Índice de velocidade: quais as diferenças e suas implicações?
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Título: Índice de velocidade: quais as diferenças e suas implicações?

  1. #1
    Piloto de Testes GustavoAlmeida's Avatar
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    Por Defeito Índice de velocidade: quais as diferenças e suas implicações?

    É do conhecimento geral que os pneus têm um índice de velocidade e que o mesmo indica a velocidade máxima a que o pneu deve circular. Para a maior parte acaba por não fazer diferença porque raramente chegam perto dessas velocidades, nos quais me incluo.

    A minha duvida está no resto. A Goodyear tem 3 versões do Eagle F1 Asymmetric 2 quase iguais em que varia apenas o índice de velocidade, conforme indico de seguida:

    225/45 R17 91V
    225/45 R17 91W
    225/45 R17 91Y

    O V indica 240 km/h, o W 270 e o Y 300. Presumo que quanto maior velocidade conseguirem maior capacidade de resistência e/ou dissipação de calor terão.

    Mas o que os distinguem em termos de causas e efeitos para muitos de nós que por vezes circulamos a 90 km/h ou menos numa estrada nacional? O piso dos pneus é igual e a estrutura é mais forte à medida que o índice sobe? Ou o próprio piso do pneu usa compostos ligeiramente diferentes? Em caso afirmativo, que impacto pode ter isso em termos de ruído, distâncias de travagem, resistências ao rolamento, etc.?

    Pode nem ser uma questão muito relevante mas é um pormenor sobre o qual tenho curiosidade.

    Agradeço desde já as respostas.


  2. #2
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    Por Defeito

    Gustavo... como bem dizes, raramente alguém anda mais de 10 minutos acima da velocidade máxima projectada para cada pneu.

    Cada um deles será mais resistente que os anteriores! Apesar de o piso parecer semelhante, o que está por baixo é diferente. E mesmo em resultados de travagens e acelerações laterais as diferenças podem ser grandes, porque, de facto, se trata de um pneu diferente!

    Mas se só andas a 90... qualquer índice S serve... até Linglond ou similar...




    PS: E não me consigo livrar do pop-up da Chevrolet nem com pneus V!!!
    Última edição por CL : 14-09-13 às 03:05:07

  3. #3
    Piloto de Testes GustavoAlmeida's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Gustavo... como bem dizes, raramente alguém anda mais de 10 minutos acima da velocidade máxima projectada para cada pneu.

    Cada um deles será mais resistente que os anteriores! Apesar de o piso parecer semelhante, o que está por baixo é diferente. E mesmo em resultados de travagens e acelerações laterais as diferenças podem ser grandes, porque, de facto, se trata de um pneu diferente!

    Mas se só andas a 90... qualquer índice S serve... até Linglond ou similar...




    PS: E não me consigo livrar do pop-up da Chevrolet nem com pneus V!!!
    Obrigado pela resposta. Eu também tenho a ideia que um índice mais alto será "melhor" que o anterior, pelo menos até certo ponto. Ter protecção de jante também pode ser visto como uma vantagem, no entanto, com perfis baixos é particularmente importante.

    O que eu pretendia saber em concreto, e parece não haver ideias muito fundamentadas sobre o tema, é o que se deve esperar destes 3 pneus, que à primeira vista são iguais, com excepção daquele pormenor.

  4. #4
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    epá o meu chega aos 240 ?

  5. #5
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    Por Defeito

    Eu opto sempre pelo maior indice de velocidade, o pneu é mais resistente e o composto é melhor ( melhor=mais grip).

    O meu irmão vai colocar uns num accord na medida 205 55 r16 e com indice de velocidade Y. Na mesma medida com indice de velocidade inferior, até as etiquetas são diferentes .. aderencia em molhado A (indice velocidade Y) e aderencia B (indice de velocidade W).. e o ruido de rolamento é inferior no caso do Y.

    Se o criterio na escolha do pneu tem a ver com velocidade maxima com que habitualmente andamos, se calhar n deveriamos todos n ter pneus acima do indice L

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post

    Mas se só andas a 90... qualquer índice S serve... até Linglond ou similar...

