Vazamento de óleo pela tampa das válvulas, corsa 1.5TD (isuzu)
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Título: Vazamento de óleo pela tampa das válvulas, corsa 1.5TD (isuzu)

  1. #1
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    Por Defeito Vazamento de óleo pela tampa das válvulas, corsa 1.5TD (isuzu)

    Estou a ter recentemente este problema de vazamento do óleo, o meu mecânico tem colocado uma cola de silicone ao instalar a tampa das válvulas, mas começa sempre a aparecer óleo à volta do motor, perto das velas etc e mesmo na zona frontal.
    Gostaria de questionar se esta é a melhor prática para instalar a tampa em causa, ou se será apertar com a junta directa no bloco? pois dá me a sensação que a junta está a escorregar/oscilar na altura do aperto e depois não veda...

    Detalhes: Óleo da GM 10w40, tenho duas tampas(já comprei uma) nenhuma delas estalada, acho que é seguro dizer que não é da tampa, a junta é nova.

    Cumprimentos a todos e obrigado


  2. #2
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    Por Defeito

    Qual a marca da junta? Linglong?

    Se comprares uma de boa qualidade isso não acontece.

    E diz ao teu mecânico que vá para sapateiro. Andar a meter silicone?

    Tira isso fora, monta uma junta em condições e dá o binário de aperto certo nos parafusos na tampa das válvulas. Não terás mais problemas.

  3. #3
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    MarcoSPinto, convém não falar do que se desconhece...

    A silicone é mais que usada quando se coloca uma nova junta da tampa das válvulas.
    Todas as casas de peças sabem o que é.

    Adiante, se de facto continua a vazar óleo é porque a montagem não ficou bem feita.
    Aconselho a ir ao mecânico para ele resolver definitivamente o asunto já que o trabalho saiu das mãos dele.

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    MarcoSPinto, convém não falar do que se desconhece...

    A silicone é mais que usada quando se coloca uma nova junta da tampa das válvulas.
    Todas as casas de peças sabem o que é.

    Adiante, se de facto continua a vazar óleo é porque a montagem não ficou bem feita.
    Aconselho a ir ao mecânico para ele resolver definitivamente o asunto já que o trabalho saiu das mãos dele.
    Desconheço?

    Então mete lá uma junta de origem em condições a ver se precisas sequer de usar cola para ela assentar bem.

  5. #5
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
    Desconheço?

    Então mete lá uma junta de origem em condições a ver se precisas sequer de usar cola para ela assentar bem.
    A silicone é um complemento.

    Não é, obviamente, uma regra pelo que chamar de sapateiro ao mecânico que muito bem fez usar este complemento é desconhecer a realidade.
    Mas fica com a tua.

  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    A silicone é um complemento.

    Não é, obviamente, uma regra pelo que chamar de sapateiro ao mecânico que muito bem fez usar este complemento é desconhecer a realidade.
    Mas fica com a tua.
    Claro que é um complemento, mas ele se desse ao trabalho de limpar bem a superfície onde vai assentar a junta não precisava desse complemento. Mas isso sou eu que gosto de perfeccionismo.

  7. #7
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    Por Defeito

    Normalissimo o uso de silicone... mas é ao gosto de cada um...é usado como segurança e para ajudar na vedação...

    Mas não terão os fios de rosca moídos ja?

  8. #8
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    Esse mecânico é daqueles que eu chamo dos "das juntas de silicone" Estive a cuida de um motor e aquilo era só silicone por todo o lado, inclusive na tampa das válvulas por onde o óleo que estava a sair era tanto que até pingava para o chão, comprei uma junta nova por cerca de 3€, limpei tudo bem e não é que deixou de pingar?

    Quem diria!

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Esse mecânico é daqueles que eu chamo dos "das juntas de silicone" Estive a cuida de um motor e aquilo era só silicone por todo o lado, inclusive na tampa das válvulas por onde o óleo que estava a sair era tanto que até pingava para o chão, comprei uma junta nova por cerca de 3€, limpei tudo bem e não é que deixou de pingar?

    Quem diria!
    Lá está...

  10. #10
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    O problema não se prende "só" no uso do silicone...

    Se for colocada uma junta original (da marca) com o devido aperto, ela não precisa de silicone.
    Se a junta for de linha branca, o silicone deve ser colocado por dentro, e não nos rebordos. Já fiz esse processo umas boas dezenas de vezes, porque se no preço há diferenças (original vs linha branca), na própria estrutura também há pequenas defirenças (quase nem se notam a olho nu).

    Se o mecanico fosse um gajo em condições, metia a junta e metia o silicone em torno dos parafusos e fazia um tipo de uma "barreira" no interios da junta (na face que assenta o motor), isto querendo poupar 30minutos de trabalho...
    Resultado: sem folgas (desde que a cabeça seja colocada á primeira e sem arrastar para acertar os buracos dos parafusos) e completamente vedada...
    Quanto ao silicone em torno da junta no exterior do motor, é um erro crasso, pois estar ali ou não estar o resultado é o mesmo....

    PS: como o Marco disse e bem, isto tudo era escusado caso a superficie fosse devidamente limpa e aplanada (lixa de ferro e alguma paciência)
    Última edição por MiguRClio : 03-04-13 às 15:37:15

  11. #11
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    Por dentro? E se por acaso cai um bocado de silicone para dentro da cabeça e entope uma galeria do óleo?

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Por dentro? E se por acaso cai um bocado de silicone para dentro da cabeça e entope uma galeria do óleo?
    Claro que isso é um serviço para ser feito com o devido cuidado e por quem sabe, já mesmo para evitar essa situação

  13. #13
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    Por Defeito

    O meu já teve esse problema, levava uma junta da tampa das válvulas por ano mesmo compradas na Opel, e o problema era a tampa que estava empenada devido às temperaturas que o motor atinge e com o passar do tempo, problema cronico (mesmo dito pela Opel).

    Levou uma tampa nova e até hoje impecável, nunca mais perdeu óleo por esse local
    maven gosta disto.

  14. #14
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    Por Defeito

    Muito obrigado a todos pela ajuda, após ler as vossas preciosas opiniões, comprei a junta original opel como sugerido, e juntamente com o mecânico voltámos a aplica-la, desta vez sem silicone só para tirar as teimas, na opinião dele e de acordo com algumas das vossas opiniões tb pode ser da tampa, a minha(primeira) de aspecto está boa, assim como a segunda que comprei(usada), mas ele diz que poderá ser na mesma da tampa, mas por agora e pela última vez vamos experimentar com esta junta visto que a tampa nova é um bocado cara.

    Vejam p. ex. o estado da tampa original do meu carro, que entretanto tirei neste link, parece boa, mas como ele disse isso pode não querer dizer nada. Vou andar esta semana a ver no que dá, por agora está mudada a junta e está como novo outra vez ;)

    PS: O meu mecânico é muito bom, eu na minha inocência é que pensei que ele pudesse estar a confundir com outra mecânica ou assim, nesse aspecto do silicone.
    Um muito obrigado a todos pelas dicas. Actualizarei o tópico assim que houver novidades.

  15. #15
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    Por Defeito

    Como já foi dito, isso é a própria tampa empenada, devido a algum "esquentamento".

  16. #16
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    Por Defeito

    Essa tampa aparentemente está boa, mas como o user aqui em cima referiu e bem, com o tal esquentamento, a tampa pode ficar deformada e só por essas fotos não da para ver ..

    Espero que o teu problema fique assim resolvido

  17. #17
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    Por Defeito

    Desenterrando...

    Boa tarde, então até agora, está bom?

    Cumps.
    maven gosta disto.

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