Tópico das "vítimas" do volante motor bimassa - operação realizada! - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 21 PrimeiraPrimeira ... 23413 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 604

Título: Tópico das "vítimas" do volante motor bimassa - operação realizada!

Banido Axxo's Avatar
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

O que dizer então da minha Astra H Caravan 1.3 CDTI....

Comecei a sentir uma trepidação aos ~80kk. Começou em 6ª, e 4 anos depois, aos 156kk está que nem se pode, então desde o final do verão, nem se fala. Já não mantenho uma aceleração constante em que mudança for, porque treme por tudo o que é sitio. Quando em esforço, se carrego mais uma pouco no acelerador ronca de uma maneira, que de certeza é o volante a bater, e por vezes quando passo por zonas em que tenho um muro perto, ouço um chocalhar metálico.

Tou na mesma situação que este user. Tenho que reparar esta porcaria, mas o t€mpo anda escasso, fruto dos tempos em que vivemos. A minha ideia é repará-la e consequentemente meter embraiagem nova, e nesse momento aproveitarei também para trocar a corrente (100 e poucos €) e limpar a admissão, que também é um berbicacho neste motor.

Ah, esquecia-me..... para já me ir habituando ás doloro$a$ tenho o erro das velas, e caso não saibam, neste motor é perigo iminente estas ficarem coladas e partirem ao retirar, tendo depois que se tirar a cabeça do motor para remover o bocado que lá fica. Pode ser que tenha sorte e saiam as 4 normalmente.

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Mas que se passa com esse motor em termos de acesso para reparações? já são algumas vezes que oiço que determinado arranjo é mais dificil que noutros carros.

Banido Axxo's Avatar
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Pelo que se fala, para trocar embraiagem ou tira-se o motor ou tira-se a caixa. Para limpar a EGR é uma ganda treta, já que a mesma encontra-se por debaixo do colector de admissão, junto ao pára-brisas.

Tem-se que tirar bateria, copo do filtro do gasóleo e respectiva tubagem, depósito do refrigerante, tubos da entrada de ar, etc, etc.

Tudo coisas fáceis.

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Axxo Ver Post
    O que dizer então da minha Astra H Caravan 1.3 CDTI....

Comecei a sentir uma trepidação aos ~80kk. Começou em 6ª, e 4 anos depois, aos 156kk está que nem se pode, então desde o final do verão, nem se fala. Já não mantenho uma aceleração constante em que mudança for, porque treme por tudo o que é sitio. Quando em esforço, se carrego mais uma pouco no acelerador ronca de uma maneira, que de certeza é o volante a bater, e por vezes quando passo por zonas em que tenho um muro perto, ouço um chocalhar metálico.

Tou na mesma situação que este user. Tenho que reparar esta porcaria, mas o t€mpo anda escasso, fruto dos tempos em que vivemos. A minha ideia é repará-la e consequentemente meter embraiagem nova, e nesse momento aproveitarei também para trocar a corrente (100 e poucos €) e limpar a admissão, que também é um berbicacho neste motor.

Ah, esquecia-me..... para já me ir habituando ás doloro$a$ tenho o erro das velas, e caso não saibam, neste motor é perigo iminente estas ficarem coladas e partirem ao retirar, tendo depois que se tirar a cabeça do motor para remover o bocado que lá fica. Pode ser que tenha sorte e saiam as 4 normalmente.
    Pegando neste exemplo, estas trepidações não dão cabo das transmissões?

Piloto de Testes ny12xx's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
    Curiosamente, para diminuírem a vibração colocam um elemento que, caso não esteja a funcionar a 100%, provoca ainda mais vibração.
    Companheiro ecoflex

...e não é só a caixa que sofre.

Se/quando me tocar a mim, leva com um volante normal.

Um abraço

ny12xx

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Companheiro ecoflex

Se/quando me tocar a mim, leva com um volante normal.

Um abraço

ny12xx
    Como tu sabes (melhor que eu até) nem todos dão para converter para monomassa.

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Como tu sabes (melhor que eu até) nem todos dão para converter para monomassa.
    Companheiro

Se bem percebi, o teu (1.7) também dá.

Não será isto?

Um abraço

ny12xx

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Companheiro

Se bem percebi, o teu (1.7) também dá.

Não será isto?

