Tópico das "vítimas" do volante motor bimassa - operação realizada! - Página 4
 Rede MPL:
Página 4 de 21 PrimeiraPrimeira ... 34514 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 604

Título: Tópico das "vítimas" do volante motor bimassa - operação realizada!

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Bimassas, filtros de partículas, turbos, injectores xpto, ... que belas dores de cabeça que dão aos infelizes proprietários.
    tambem tornam os carros mais eficientes e mais agradáveis de utilizar.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Boas,

Infelizmente também vou ter que trocar o volante+embraiagem no meu Seat Leon
    Tenho orçamentos que vao desde 925 até 1250 E
    O meu é o 2.0 TDI 140 cv de 2006, tem 115.000 Km, alguém me aconselha alguma marca especifica?

Conhecem alguma oficina especializada nestas intervenções? Zona do Porto ou Braga.

Obrigado.

Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

O meu volante de motor também é bi-massa, aos 180.000 kms precisei de meter uma embraiagem e mandei rectificar o volante de motor, custou 24 euros e ficou impecável

Piloto de Rallye Baiones's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Agora aos 250k finalmente la me convenci que era altura de trocar o bimassa que ja dava sinais ha alguns milhares de kms.

Aproveitei e mandei vir um monomassa para colocar.

É uma 156 JTD 8v, o kit veio de UK custando metade do que comprando o bi-massa, volante+embraeagem+prensa+rolamento.

Quando me chegou o kit notou-se logo de caras uma coisa: o volante monomassa pesa muito menos do que o bimassa original.

O monomassa não é mais que um volante de um GTA maquinado para encaixar na cambota dos JTDs .

Ao ralenti ganhei barulho parasita na caixa de velocidades, quase semelhante a um rolamento lixado, mas parece que nestas mudanças é coisa esperada.

Com a diferença grande de peso a menos notei que por exemplo já não consigo andar em 5ª ás 1200/1500 RPMs, mas por outro lado sobe de rotação mais rápido, está um bocadinho mais soltinho!

Embora de uma maneira geral não tenha notado nada a nivel de consumos, ha uma coisa que me intriga:

- Em andamento normal ENs / AEs o consumo manteve-se

- Com muito para-arranca o consumo dispara, e onde antes fazia 6,5/7 agora chega-se a fazer 8,5/9
    ( estou a falar de muito para-arranca, mesmo muitas situações de transito parado )

Para mim não faz muita lógica, o reduzido peso do volante do motor deveria ter-me subido os consumos em AE, mas não em para-arranca intenso, afinal de contas o motor tem de vencer "menos peso/inércia" para arrancar de parado, e em AE não tem lá o peso para "dar balanço".

O que é que (me) está aqui a falhar?
    Última edição por Baiones : 10-01-14 às 11:15:33

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Curiosidade, quanto de ficou esse monomassa?

Piloto de Testes Farang's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Cuidado com alguns kits de conversão que estão a ser vendidos online(e não só) de qualidade muito duvidosa

Eu vou comprar um kit de conversão para o meu Passat mas é Valeo, com dupla mola, etc

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
    Agora aos 150k finalmente la me convenci que era altura de trocar o bimassa que ja dava sinais ha alguns milhares de kms.

Aproveitei e mandei vir um monomassa para colocar.

É uma 156 JTD 8v, o kit veio de UK custando metade do que comprando o bi-massa, volante+embraeagem+prensa+rolamento.

Quando me chegou o kit notou-se logo de caras uma coisa: o volante monomassa pesa muito menos do que o bimassa original.

O monomassa não é mais que um volante de um GTA maquinado para encaixar na cambota dos JTDs .

Ao ralenti ganhei barulho parasita na caixa de velocidades, quase semelhante a um rolamento lixado, mas parece que nestas mudanças é coisa esperada.

Com a diferença grande de peso a menos notei que por exemplo já não consigo andar em 5ª ás 1200/1500 RPMs, mas por outro lado sobe de rotação mais rápido, está um bocadinho mais soltinho!

Embora de uma maneira geral não tenha notado nada a nivel de consumos, ha uma coisa que me intriga:

- Em andamento normal ENs / AEs o consumo manteve-se

- Com muito para-arranca o consumo dispara, e onde antes fazia 6,5/7 agora chega-se a fazer 8,5/9
    ( estou a falar de muito para-arranca, mesmo muitas situações de transito parado )

Para mim não faz muita lógica, o reduzido peso do volante do motor deveria ter-me subido os consumos em AE, mas não em para-arranca intenso, afinal de contas o motor tem de vencer "menos peso/inércia" para arrancar de parado, e em AE não tem lá o peso para "dar balanço".

O que é que (me) está aqui a falhar?
    Atenção que o consumo em situações dessas varia muito. É muito dificil comparar dois dias de tráfego denso. Apesar de nos parecer igual, a densidade do trânsito pode ser muito diferente. Deves fazer a média mais vezes e depois ver se da facto há diferença.

