Limpar monoponto
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 22 de 22
Like Tree3Likes
  • 1 Post By AndreEmidio
  • 1 Post By AndreEmidio
  • 1 Post By eblase

Título: Limpar monoponto

Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito Limpar monoponto

Boas pessoal preciso de limpar o monoponto (corpo e principalmente borboleta) e por isso preciso de umas dicas dos entendidos.

Pelo que já pesquisei tenho de comprar um spray de limpeza especifico, sendo que o processo consiste em retirar toda a caixa de filtro de ar (já fiz varias vezes) e depois com o carro às 1500/2000rpm mandar com o spray lá para dentro (borboleta). Penso que será isto?

Qual o produto que aconselham para o efeito (marca)?

Também preciso de limpar o sensor da temperatura de ar que se encontra no monoponto, posso por o spray também (já me falaram em spray de travões neste caso especifico)?

O problema em questão é que o carro está com um relanti instável.

Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Aconselho a marca Sonax, que é muito boa. Fez milagre no meu ex-Opel Kadett.

Encontras em Roady, Norauto, Feuvert...
    DragonH gosta disto.

Piloto de Testes EDGAARLIVE's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Piloto de Provas de Perícia Bruno155's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
    No video fala em ajustar a borboleta depois de limpar, que no carro em questão até é automático, mas e no caso dos carros que têm o acelerador por cabo? É necessário esse ajuste?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
    O carro em questão no video é multiponto com borboleta electrotécnica, é diferente.
    Última edição por DragonH : 12-08-13 às 20:23:12

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

O ajuste podes fazer da seguinte forma. Desligas a bateria durante uma meia hora. Depois voltas a liga-la, ligas o carro e deixas aquecer até disparar duas vezes a ventoinha. Á partida ficará bom.
    Há carros que só indo á máquina ou no meu caso por exemplo, ao montar um IAC, tenho de fazer um procedimento meio maluco depois de ligar a bateria. Acho sempre melhor ir á máquina mas quando não se tem...

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O carro é um punto 55 com cabo de acelerador, acho que não tem nada para ajustar depois.

CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Póvoa de Varzim ou Almada... é de dias! :)

Por Defeito

Por acaso vou no próximo fim-de-semana lubrificar a bomba secundária da embraiagem, que anda a fazer ruído de vez em quando, e tenho que retirar a caixa do filtro de ar para lá chegar e já vi que me vai dar a veneta e vai tudo a seguir... limpar a borboleta, sensor de ralenti, sensor de posição da borboleta, regulador de pressão da injecção e velas!

Vai ser uma geraldina como ele nunca viu!

Mas vou fazer tudo à mão! Nada de sprays muito especiais... Petróleo, WD-40 ou equivalente, papel de cozinha e pano micro-fibras. Porque não fazes o mesmo? E fica mesmo limpo! Sem dar demasiado trabalho...

Para a embraiagem é que não sei... mas só cá tenho Molykote 1000... espero que funcione! Diz que é para 1000 ou 1100ºC... acho que não deve chegar ali tanto calor...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

O spray ideal é limpa carburadores. O injector monoponto é no fundo um carburador electrónico com um injector.

Já o fiz num Clio 1.2 e usei um spray da marca STP que se vende em hipermercados. Basicamente é usá-lo com o motor frio, ir mandando o spray e acelerando para o motor não ir abaixo.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Comprei um da Sonax no Roady, no entanto lá diz para usar com o motor desligado e fala expressamente para não usar com ele a trabalhar dado o perigo de incêndio ou explosão, fiquei sem saber o que fazer.
    No video o tipo diz que é perigoso usar com o carro desligado uma vez que o liquido fica no colector e pode explodir rachando o mesmo,o que me parece verdade, agora a embalagem diz o contrario.

Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Sempre fiz com o carro a trabalhar, assim a limpeza fica logo feita. Na minha opinião, é assim que se deve fazer.

Também já fiz com o carro desligado, o que te vai acontecer é que no momento em que puseres o carro a trabalhar, vai custar bastante a pegar. Regra geral.

CL
    CL está offline
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Isso são limpezas à Maria Bardajona, desculpem o termo... É como varrer o chão e atirar com esse lixo para debaixo das carpetes ou de um móvel...

Custa assim tanto retirar uma abraçadeira, puxar um tubo de borracha e limpar aquilo? À mão, utilizando os solventes que houver (petróleo é bom!) e os panos e papéis de cozinha que houver?

Aproveitar e lavar todos os sensores à volta e tubos que seja possível, menos o sensor de posição da borboleta (pq normalmente será necessário fazer a reinicialização dele ou reset). Fazer tudo com cuidado e desmontar apenas o estritamente necessário. Tudo isso fica feito numa hora ou pouco mais! Fi-lo hoje e não usei sprays milagrosos especiais para limpeza disto ou daquilo, foi um similar ao WD-40 mas até mais barato.