Um abraço

ny12xx
    Eu não te estava a dizer que o meu não dava (até porque nem sei, nunca me debrucei sobre isso)...só quis reforçar que nem todos dão para alterar

Piloto de Testes Reidoasfalto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Uma duvida, tenho um fiesta 1.4TDci com 195mil km com embraiagem de origem, e quando está em relanti, sinto uma vibração no carro. Pode ser problema no volante bimassa?...Também noto que a embraiagem já teve melhores dias

Banido Axxo's Avatar
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Pegando neste exemplo, estas trepidações não dão cabo das transmissões?
    Companheiro ecoflex

Um abraço

ny12xx
    Podem especificar?

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Podem especificar?
    Eu não, que percebo pouco de mecânica propriamente dita.

Banido Axxo's Avatar
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Tive sempre o cuidado de, sempre que queria começar a trepidar, levantar o pé até sentir que carrinha "agarrava" á rotação.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Existe tanto a falta de espaço no compartimento do motor ?

É que para terem que tirar o motor fora porra ...

Só se eles nao tiverem espaço para retirarem a caixa fora e apenas só o conseguirem fazer com o motor cá fora ...

Piloto de Troféu nogueiraribeiro's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por man55 Ver Post
    Nogueiraribeiro tens a certeza que o Auris é monomassa? Não quero jurar, mas acho que estás errado, o teu Auris tem bimassa.
    Já os anteriores Corollas e12 têm todos bimassa, e são anteriores ao Auris portanto confirma isso melhor.
    Vou confirmar, tinha a ideia de ter lido algures que era mono massa, encontrei info que os 2.0 e 2.2 são de facto bimassa. Se o 1.4 for bimassa também, p*** que pariu!

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Podem especificar?
    Companheiro

Se andares em estradas de "paralelo" sentes a trepidação que te vai fazer ganhar folgas.

Com no bimassa nas couves, andas sempre em paralelo.

Não sei se me fiz entender.

Um abraço

ny12xx

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Os carros a gasolina tem bimassa ou são todos monomassa?

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
    Os carros a gasolina tem bimassa ou são todos monomassa?
    O meu otto é bimassa (S1 116i LCI).

Banido Axxo's Avatar
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Companheiro

Se andares em estradas de "paralelo" sentes a trepidação que te vai fazer ganhar folgas.

Com no bimassa nas couves, andas sempre em paralelo.

Não sei se me fiz entender.

Um abraço

ny12xx
    Como disse, tenho tido sempre o cuidado de, quando quer começar a trepidar, aliviar o pé até "agarrar".

Vamos esperar que não tenha afectado mais nada

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]

Por Defeito

Antes de mais, obrigado a todos pela vossa preciosa ajuda. Estive uns dias fora, pelo que só agora vou responder a alguns posts. Seguem abaixo os comentários individualmente:

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post

LinoMarques
    , como referido e para mexer na embraiagem + volante bimassa, a regra é saír a caixa (também acho estranho ter de saír o motor).

Quanto à possível troca... se estivesses somente á procura de viatura, diria-te que o Mondeo é uma boa aposta.

Agora atendendo que tens o Vectra, só tu saberás se estás predisposto a gastar esse dinheiro,na manutenção.

Mas caso não estejas muito virado para tal... e caso a troca não envolva muito dinheiro, porque não (desde que dês uma vista de olhos, a ver como se encontra de facto o Mondeo).

Não é uma decisão fácil e infelizmente, os carros tem coisas boas mas também, menos boas por causa de algumas das suas tecnologias (caso do bimassa), que só vem encarecer as reparações.
    No caso da Mondeo, ela está (estava?) a um preço mais baixo que aquele que o seguro indica para a minha, que são os tais 7500 €. A Mondeo estava, julgo, por 6200 €. Esse preço de 7500 €, como é óbvio, a ser atingido, só numa venda a particular, mas por outro lado não posso vendê-la por esse preço com essas reparações por fazer, é claro.

Companheiro

Seria isto:

Se for isto, ficas com o problema resolvido?

Um abraço

ny12xx

Não sei dizer. Teria que falar com alguém que entenda do assunto. Teria de saber o número de referência exacto da peça. No entanto, onde perguntei até agora sempre me disseram que não existe kit monomassa para estes carros/motores.

