Honda - Consumo de óleo - porquê ?
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Título: Honda - Consumo de óleo - porquê ?

  1. #1
    v7
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    Por Defeito Honda - Consumo de óleo - porquê ?

    Julgo que em maior ou menor quantidade todos os carros consomem óleo.

    Normalmente o consumo de óleo aumenta nas grandes viagens feitas a velocidades relativamente altas.

    Hoje em dia com o alargamento dos intervalos entre revisões, este fenómeno está mais presente (se dantes com mudas de óleo de 5.000 em 5.000 quase não se notava, hoje com mudas de 30 em 30 mil ou mais o dificil será não se notar)

    Porque é que há este consumo de óleo ? quais as consequências ? que conclusões se podem tirar ?

    Ainda recentemente um amigo meu com um accord 2.2 ictdi com 15.000 km lhe teve que acrescentar 1/2. Nem os proverbiais japoneses conservadores estão de fora desta realidade !


  2. #2
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    Por Defeito

    é uma questão pertinente, mas acho que as causas dependem um pouco de marca para marca e de modelo para modelo.
    Nos Alfa, o sistema de abertura de valvulas contempla um ligeiro consumo de óleo, pelo facto de controlo das mesma ser electro-hidráulico (usa óleo do motor) e por vezes perde-se óleo nesse processo.
    Salvo erro, o Mazda Rx-8 usa também óleo, para lubrificar os apex.

    etc

  3. #3
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    Por Defeito

    Sintomas para o problema
    ha modelos e marcas que poderão ter mais ou menos problemas e ás vezes é bem conhecida pelas oficinas da marca.
    Pelas condutas de admissão (tirando os carburadores ou injecção) e de escape (tirando os colectores), é possível ver se há fugas de óleo nos retentores das válvulas. Caso não haja, um teste á compressão pode ser importante, se há pouca compressão e as válvulas não têm problemas, então este deve estar nos pistões ou paredes do cilindro.
    Ás vezes o problema pode ser pior, além de passar óleo para a câmara de combustão, passa ar para o carter, aumentado a pressão dentro dele, o vapores do óleo saem em maior quantidade pelo respirador em direcção ao filtro de ar e assim a caixa do filtro de ar e as velas têm vestígios da passagem do óleo.
    Se por acaso se acabar o óleo sem notar e continuar a andar partimos o motor. É também possível, se utilizarmos o motor neste estado, termos, no final, de mudar não só os segmentos, mas também o pistões e mesmo os cilindros.
    Causas possíveis
    Segmentos, pistóes ou cilindros em mau estado, Guias em mau estado, juntas em mau estado, óleo inadequado



  4. #4
    v7
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    Por Defeito

    Será que quando se fala em consumo de óleo se deve falar em problema ?

    Acho que é mais "feitio" que "defeito", lembro-me de um amigo meu comparar um Honda Civic Type R que trazia o "kit de reatesto"

  5. #5
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    Por Defeito

    Sim, tens razão v7, na maior parte dos casos n é defeito, é mesmo feitio, e tem a ver com o tratamento que dás ao motor.

    Uma pessoa que conduza, com calma e que não faça o motor aquecer, mesmo numa rodagem o carro não lhe vai gastar oleo, se for uma pessoa que goste de carregar mais no pedal, já terá que comprar umas garrafitas extra!!!!!!!!!!!!
    Todo isso porque o motor a altas temperaturas dilata.

  6. #6
    imported_PSerra
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    Por Defeito

    A mais ignorada:

    Os modernos motores usam o oleo para lubrificar partes que acabam por induzir nesse consumo, por exemplo os modernos sistemas de injecção (oleo esse que acaba por ser misturado com o combustível e queimado, não retornando ao "depósito" de oleo). Esse consumo aumenta em função do tipo de esforço aplicado ao motor.

    ;)

  7. #7
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    Por Defeito

    O consumo de óleo dá-se porque os locais por onde ele anda não são perfeitamentes estanques. Normalmente passa óleo da cambota para a camara de combustão através dos segmentos dos pistões.
    Nos motores modernos com mais exisgências a nível da lubrificação o sintoma é mais feitio do que defeito como já foi dito.
    De qualquer modo apesar das marcas anunciarem consumos elevados de óleo considerados normais (1l/1000km por ex.) tal é quase sempre muito menor depois da faze da rodagem e duvido que muitos motores mesmo com intervalos de 30 e 50 mil precisem de reposição (depois dos primeiros 5 a 10 mil Km)....

  8. #8
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    Por Defeito

    Coincidência ou não, ontem "reatestei" o meu. Tenho um Astra GTC 1.7 CDTI, vai agora com 12,000kms e depois de ter feito uma rodagem calma, tem também levado um tratamento relativamente calmo com uns excessositos em AE. Levou apenas 0,15 litros para ficar no nivel ideal.