E funciona! Não estava muito sujo mas agora sei que está quase como novo...

Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Isso são limpezas à Maria Bardajona, desculpem o termo... É como varrer o chão e atirar com esse lixo para debaixo das carpetes ou de um móvel...

Custa assim tanto retirar uma abraçadeira, puxar um tubo de borracha e limpar aquilo? À mão, utilizando os solventes que houver (petróleo é bom!) e os panos e papéis de cozinha que houver?

Aproveitar e lavar todos os sensores à volta e tubos que seja possível, menos o sensor de posição da borboleta (pq normalmente será necessário fazer a reinicialização dele ou reset). Fazer tudo com cuidado e desmontar apenas o estritamente necessário. Tudo isso fica feito numa hora ou pouco mais! Fi-lo hoje e não usei sprays milagrosos especiais para limpeza disto ou daquilo, foi um similar ao WD-40 mas até mais barato.

E funciona! Não estava muito sujo mas agora sei que está quase como novo...
    Lembra-te que o spray é indicado para este fim e limpa componentes internos (especialmente carburadores) que um pano não chega.

CL
    CL está offline
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
    Lembra-te que o spray é indicado para este fim e limpa componentes internos (especialmente carburadores) que um pano não chega.

Só conheço uma maneira de limpar e afinar carburadores. É fazê-lo bem!

Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Só conheço uma maneira de limpar e afinar carburadores. É fazê-lo bem!

Sem dúvida alguma! Não podia partilhar outra opinião.

Mas acredita que o spray faz bom trabalho.
    CL gosta disto.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Há uns tempos fiz algo parecido na minha cordoba (motor 1.6 sr, logo multiponto):

- Desde a borboleta ao tubo que liga a puxada de ar (original, da cava da roda) à caixa do tubo saiu todo fora. Tudo que era tubagem e mesmo a caixa foram lavadas com água e um tira gorduras barato. Depois sequei com um pano e deixei a secar uma tarde. Parecia novo!

- A borboleta e o corpo limpei com um spray limpa carburadores e uma escova de dentes gasta que tenho para limpezas (é macia, logo não estraga). Aquilo parece que seca logo mas, pelo sim pelo não, deixei umas horinhas ao ar enquanto o resto estava a secar.

- Toca a montar tudo ao sitio. Como é borboleta electrónica convém calibra-la. Usei o vag-com, 2 minutos e ficou arrumado. Pegou à primeira, e ficou tudo certinho.

ps: uma vez limpei apenas a borboleta com o spray, mas com o carro desligado porque não podia ter barulho do carro a trabalhar. Tive de ter o cuidado de deixar a borboleta aberta uns minutos para evaporar tudo. Como "rodei" a borboleta (erradamente, porque devia ter desligado antes o cabo) lá se baralhou qqr coisa na gestão daquilo e só pegou para aí à 10ª e com o relanti alto (não liguei o pc dessa vez).
    Como tinha lido, deixei-a a trabalhar 2 minutos até estabilizar, mesmo que numa RPM alta. Desliguei, voltei a ligar, e tudo normal. Mais tarde apaguei o erro que fica por ter mexido na borboleta e não ter feito a calibração

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Alguém sabe a melhor maneira de limpar o sensor da temperatura do ar (ponta vermelha), que se vê nesta imagem?

Recâmbios de FAE para PEUGEOT 306 (7B, N3, N5) (1993/04 - 2001/05) 1.4 SL 75cv Gasolina (1994/06 - Até hoje)

CL
    CL está offline
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Com o spray limpa-carburadores que compraste, ou qq outro spray para limpeza de circuitos eléctricos.

Piloto de Rallye eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Alguém sabe a melhor maneira de limpar o sensor da temperatura do ar (ponta vermelha), que se vê nesta imagem?

Recâmbios de FAE para PEUGEOT 306 (7B, N3, N5) (1993/04 - 2001/05) 1.4 SL 75cv Gasolina (1994/06 - Até hoje)

Basta dar um pouco de spray adequado, só isso. Agora se o sensor está avariado, até podes gastar uma lata que não resolve.

Sobre o produto adequado, tens da STP, Wurth,etc... mas recomendo o da Liquimoly por já ter experimentado vários. Da liquimoly tem um aplicar muito útil que podes mandar onde os outros não chegam, repara no "bico":

CL gosta disto.

CL
    CL está offline
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Da Liquimoly tem um aplicador muito útil que podes mandar onde os outros não chegam, repara no "bico":

Ina pá... tu és só truques!

O que eu não faria com um tubo desses...

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Obrigado a todos pelo esclarecimento, entretanto tenho de tratar disto.

No carro que é não necessito de um tubo comprido como esse, tirando a caixa do filtro o acesso é directo.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Boas, já andei por Norautos e não me safei, alguém me sabe dizer onde posso encontrar desses Sprays na zona de Lisboa?
    Aditivos da STP consegui encontrar num Jumbo, agora o spray tá mais complicado...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.