    E depois poupa-se nos pneus e gasta-se no bate chapas.

    Uns bons pneus podem fazer a diferença entre ter um acidente ou não. Vem ai umas chuvadas e vê-los a despistarem-se, ou numa travagem o carro ir a deslizar e ..

  7. #7
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    Até que ponto um pneu com um índice de velocidade alto demora mais tempo a aquecer que um mais baixo, diminuindo o grip?

  8. #8
    Piloto de Testes GustavoAlmeida's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por MMDP Ver Post
    epá o meu chega aos 240 ?
    Depende de quantas pessoas tens a empurrar....
    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    Eu opto sempre pelo maior indice de velocidade, o pneu é mais resistente e o composto é melhor ( melhor=mais grip).

    O meu irmão vai colocar uns num accord na medida 205 55 r16 e com indice de velocidade Y. Na mesma medida com indice de velocidade inferior, até as etiquetas são diferentes .. aderencia em molhado A (indice velocidade Y) e aderencia B (indice de velocidade W).. e o ruido de rolamento é inferior no caso do Y.

    Se o criterio na escolha do pneu tem a ver com velocidade maxima com que habitualmente andamos, se calhar n deveriamos todos n ter pneus acima do indice L
    Um índice de velocidade superior significa mais grip a qualquer velocidade? Sabes-me explicar ao certo porquê?

    Quais são os pneus que estão a pensar colocar no Accord? Não me parece que a relação entre índice de velocidade e classificação no rótulo seja muito linear, pelo menos de forma visível.

    Por exemplo, no caso dos Goodyear Efficient Grip Performance, seja 91V, 91H ou 91W, o rótulo é sempre igual, B no rolamento, A na travagem em molhado e 68db no ruído (podes conferir aqui). No caso do ruído e do rolamento poderá haver diferenças que não sejam suficientes para lhes serem atribuídos diferentes escalções, mas no caso dos pneus a classificação é um pouco mais precisa, e mesmo aí mantém-se o mesmo valor.

    A minha duvida é porque hei-de usar um W ou um V. E podemos justamente pegar no caso do Accord. Nos Accord i-CTDi com jante 16 vem com V, com jante 17 vem com Y. Sei que em parte terá a ver com a medida usada mas gostava de entender qual a diferença que existirá nos dois casos para quem tiver a mesma condução a velocidades legais.

    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Até que ponto um pneu com um índice de velocidade alto demora mais tempo a aquecer que um mais baixo, diminuindo o grip?
    Eu creio que quanto mais alto for o índice de velocidade melhor dissipará o calor. Um dos maiores inimigos dos pneus são a temperatura elevada, lembro-me de ver um gráfico em que relacionava a temperatura com a longevidade do pneu, e à medida que a temperatura subia o desgaste também subia, muito.

  9. #9
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  10. #10
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    gustavo, dunlop sport max rt
    São os que eu tenho no meu Volvo S80.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    gustavo, dunlop sport max rt

    205 55 r16 Y
    Sport Maxx RT

    205 55 r16 W
    Sport Maxx RT

    sábado já serão montados os Dunlop sport max rt 205 55 r16 Y205 55 r16 Y

    .. demoraram 2 semanas a vir, não havia em Portugal... tiveram de vir da Alemanha

  12. #12
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    Desculpem a intromissão, mas tenho (ou melhor um amigo meu é que tem) uma dúvida. Tem um Giu com jante 18, e no ano passado comprou uns pneus com indice de velocidade Y, mas agora parece que vai meter com W. Ora como falamos de eixos diferentes, penso que não haverá problemas com a IPO, certo?

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Desculpem a intromissão, mas tenho (ou melhor um amigo meu é que tem) uma dúvida. Tem um Giu com jante 18, e no ano passado comprou uns pneus com indice de velocidade Y, mas agora parece que vai meter com W. Ora como falamos de eixos diferentes, penso que não haverá problemas com a IPO, certo?
    Pelo que sei, como são eixos diferentes não deverá ter problema. Se assim for pode colocar os pneus e avançar sem medos para a IPO. Boa sorte.