Citação Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
    Oh Lino,tens aqui exemplos de preços em PT.

Volante motor Volante do motor para o seu OPEL VECTRA C 1.9 CDTI (120Cv)

Kit embraiagem Kit de embraiagem para o seu OPEL VECTRA C 1.9 CDTI (120Cv)

fica a perguntar esses 1000e,é juntamente com sistema de embraiagem + fluidos + distribuição etc?
    Os 1000 € que vi referem-se ao volante motor (ca. de 400 €, recondicionado mas com garantia) + ca. de 600 € para a embraiagem. Estranho ver preços tão baixos para a embraiagem nesse link...

Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Como fizeres essas contas, convém estar consciente de uma coisa: 7500 euros pelo teu carro é uma utopia. Alguém muito bem-disposto pagará 5000 euros, mas o valor real anda abaixo disso.

O que tens de pensar é no estado geral do carro e no que consegues comprar com 5000 euros. Provavelmente, nada melhor que a Vectra. Como tal, parece-me que a melhor solução é mesmo ires fazendo a manutenção, aproveitando as dicas que já deram.
    Como disse acima, baseio-me 7500 € pela cotação que o meu seguro me "deu". Continuo a equacionar uma eventual troca para uma carrinha do segmento C, mas teria que ser a gasóleo e ser suficientemente espaçosa para passageiros e bagagem (ca. de 500 L).

Citação Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
    Ainda assim é muito caro, consegue-se menos de €600,00 por tudo como portes incluídos, por exemplo no ebay:VAUXHALL VECTRA C CLUTCH FLYWHEEL KIT 1.9 CDTi 04-08 | eBay

No UK há malta que faz o serviço com peças incluídas a bem menos que o equivalente a €1000,00 e estamos a falar de oficinas no UK não em Portugal. Aqui, ainda não consegui perceber porquê, as peças e MO são sempre caríssimas, especialmente para certos serviços.

Para este serviço, pedirem além de €1000 é estarem claramente a abusar. Mas estamos em Portugal.

Um preço justo com MO e material ao nível da embraiagem deveria andar na casa dos €800/€900.

CumpS
    Esse material já inclui tudo, ou seja, kit de embraiagem completo + volante motor?

Já agora, julgo que 242.000 km e 9 anos para embraiagem original, apesar de haver quem faça melhor, não se pode dizer que seja um escândalo.

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Antes de mais, obrigado a todos pela vossa preciosa ajuda. Estive uns dias fora, pelo que só agora vou responder a alguns posts. Seguem abaixo os comentários individualmente:

Esse material já inclui tudo, ou seja, kit de embraiagem completo + volante motor?

Já agora, julgo que 242.000 km e 9 anos para embraiagem original, apesar de haver quem faça melhor, não se pode dizer que seja um escândalo.
    yep. Marca LUK

São duas caixas, uma tem o volante e a outra o kit de embraiagem mais o hidraulico.

CumpS
    Última edição por campos1 : 11-11-13 às 18:59:20

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Obrigado campos!

Pois em relação à sugestão para colocar monomassa, nestes carros é impossível.
    Viva, de certeza que não dá para colocar monomassa?
    Este é um kit monomassa para o Vectra, no ebay:
    VAUXHALL VECTRA 150 1.9 CDTI 16V F40 6 SPEED 2005-2008 SMF FLYWHEEL, CLUTCH, CSC | eBay

Já agora, esse kit é para caixa de velocidades "F40", sabem se é esse tipo de caixa que vem montado nos Vectras que por cá andam, ou são "M32"?

Piloto de Provas de Perícia veterano's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

já se passaram dias mas vou dar a minha opinião; Existem volantes bimassa de vários tipos uns com mais atrito nas molas e outros com menos atrito depois alguns fazem leituras do Inicio da Injeção...trocar um volante bimassa por um monomassa não é tarefa para fazer aleatoriamente aplicação de um volante monomassa obriga a ter um disco flexível porque depois á componentes que não aguentam os impactos das mudanças de velocidade. Conheço marcas com volantes bimassa sem problemas.

