tudo o que queria saber sobre GPL - Página 2
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Título: tudo o que queria saber sobre GPL

  1. #31
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por cmax

    No rio sul shopping, aconteceu-me uma situação caricata, só me deu vontade de mandar a placa abaixo. Tem parque subterraneo mas com 2 laterais ao nivel do chão e abertas, e tem 1 andar completamente ao ar livre... mas... tem a porcaria da placa logo à entrada, entrada essa que também dá acesso ao piso ao ar livre.

    A primeira vez que lá fui andei feito parvo à procura da entrada para o piso ao ar livre, pensando eu, os gaijos não são assim tão burros, se tá a placa aqui, é porque esta entrada é só para o parque subterraneo... mas afinal... são BURROS até dizer chega...
    O parque GPL é ao lado das cargas e descargas... sim lá bem atrás junto aquelas ruinas...


  2. #32
    Piloto de Testes Filas's Avatar
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    Por Defeito

    Espero que a lei mude, quando trocar de carro, vai ser um a GPL!

    Só espero que os preços não aumentem muito.

    Além disso, é um cobustível muit mais limpo e amigo do ambiente!

    Um abraço, by Filas

  3. #33
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    Por Defeito Questão GPL.

    Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
    Será compativel?

    Abraço.

  4. #34
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    Por Defeito

    O gás é diferente

  5. #35
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    Se for das bilhas azuis pode.

  6. #36
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    qual é a diferença entre as azuais e ar brancas?

  7. #37
    imported_bizarro
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    butano e propano.. penso eu de que..

  8. #38
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    um é butano(dois atomos de carbono/6 de hidrogenio) o outro é propano(tres atomos de carbono/8 de hidrogenio)acho eu

  9. #39
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    citação:Originalmente colocada por bizarro


    butano e propano.. penso eu de que..

    É isso. Propano vem nas garrafas azuis.

  10. #40
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    ja agora qual deles fica mais caro? se o dos auto for mais barato sempre se podia ligar ao esquentador

  11. #41
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    Leva um garrafão de plástico vazio enche de gás na bomba e trás pra casa:D:D:D

  12. #42
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    citação:Originalmente colocada por orlando-n

    Leva um garrafão de plástico vazio enche de gás na bomba e trás pra casa:D:D:D
    o garrafão "vazio" já lá leva um gás

  13. #43
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    Teoricamente o GPL auto é uma mistura de Propano e Butano, mas como não há legislação em Portugal que obrigue à mistura e à sua proporção, muitas vezes é só propano.

    A mistura ideal seria 75% de propano e 25% de butano.

  14. #44
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    citação:Originalmente colocada por nrsoftware

    Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
    Será compativel?

    Abraço.
    Ía responder-te à PM, mas como colocaste o tópico, respondo por aqui.

    Sim ou não.

    Se tiveres uma bomba para manter a pressão existente na bilha tradicional, podes passar para o depósito de GPL, caso contrário, não consegues.

    O gás está sob pressão, não é como a gasolina que está à pressão atmosféria e é só verter para dentro do depósito.


  15. #45
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    citação:Originalmente colocada por LM

    Teoricamente o GPL auto é uma mistura de Propano e Butano, mas como não há legislação em Portugal que obrigue à mistura e à sua proporção, muitas vezes é só propano.

    A mistura ideal seria 75% de propano e 25% de butano.
    Já agora, se souberes porquê, explica, que é interessante saber.

  16. #46
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    Segundo testes que foram feitos na Holanda com várias proporções de propano e butano chegou-se à conclusão que a combinação de 30% de butano e 70% de propano dava a maior vantagem em Km e performance em quase 12% em relação ao propano puro e não 25/75 como eu escrevi no post anterior.

    Há países em que este valor é imposto por lei e apesar da tabela a seguir ser dos anos 80 dá uma ideia da variedade. Em Portugal tanto se pode encher um depósito numa bomba com mistura, como a seguir encher noutra bomba só propano.


    Country Propane Butane

    Austria 50 50

    Belgium 50 50

    Denmark 50 50

    France 35 65

    Greece 20 80

    Ireland 100 _

    Italy 25 75

    Netherlands 50 50

    Spain 30 70

    Sweden 95 5

    Un.Kingdom 100 _

    Germany 90 10

  17. #47
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    citação:Originalmente colocada por Braz

    citação:Originalmente colocada por nrsoftware

    Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
    Será compativel?

    Abraço.
    Ía responder-te à PM, mas como colocaste o tópico, respondo por aqui.

    Sim ou não.

    Se tiveres uma bomba para manter a pressão existente na bilha tradicional, podes passar para o depósito de GPL, caso contrário, não consegues.

    O gás está sob pressão, não é como a gasolina que está à pressão atmosféria e é só verter para dentro do depósito.

    Não é de maneira prática como funciona nos fuhões de casa ter um click ligado a um tubo com uma anilha e no fim do tubo ter tipo uma agulheta de enchimento de bolas, assim será possivel?.

  18. #48
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    aqui esta um video de um senhor a meter o motor a trabalhar com uma botija
    http://video.google.com/videoplay?do...49944477077608
    ok é o motor de um tanque mas o principio deve ser o mesmo

  19. #49
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    No primeiro carro que tive a GPL há uns anos, abasteci muitas vezes no instalador pois ficava perto de casa e eles usavam bilhas grandes de propano. Colocavam a bilha invertida sobre uma balança, pesavam, faziam a transfega com uma bomba eléctrica para o carro, pesava-se novamente a bilha e a diferença é que indicava o preço.