  9. #9
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    Por Defeito

    Segundo a Honda,os Type-R podem gastar até 1L por cada 1000km!Com motores a fazer 9000rmp outra coisa não seria de esperar.Mas claro que isto é quando os motores levam muitas esfregas e do tamanho do mundo.

  10. #10
    v7
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    Por Defeito

    Mas esse motor do Civic Type R agradeçe uma esfregas valentes ! para andar devagar há também um conjunto de modelos da Honda.

    os motores no fim de vida também tendem a consumir muito óleo. Creio que daí se considerar este facto como negativo.

    Se bem que quase todos os motores de maior rendimento consomem óleo (ver por ex. os TDI :D)

  11. #11
    ice
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    Por Defeito

    Não deve de haver nenhum motor que não gaste oleo...

    Uns mais outros menos, nuns nota-se mais que noutros, mas no geral todos gastam.

    Agora há que destinguir os excessos lol, se levar 3 litros a cada 500 kms de certeza que algo não está bem.

    Agora desde que não exceda o que vem no manual como sendo normal, não há que preocupar.

    Eu até prefiro um motor que gaste oleo (gastar não é queimar), é sinal de boa lubrificação ; )


    Cump.

  12. #12
    v7
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    Por Defeito

    e alguém me sabe explicar porque é que é normal que o consumo de óleo baixe depois dos 1os km

  13. #13
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por v7

    e alguém me sabe explicar porque é que é normal que o consumo de óleo baixe depois dos 1os km
    Porque o motor ja "acamou" e o óleo ja prencheu as fogas que este teria das tolerancias de fábrica!

    PS:Não sou engenheiro e se disse porcaria, não me batam muito:D

  14. #14
    v7
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    Essa também é a ideia que tenho. Talvez seja isso de facto !

    Moral da história o pior do consumo do óleo é para a bolsa. Pois o consumo em si até pode ser sinal de uma mecânica saudavel

  15. #15
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    Por Defeito

    Por que é que deixam de consumir depois dos 1ºs kms. não sei explicar tecnicamente. Mas o que sei é que apesar de o manual alertar para um consumo máximo de 1L de óleo por cada 1000kms e de vir com o kit de atesto de facto (1 litro de óleo, 1 funil, luvas, etc.) só gastou de inicio.

    Nos 1ºs 2-3000kms. gastou algum óleo, mas nunca o máximo aqui dito.

    Agora e desde os 10mil kms. não me lembro de ter precisado de atestar mais. E tem levado algumas esfregas.

  16. #16
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    O meu Esi a andar a derreter gasta oleo, 5w40 secalhar 10w40 não gasta tanto, tb faz fumo a puxar (cinzento escuro, quase negro) , tb tá mexido qb
    Lembro-me de um amigo mecanico na Opel há muitos anos dizer-me que era bom um carro a gasolina gastar oleo.

  17. #17
    ice
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    Curiosamente de todos os honda que tive (1.5 90cv, 1.6 125cv e 1.6 160) o que gasta menos oleo é o actual vti. E também é o que leva oleo mais fino 5-40...

    Mas em nenhum deles tive de reatestar entre revisões. E também sempre levaram algumas esfregas ; )


    Cump.

  18. #18
    imported_nfh
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    Por Defeito

    De facto a questão resume-se ao seguinte: é normal haver algum consumo de óleo, seja em que motor for. Isto é especialmente relevante com os mais recentes intervalos de manutenção.

    Tem piada que também eu, tal como outro membro do fórum, fiz um reatesto na minha break. Vai com cerca de 45.000 Km (passaram 15.000 desde que levou óleo novo) e levou cerca de 1/2 Lt de óleo. Parece-me que 1Lt/30.000Km é bastante razoável, e não é de aceitar isso como problema, mas sim como característica dum motor de combustão.

  19. #19
    imported_eL niNo
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    Por Defeito

    tem graça... sempre ouvi dizer aqui no forum que era um problema dos TDI! mas afinal como acontece em muitas outras marcas...algumas que sao um expoente maximo da fiabilidade, agora passou de problema a ser normal!

  20. #20
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    Falta uma distinção, "importante", a distinção entre os motores que foram concebidos "para" beber oleo...
    ... e aqueles em que o consumo é um porblema.

  21. #21
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por 1alfista

    Falta uma distinção, "importante", a distinção entre os motores que foram concebidos "para" beber oleo...
    ... e aqueles em que o consumo é um porblema.
    exactamente.

    não sei porquê, mas um dos ultimos comentários parece querer enfiar tudo no mesmo saco. deve ser para disfarçar.