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Atenção que o consumo em situações dessas varia muito. É muito dificil comparar dois dias de tráfego denso. Apesar de nos parecer igual, a densidade do trânsito pode ser muito diferente. Deves fazer a média mais vezes e depois ver se da facto há diferença.
    Já o fiz varias vezes, dispara mesmo!!

Não compreendo porquê, para mim deveria ter subido era em velocidades medias altas, e não nos arranques normais e com cuidado...

O kit completo ficou-me em 475€ .

Data de Registo
    May 2004

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Não estou a ver como é que a substituição do kit de embraiagem pode provocar um aumento de consumo de 2 L. Deve haver para aí qualquer coisa para além do kit a provocar esse aumento.

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Não estou a ver como é que a substituição do kit de embraiagem pode provocar um aumento de consumo de 2 L. Deve haver para aí qualquer coisa para além do kit a provocar esse aumento.
    Houve uma alteração para quase metade a menos no peso do volante do motor.

Um volante com menos massa oferece menos inércia, o que para mim influenciaria consumos mas a velocidades médias/altas, não a baixas/muito baixas.

Piloto de Testes ny12xx's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Companheiro

O aumento do consumo nos "arranques" deve-se ao facto do motor perder "balanço" mais facilmente.

Como perde o balanço, tens que carregar mais um pouco no acelerador, mesmo que ligeiramente...

O mesmo se passava nas DT's quando se trocava o volante magnético por um "rotor".

Passa a subir melhor de rotação, mas também perde algum "balanço".

Isso quer é habituação.

Um abraço e boa sorte

ny12xx

Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
    Companheiro

O aumento do consumo nos "arranques" deve-se ao facto do motor perder "balanço" mais facilmente.

Como perde o balanço, tens que carregar mais um pouco no acelerador, mesmo que ligeiramente...

O mesmo se passava nas DT's quando se trocava o volante magnético por um "rotor".

Passa a subir melhor de rotação, mas também perde algum "balanço".

Isso quer é habituação.

Um abraço e boa sorte

ny12xx
    Pensei que fosse mais fácil arrancar visto haver menos inércia para vencer...

Já pensei se uma reprogramação não atenuará esse efeito secundário...

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]

Por Defeito

Apesar de partilha do bloco motor, esta peça deve ser diferente das que se usam nos Vectras, não?

Uma outra questão importante: tenho lido que o mau estado do volante motor leva a um desgaste acelerado e prematuro da própria embraiagem. Será assim? É que apesar do barulho e vibrações incomodativas, as mudanças ainda são engrenadas com relativa facilidade, e como neste momento estou sem condições para fazer a troca, estou a fazer kms assim, tentando prolongar a situação o mais possível. Será que estou a fazer mal??

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    ... Será que estou a fazer mal??
    Companheiro

A função do bimassa é "anular" as vibrações da embraiagem.

O que o teu está a fazer é exactamente o oposto.

Vê lá estes:

VAUXHALL VECTRA Z19DT 120 1.9 CDTI M32 SMF FLYWHEEL, CLUTCH & CSC | eBay

VAUXHALL VECTRA SRI 150 1.9 CDTI M32 6 SPEED 2005-2008 SMF FLYWHEEL, CLUTCH, CSC | eBay

VAUXHALL VECTRA 150 1.9 CDTI 16V M32 2005-2008 DUAL MASS FLYWHEEL, CLUTCH, CSC | eBay

SINGLE MASS FLYWHEEL + Clutch KIT FOR VAUXHALL VECTRA 1.9 CDTI (M32 G/BOX ONLY) | eBay

(partindo do pressuposto que a tua caixa é uma M32).

Um abraço

ny12xx

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Vou mandar mail ao(s) vendedor(es), mas eu acho muito estranho fornecerem isso por ca. de 300 € quando em todo o lado se ouve falar em valores em torno dos 1000 €. Como é possível? Qual será o "problema"?

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Eu comprei, na semana passada, um kit da Valeo(refª835035) para um Passat, ficou-me em 276€+16€(portes) = 292€ o kit bimassa Sachs/Luk ficava em mais do dobro... e a fiabilidade bimassa é...

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

... Como é possível? Qual será o "problema"?
    Companheiro

Acho que o Farang respondeu à tua questão.

De qualquer das formas; informa-te e dá-nos feedback.

Um abraço

ny12xx

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Mas algumas daquelas ofertas referem que é bimassa, e o preço mantém-se baixo...

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Mas algumas daquelas ofertas referem que é bimassa...
    Foi uma argolada minha.

