mais perfeita para carros com carburador.

    No primeiro carro que tive a afinação era num parafuso do vaporizador que regulava a entrada de gás no carburador. Agora continua a ser um vaporizador mas mais sofisticado.

    O de injecção sequencial custou-me €1700. tem um funcionamento semelhante ao de origem do carro. Não sei se noutros carros acontece o mesmo, no meu não noto a diferença da passagem de gasolina pra GPL.

    Quando ligo ele começa a trabalhar a gasolina, quando está frio demora aí uns 500 metros para mudar para GPL e essa mudança é imperceptível, só se nota na mudança de luzes no comutador de combustível.

  9. #69
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    Acho estranho pq n há mais pessoas a transformarem para GPL!
    N percebo do q é q estão à espera!

  10. #70
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    Por Defeito

    Quem anda muito normalmente tem um carro a diesel. Muitos dos que têm carros a gasolina têm medo do gás, outros não fazem km suficientes para compensar, outros acham que é uma pena transformar os carros, pois são novos. Há uma grande variedade de motivos e desinformação.

    Pessoalmente acho que os carros devem ser transformados logo que acabe a garantia, pois quanto mais recente for o carro mais facil será a adaptação ao novo combustível e pode tirar mais partido da maior longevidade do motor originada pelo funcionamento a GPL.

  11. #71
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    Por Defeito GPL

    (ESTUPIDO, ESTUPIDO, ESTUPIDO, três vezes estupido, obviamente não estava a falar de GPS, mas sim de GPL!!)

    Boas,

    O meu cunhado está a pensar em colocar GPL no carro e lembrei-me de vir aqui, ao muy digno fórum da Autohoje, perguntar opiniões de pessoas que: 1) já tenham efectuado semelhante operação para o mesmo modelo de carro 2) que tenham tido boas/más experiências com alguma oficina na àrea da grande Lisboa, de modo a eu poder encaminhá-lo para uma que seja de confiança.

    Preços também seriam bem vindos mas não queria estar a abusar da v/boa vontade pelo que deixo ao critério de cada um.

    Ah, o carro é um Peugeot 406, 1800cc.

    saudações automóveis

  12. #72
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    Por Defeito

    Já à cerca de 3.637.975 tópicos sobre GPL, é só procurares.
    E há também um fórum sobre GPL.

    www.autogas.co.pt

  13. #73
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por XlPower

    Já à cerca de 3.637.975 tópicos sobre GPL, é só procurares.
    E há também um fórum sobre GPL.

    www.autogas.co.pt
    Imensas desculpas por ter aberto o 3.637.976 tópico sobre GPL [:I]

    Podem fechar o tópico.

  14. #74
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    Por Defeito

    Antes que fechem o tópico peça orçamento à Gruber. www.gruber.pt

    Têm um técnico muito bom que estava numa conceituada firma do ramo e que se mudou para a Gruber há pouco tempo. Foi ele que modificou os meus carros e o trabalho ficou muito bem feito.

    A firma é na zona industrial de Corroios.

    O meu carro é um 1600cc com 102cv e foi 1700€. Nesta nova firma não sei o preço.

    Já agora quantos km tem o carro

  15. #75
    Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

    citação:Originalmente colocada por nrsoftware

    Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
    Será compativel?

    Abraço.
    Com tta csa acabei por n te responder.

    1º O q tas a perguntar, isso é proibido por lei, punivel com multa, extremamente perigoso.
    2º A garrafa de propano está se cheia, a 8bar, se tiveres o teu reservatorio vazio, tens uma pressao mto inferior. vais conseguir encher até as pressoes se igualarem.

    3º N deves ganhar nada c isso, mas amanha confirmo.
    Tal como prometi:

    Embora te volte a repetir q o q queres fazer é ilegal, é provavel q poupes dinheiro, por uma razao mto simples.

    As garrafas para consumo domestico pagam 7 €/ton de ISP, e as de fase liquida (empilhadores e pó GPL-AUTO é o mesmo) pagam 103 €/ ton

    Alguém consehue perceber?
    É o incentivo do estado a usar combustiveis mais limpos. [8]

  16. #76
    imported_hard
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    Por Defeito

    Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
    E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.