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ThunderBolt Ver Post
    Viva, de certeza que não dá para colocar monomassa?
    Este é um kit monomassa para o Vectra, no ebay:
    VAUXHALL VECTRA 150 1.9 CDTI 16V F40 6 SPEED 2005-2008 SMF FLYWHEEL, CLUTCH, CSC | eBay

Já agora, esse kit é para caixa de velocidades "F40", sabem se é esse tipo de caixa que vem montado nos Vectras que por cá andam, ou são "M32"?
    Boa pergunta, responda quem souber!

Piloto de Rallye CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!

Por Defeito

Oh Lino... posso trocar ctg... ainda tenho um carro monomassa... dás o teu e mais 5 mil óricos e eu começo a pensar no assunto...

Até te faço um desconto de 350€ porque este ainda tem a embraiagem dórige. Claro que o volante é vitalício...

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

As F40 equipam os cdti 150cv como o meu, as m32 equipam os cdti 120cv como o do Lino.

CumpS

Banido Nbz's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Pessoal,

Este chocalhar que se ouve quando as RPM voltam ao ralenti (entre os 1200 e as 800) que vos parece?
    Só faz com o motor quente.

Fui hoje à Peugeot e o chefe da oficina disse que não era nada, apenas um tensor da distribuição que se auto alinha conforme a carga aplicada.
    No entanto, desconfio que se esteja a tentar descartar já que o carro tem garantia.
    Entretanto estive a ler mais sobre os DMF (volante bimassa) e apesar do barulho ser parecido não é exactamente o mesmo e só faz quando está entre aquela rotação específica. Pelo menos que eu oiça. Não tenho qualquer sintoma a nível de performance. O motor tem 29 000 Km.

Ouve-se bem entre os 7 e os 11 segundos. Um chocalhar ao retornar ao ralenti.

Piloto de Testes adenilson707's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2012
    Salvador, minha cor, a raiz de todo bem - Bahia - Brasil

Por Defeito

E eu estou querendo colocar volante do motor aliviado. No meu, que pesa 6 kg, vou colocar um de 4 kg, pois sobe de giro mais rápido. Pra mim, que meu carro tem utilização 98% em rodovias(AE), é ideal, principalmente em ultrapassagens.

O chato é levantar o carro, e ter de tirar a caixa de marchas fora.

Como já vou fazer o serviço, aproveito e troco o kit de embreagem(só estou em dúvida qual a mais macia, se é a Luk ou a Sachs. A Valeo é a mais dura e pesada, segundo pesquisei) e o óleo da caixa(75w90 API GL-5).

Kit de embreagem: R$ 350,00
    Volante aliviado: R$ 220,00
    Óleo da caixa já tenho
    Mão de obra: R$ 200,00

Piloto de Provas de Perícia veterano's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
    Pessoal,

Este chocalhar que se ouve quando as RPM voltam ao ralenti (entre os 1200 e as 800) que vos parece?
    Só faz com o motor quente.

Fui hoje à Peugeot e o chefe da oficina disse que não era nada, apenas um tensor da distribuição que se auto alinha conforme a carga aplicada.
    No entanto, desconfio que se esteja a tentar descartar já que o carro tem garantia.
    Entretanto estive a ler mais sobre os DMF (volante bimassa) e apesar do barulho ser parecido não é exactamente o mesmo e só faz quando está entre aquela rotação específica. Pelo menos que eu oiça. Não tenho qualquer sintoma a nível de performance. O motor tem 29 000 Km.

Ouve-se bem entre os 7 e os 11 segundos. Um chocalhar ao retornar ao ralenti.
    Bom dia não Acho que devias pressionar a embraiagem para ouvir se o ruido sobe ou baixa ouvi o vídeo 3 vezes acho que nada tem a ver com a embraiagem e nada com o volante bimassa o chefe de oficina devia pensar melhor e pedir opiniões aos colegas porque o tensor da distribuição não se auto alinha o tensor da distribuição é hidráulico e logo que colocamos o motor a funcionar ele pressiona a corrente e mantem a pressão de óleo constante essa do auto alinha não compreendo o ruido parece-me contínuo o que me leva apensar que existe algo tipo rolamento gripado talvez o rolamento de encosto se pressionares a embraiagem ....

Suspenso Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Mais um que acha as embraiagens bimassa uma autentica bosta

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Bimassas, filtros de partículas, turbos, injectores xpto, ... que belas dores de cabeça que dão aos infelizes proprietários.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.