  20. #50
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    essa bom de transferir gas é cara ou barata?

  21. #51
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    Já foi há uns bons 10 anos, não me lembro bem, acho que era uma vulgar bomba. O gás é liquido portanto não deveria ser nada de especial. Acho que qualquer instalador poderá dar uma opinião mais correcta sobre o assunto.

    Eles podiam fazer essa operação para testarem as montagens, e aproveitavam para ganhar mais algum. Depois isso foi proibido e passaram a ter mesmo bombas normais de abastecimento.

  22. #52
    Piloto Veterano Braz's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por LM

    Já foi há uns bons 10 anos, não me lembro bem, acho que era uma vulgar bomba. O gás é liquido portanto não deveria ser nada de especial. Acho que qualquer instalador poderá dar uma opinião mais correcta sobre o assunto.

    Eles podiam fazer essa operação para testarem as montagens, e aproveitavam para ganhar mais algum. Depois isso foi proibido e passaram a ter mesmo bombas normais de abastecimento.
    O gás é líquido se estiver à pressão, caso contrário o gás é gasoso...

  23. #53
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    O gás dentro da bilha está liquido, dentro do depósito do carro também está no estado liquido portanto a transfega será feita como liquido, acho eu.

  24. #54
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    Essas botijas a unidade de medida é o kg certo?

    Como se passa de kg para litro?

    É que os depositos dos carros de GPL ouve se falar em litros.

  25. #55
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    citação:Originalmente colocada por miguel santos

    um é butano(dois atomos de carbono/6 de hidrogenio) o outro é propano(tres atomos de carbono/8 de hidrogenio)acho eu
    O butano são 4 de carbono e 10 de hidrogénio...(não tem importância nenhuma na questão, eu sei:D, é só pra ficar científicamente correcto:D)

  26. #56
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    O Braz deve ter o material.

  27. #57
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    citação:Originalmente colocada por LM

    Segundo testes que foram feitos na Holanda com várias proporções de propano e butano chegou-se à conclusão que a combinação de 30% de butano e 70% de propano dava a maior vantagem em Km e performance em quase 12% em relação ao propano puro e não 25/75 como eu escrevi no post anterior.

    Há países em que este valor é imposto por lei e apesar da tabela a seguir ser dos anos 80 dá uma ideia da variedade. Em Portugal tanto se pode encher um depósito numa bomba com mistura, como a seguir encher noutra bomba só propano.


    Country Propane Butane

    Austria 50 50

    Belgium 50 50

    Denmark 50 50

    France 35 65

    Greece 20 80

    Ireland 100 _

    Italy 25 75

    Netherlands 50 50

    Spain 30 70

    Sweden 95 5

    Un.Kingdom 100 _

    Germany 90 10
    Os tipo são engraçados. Eles é que fazem os testes, descobrem o valor ideal e depois não o implementam :D

  28. #58
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    Dcpa dizer-te isto LM, mas o instalador q fazia isso devia ser preso.
    Ele sabe bem q n o pode fazer, e q está a ir contra todas as regras de segurança.

    Qto À questão da mistura, quem disse q n há legislação equivocou-se. A legislação existe, mas só regula o minimo de propano, q aliás é o lógico. Acaba por ser na maioria das vezes só propano por uma razao simples, as cisternas que abastecem os postos são as que abastecem os clientes de granel de propano, logo aproveita-se a cisterna e enche-se também os postos de GPL-AUTO.

    Qto a outros países ser mistura, tenho a impressão q n tens acesso à informação toda, em muitos dos países em q falaste a mistura a que te referiste também é válida para as garrafas, e presumo q seja a elas q essas regras estao ligadas.

    Por último, porquê butano misturado com propano, existe um fenómeno fisico chamado de vaporização, q é qdo uma substância passa do estado liquido ao gasoso. Todos os gases de GPL, tal como foi referido, estão armazenados na fase líquida, por uma razao mto simples q se quiserem tbem posso explicar mas julgo n ser importante, ora os 2 gases estão sempre à pressão para estarem na fase liquida pois à pressão atmosférica estariam sempre na fase gasosa, a pressao para o butano é mto inferior ao do propano, mas o PROBLEMA está todo na vaporização, o butano precisa de estar a pelo menos 0ºc para se conseguir vaporizar, e o propano só precisa de -40ºc. o que quer dizer que só tivessemos butano nos carros, em paises bem mais frios q o nosso, até o deposito no interior do carro, poderia chegar a uma temp inferior a zero, logo o butano n íria vaporizar, e chapéu o carro n andava.
    Portanto ter mais propano é uma vantagem e n uma desvantagem, se quiserem fazer mais alguma pergunta, se eu souber tento ajudar.
    Gás é cmgo

  29. #59
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    Quem fez os testes foi uma firma privada http://www.iwemaenterprise.nl/LPG_quality.htm

  30. #60
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LM

    Quem fez os testes foi uma firma privada http://www.iwemaenterprise.nl/LPG_quality.htm
    E explica algumas csas mto bem.
    Tal cmo lá referem o cliente só fica a perder pq perde autonomia, pq cmo o propano precisa de + pressão, e assim fica com menos gás no reservatório. Tal como acontece nas garrafas de gás, as garrafas pequenas, em butano (às x mistura) levam 13 kg, em propano levam 12 ou 11 kg (agora estou na duvida, já sao tantos páises q dps perco-me).[8]

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