  17. #77
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por hard

    Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
    E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

    Os dados são da Apetro
    Mas pera q ja te confirmo

  18. #78
    imported_pedrot16
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    Por Defeito

    podes, não é tão bom mas anda (experiencia propria)

  19. #79
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

    citação:Originalmente colocada por hard

    Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
    E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

    Os dados são da Apetro
    Mas pera q ja te confirmo
    Dados confirmadissimos
    GPL-AUTO 104 €/ton
    GPL Domestico 7,5€/ton

  20. #80
    imported_hard
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    Por Defeito

    Como é que é feita a cobrança do imposto, o mesmo camião descarrega para domestico e para os postos.

    E sendo assim ainda é pior porque com com o imposto muito mais alto 0,05€ por litro contra 0,004€ por litro do de botija e a diferença é de 0,18€ por litro a favor do gpl auto grandes ladrões (botija 0,77 gpl 0,59)

  21. #81
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por hard

    Como é que é feita a cobrança do imposto, o mesmo camião descarrega para domestico e para os postos.

    E sendo assim ainda é pior porque com com o imposto muito mais alto 0,05€ por litro contra 0,004€ por litro do de botija e a diferença é de 0,18€ por litro a favor do gpl auto grandes ladrões (botija 0,77 gpl 0,59)
    Concordo q o gás tá caro, tbem o pago.
    Mas tou c um pco de duvidas da maneira cmo fizeste os calculos ao transformares os kg para Litros. Q base fizeste para a conversão?
    Já saí do trabalho e agra n tenho aqui os elementos prá conversão, mas vou ver se faço pa ver se concordo ctgo.
    E já agra n te esqueças, q os custos de distribuiçao das garrafas sao mto maiores.

  22. #82
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    Por Defeito GPL -> Obrigatório ter aviso na traseira?

    Boas ppl,

    Como todos devem saber, em Portugal todos ( ou quase todos) os veículos a GPL, estao identificados devidamente na sua traseira. Aqui no UK, há bastantes carros a GPL e até hoje nunca vi nenhum identificando se como GPL! Em Portugal é obrigatório a identificacao?

    P.S -> Sem I.D., muitos poderiam manter o status :D :D

  23. #83
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    Por Defeito

    yep, do lado esquerdo em baixo no choques!

    se nao fosse o distico conheço pelo menos 5 pessoas que metiam.......mas uma tem um 75 2.0, outro um MR2 , um impreza, um ctr e o outro tem um polo gti

    nao curtem o tóclante......eu tbem nao curto, mas ce la vie

  24. #84
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

    yep, do lado esquerdo em baixo no choques!

    se nao fosse o distico conheço pelo menos 5 pessoas que metiam.......mas uma tem um 75 2.0, outro um MR2 , um impreza, um ctr e o outro tem um polo gti

    nao curtem o tóclante......eu tbem nao curto, mas ce la vie
    Sabes qual é a legislação?;)

    É que vou meter o meu 306 a GPL e dá sempre jeito saber.

  25. #85
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    E vai mais um q n anda de volvo c 200cv pq n curte o autocolante e o "estacionamento".

  26. #86
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    Por Defeito

    Sim é obrigatório, se não fosse o autocolante...andavam por aí muitos mais carros a GPL! E andam por aí alguns sem ele, não é 'in' ter um autocolante, porque gpl é pros pobres.

    Eu pessoalmente não me preocupo mt com isso, carro verde..tócolante azul, belo contraste ;)

  27. #87
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    ouvi falar que a partir de 2007 o distico vai passar a ser no parabrisas, um pequeno dístico.

  28. #88
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    C@guei para o distico e para o rótulo de pobre... Quando acabar a garantia do bicho leva com gás...

  29. #89
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  30. #90
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    Por Defeito

    daqui a três anos quando acabar a garantia do meu hybrid, se já houver gaz natural para automoveis em portugal, até sou gajo para colocar. na minha opinião o gpl é uma incerteza pois é um derivado do petroleo enquanto todos os paises estão a apostar no gaz natural, só portugal.............

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