Fui ver outra vez os links e tens lá duas "single mass":

SINGLE MASS FLYWHEEL + Clutch KIT FOR VAUXHALL VECTRA 1.9 CDTI (M32 G/BOX ONLY) | eBay

VAUXHALL VECTRA Z19DT 120 1.9 CDTI M32 SMF FLYWHEEL, CLUTCH & CSC | eBay

Dá uma vista de olhos no fundo das páginas, tens lá:

This brand new complete replacement kit comprises of the following:
    - Brand new single mass flywheel (which replaces the old dual mass flywheel; bolt off - bolt on); (lifetime warranty)
    - Brand new clutch pressure plate (4 years/ 40,000 mile warranty)
    - Brand new special technology sprung hub anti-judder/ anti-noise clutch driven plate (4 years/ 40,000 mile warranty)
    - Brand new csc combined concentric slave cylinder release bearing (4 years/ 40,000 mile warranty)
    - Brand new clutch to flywheel bolts
    (Everything that is required to replace your old flywheel and clutch!)

This unit is suitable for the following vehicle models:
    - Vauxhall Vectra 1.9 CDTI 100bhp models fitted with the M32 gearbox, years 2005 to 2008
    If you are unsure how to identify your vehicle or wish to confirm correct compatibility then either send us a message through eBay or call us during normal office hours on +44 (0)1253 407424 and we will be pleased to assist.

Dá lá uma vista de olhos.

Um abraço

ny12xx

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
    Está é a razão porque não se deve trocar um bimassa por um monomassa.
    Os bimassa existem por uma razão, proteger a caixa de velocidades.

Quem anda a trocar que se prepare para daqui a uns tempos ter que comprar uma caixa nova

Piloto de Troféu Ribeiros's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Desculpem la a minha ignorancia, ate agora nao me interessei muito por este topico, mas como me surgiu um excelente negocio ando a pesquisar o maximo possivel para me pr€caver de problemas maior€€€s na eventualidade de ficar com o carro.

Expliquem la por favor, este link abaixo, é apenas o disco? Ou ja é o kit completo com o volante?

New Genuine Alfa Romeo 147 1.9 JTD JTDM 156 1.9 2.4 JTD Clutch Kit 71718061 | eBay

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

É um kit de embraiagem sem volante bimassa, no entanto quando se muda a embraiagem nos bimassa deve-se mudar o volante €€€€€€€€.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Entao neste caso tenho de comprar o kit de embraiagem e juntar mais isto?

ALFA ROMEO 156 1.9 JTD 1.9 JTD 16V Q4 97-06 Quality Dual Mass Flywheel | eBay

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Sim, ou comprar um kit completo que inclua o volante(Luk/Sachs/Valeo), normalmente fica mais barato, mas nem sempre fazem kits com volante

Melhor ainda, comprar um kit de conversão mono-massa da Valeo, mas não sei se existe refª para o carro em questão, é uma questão de consultares o catálogo da Valeo Service => http://www.valeoservice.com/html/portugal/pt/
    Última edição por Farang : 22-01-14 às 21:10:56

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Farang Ver Post
    Sim, ou comprar um kit completo que inclua o volante(Luk/Sachs/Valeo), normalmente fica mais barato, mas nem sempre fazem kits com volante

Melhor ainda, comprar um kit de conversão mono-massa da Valeo, mas não sei se existe refª para o carro em questão, é uma questão de consultares o catálogo da Valeo Service => Valeo Service Portugal (Portugal - PT) - Peas de substituio - Automotriz - Mercado Independente
    Obrigado pela ajuda. Ja dei por la uma vista de olhos e penso que so bi-massa ( se percebi bem )

Piloto de Testes m4nn1pul0's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ednw Ver Post
    Está é a razão porque não se deve trocar um bimassa por um monomassa.
    Os bimassa existem por uma razão, proteger a caixa de velocidades.

Quem anda a trocar que se prepare para daqui a uns tempos ter que comprar uma caixa nova

hmn... tens tanta certeza do que dizes, vê lá mas é se a tua caixa não rebenta primeiro.

Piloto de Provas de Perícia BRM's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Não queria abrir o topico para fazer uma pergunta, mas o Renault Laguna II 1.6 16v tem esse belo volante?

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BRM Ver Post
    Não queria abrir o topico para fazer uma pergunta, mas o Renault Laguna II 1.6 16v tem esse belo volante?
    Não, tem monomassa

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
    Obrigado pela ajuda. Ja dei por la uma vista de olhos e penso que so bi-massa ( se percebi bem )
    Companheiro

Vê estes:

Alfa Romeo Diesel 156 GT 147 1.9 JTD 8V 16V 2.4 10v Solid flywheel & Clutch Kit | eBay

sale Alfa Romeo 155 156 JTD Single Mass Flywheel & 8 Paddle Clutch SMF1.9 2.4 | eBay

Acho que é isto.

Um abraço

ny12xx

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.