    Já se chegou a alguma conclusão mais em concreto de quais as diferenças entre pneus da mesma marca, referência, medida, etc onde apenas muda o índice de velocidade?

    É a borracha que é diferente, são os arames que são mais reforçados, são as duas coisas e mais algumas, a duração é maior, etc? (isto no que tiver índice de velocidade superior dos comparados)

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Pelo que sei, como são eixos diferentes não deverá ter problema. Se assim for pode colocar os pneus e avançar sem medos para a IPO. Boa sorte.
    foi em 2013!

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    foi em 2013!
    Fone-ix como o tempo passa rápido, parece que foi há quase 4 anos mas afinal foi em Outubro de 2013, não tinha reparado nisso.

    O resto das dúvidas que coloquei são intemporais, no passado não foram devidamente esclarecidas e actualmente as dúvidas persistem. Quem souber responder diga qualquer coisa.

    Nota: não é para dizer "qualquer coisa", a ideia é responder às dúvidas sobre as diferenças do pneu em si quando apenas muda o índice de velocidade.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Pelo que sei, como são eixos diferentes não deverá ter problema. Se assim for pode colocar os pneus e avançar sem medos para a IPO. Boa sorte.

    Já se chegou a alguma conclusão mais em concreto de quais as diferenças entre pneus da mesma marca, referência, medida, etc onde apenas muda o índice de velocidade?

    É a borracha que é diferente, são os arames que são mais reforçados, são as duas coisas e mais algumas, a duração é maior, etc? (isto no que tiver índice de velocidade superior dos comparados)
    As duas coisas e mais algumas. Quanto maior a velocidade maior o aquecimento

  17. #17
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    http://www.tyrereviews.co.uk/Article...Zero-Story.htm

    esta é para baralhar ainda mais
    pneus iguais que podem ter a mesma medida e índice de velocidade, mas com composição segundo especificação dos construtores.
    até nuns efficientgrip de media gama cobraram mais uns trocos por ser com aprovação da BMW.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
    As duas coisas e mais algumas. Quanto maior a velocidade maior o aquecimento
    Na prática, para um carro que por exemplo só circule no máximo a 120km/h, quais vão ser as diferenças entre usar pneus da mesma marca, referência e medida onde só seja diferente o índice de velocidade?

    Um é "T" e o outro é "H".

    Algum deles se vai gastar mais rápido? Qual?

    A aderência, seja em molhado seja em seco, se for diferente vai ser melhor em qual deles?

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Na prática, para um carro que por exemplo só circule no máximo a 120km/h, quais vão ser as diferenças entre usar pneus da mesma marca, referência e medida onde só seja diferente o índice de velocidade?

    Um é "T" e o outro é "H".

    Algum deles se vai gastar mais rápido? Qual?

    A aderência, seja em molhado seja em seco, se for diferente vai ser melhor em qual deles?
    Há demasiadas variaveis para se poder responder assim.

    Numa marca e modelo em particular que conheço bem, a diferença entre H e V é nula. é o mesmo pneu, homologação diferente. Já o mesmo pneu em W, apesar do piso ter o mesmo aspecto, tem diferenças a nível de construção do pneu e mistura.
    O rating é igual em tudo menos no ruido, em que o W é 1db pior, mas na prática o W comporta-se de maneira totalmente diferente.
    esta "jogada" é frequente...

    Depois ainda podes misturar indices de carga, aplicações, etc etc.

  20. #20
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    acho que legalmente tem-se de ter pneus acima do valor de velocidade máxima do carro.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por mok Ver Post
    acho que legalmente tem-se de ter pneus acima do valor de velocidade máxima do carro.
    E como vão controlar isso?

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    E como vão controlar isso?
    nem costuma haver problema pois os pneus costumam permitir, muito mais que a velocidade do carro.

    por exemplo para o meu tem velocidade máxima de 174, nunca via venda para a medida que o meu gasta abaixo de 190 (T)....

    por isso nem que quisesse conseguia estar ilegal


  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    E como vão controlar isso?
    Não vão controlar. Já controlam desde que saiu legislação para isso, bem antes até de haverem centros de inspecção e obrigatoriedade de lá ir.

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