  22. #22
    imported_eL niNo
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por 1alfista

    Falta uma distinção, "importante", a distinção entre os motores que foram concebidos "para" beber oleo...
    ... e aqueles em que o consumo é um porblema.
    exactamente.

    não sei porquê, mas um dos ultimos comentários parece querer enfiar tudo no mesmo saco. deve ser para disfarçar.
    sim claro, para os JTD beber oleo é normal, para os TDI é um problema? :D

    td bem... de facto o meio litro que o meu tdi levou em 17000km, é um problema do caraças!

  23. #23
    v7
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    Que motores é que foram concebidos para "beber" óleo e que motores é que não foram ?

  24. #24
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    citação:Originalmente colocada por eL niNo

    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por 1alfista

    Falta uma distinção, "importante", a distinção entre os motores que foram concebidos "para" beber oleo...
    ... e aqueles em que o consumo é um porblema.
    exactamente.

    não sei porquê, mas um dos ultimos comentários parece querer enfiar tudo no mesmo saco. deve ser para disfarçar.
    sim claro, para os JTD beber oleo é normal, para os TDI é um problema? :D

    td bem... de facto o meio litro que o meu tdi levou em 17000km, é um problema do caraças!
    se achas que não é, não precisas de te preocupar e de te justificar com o que os outros motores gastam de óleo.
    se bem que essa do JTD saiu-te um bocado ao lado.

  25. #25
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    citação:Originalmente colocada por v7

    Que motores é que foram concebidos para "beber" óleo e que motores é que não foram ?
    eu já dei dois exemplos.

  26. #26
    imported_nfh
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por eL niNo

    tem graça... sempre ouvi dizer aqui no forum que era um problema dos TDI! mas afinal como acontece em muitas outras marcas...algumas que sao um expoente maximo da fiabilidade, agora passou de problema a ser normal!
    O que sempre se falou foi do consumo excessivo dos TDI, em especial do bloco 2.0... eu até nem sou dado a alimentar essas guerras de TDI vs o resto, mas terás que admitir que um consumo moderado de óleo até é um sinal dum motor saudável. Aliás, se leres o tópico sobre os óleos vais ver que o expert na matéria (penso que o user é Jeff) diz por diversas vezes que um motor que esteja em perfeitas condições consome sempre algum óleo, é sinal de que está a ser bem lubrificado.

  27. #27
    imported_eL niNo
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por eL niNo

    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por 1alfista

    Falta uma distinção, "importante", a distinção entre os motores que foram concebidos "para" beber oleo...
    ... e aqueles em que o consumo é um porblema.
    exactamente.

    não sei porquê, mas um dos ultimos comentários parece querer enfiar tudo no mesmo saco. deve ser para disfarçar.
    sim claro, para os JTD beber oleo é normal, para os TDI é um problema? :D

    td bem... de facto o meio litro que o meu tdi levou em 17000km, é um problema do caraças!
    se achas que não é, não precisas de te preocupar e de te justificar com o que os outros motores gastam de óleo.
    se bem que essa do JTD saiu-te um bocado ao lado.
    achas que sim? conheço alguns JTD que bebem oleo

    só acho piada é que qdo saiu o bloco 2.0 TDI quase que se fizeram motins aqui no forum, pq aquilo consumia oleo! hoje em dia é tido como normal... (excepto nos tdi que n foram concebidos para "beber" oleo!) :D

  28. #28
    v7
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    O que é que se pode considerar excessivo ?

  29. #29
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    citação:Originalmente colocada por eL niNo

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    citação:Originalmente colocada por 1alfista

    Falta uma distinção, "importante", a distinção entre os motores que foram concebidos "para" beber oleo...
    ... e aqueles em que o consumo é um porblema.
    exactamente.

    não sei porquê, mas um dos ultimos comentários parece querer enfiar tudo no mesmo saco. deve ser para disfarçar.
    sim claro, para os JTD beber oleo é normal, para os TDI é um problema? :D

    td bem... de facto o meio litro que o meu tdi levou em 17000km, é um problema do caraças!
    se achas que não é, não precisas de te preocupar e de te justificar com o que os outros motores gastam de óleo.
    se bem que essa do JTD saiu-te um bocado ao lado.
    achas que sim? conheço alguns JTD que bebem oleo

    só acho piada é que qdo saiu o bloco 2.0 TDI quase que se fizeram motins aqui no forum, pq aquilo consumia oleo! hoje em dia é tido como normal... (excepto nos tdi que n foram concebidos para "beber" oleo!) :D
    faço minhas as palavras do nfh.

  30. #30
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    Por Defeito

    Boas!
    Eu acho normal um carro a gota rotativo e andar a puxar consumir oleo da baixa viscosidade como acontece no meu caso...agora diesel não posso afirmar....

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