Haverá problema em virar os pneus?
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Título: Haverá problema em virar os pneus?

  1. #1
    ASA
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    Por Defeito Haverá problema em virar os pneus?

    Boas.
    O meu carro tem tendencia, a gastar pneu, do lado de fora, no eixo traseiro. Nao sei se é da minha conduçao...

    Acontece que estão a meio desgaste e na beira exterior estao lisos.

    Sei que no pneu está marcado "Out" na parte que vemos, mas se os virasse ao contrario,ou seja a parte mais gasta para dentro, haverá algum problema? Assim ia levar outros tantos kilometros a gastar.

    Cumptos


  2. #2
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    Se tem essa referência, penso que não o possas trocar, por motivos de segurança (e nem passa na IPO). Há outras designações como uma seta a apontar o sentido, p.e. Acho que deves começar por desvendar o porquê dessa situação.

  3. #3
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    Nao sei ate que ponto é aconselhavel o fazeres. Vai sempre estar "careca" de um dos lados.

    Alem de que, nao sei ate que ponto isso nao ira mexer com o proprio sentido de rotacao do pneu.

    Nada como te informares correctamente numa casa especializada no assunto.

  4. #4
    Piloto de Troféu Ruie34's Avatar
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    Se os pneus têm um sentido de rotação, ao virares poderás passar a ter problemas com o escoamento da água na estrada e de grip dos próprios pneus.

    Se tens os pneus traseiros gastos por fora, dentro de pouco tempo o carro poderá começar a fugir de traseira.

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Se tem essa referência, penso que não o possas trocar, por motivos de segurança (e nem passa na IPO). Há outras designações como uma seta a apontar o sentido, p.e. Acho que deves começar por desvendar o porquê dessa situação.
    Passa, passa

  5. #5
    Moderador SilverArrow's Avatar
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    Como é óbvio se há um lado de fora e um sentido de rotação, é para os pneus trabalharem como devem.

    Montados ao contrário não escoam a água por exemplo...

    Devias primeiro preocupar-te com a razão para o carro "comer" os pneus assim e depois em comprar pneus novos.
    ClioII e EDGAARLIVE gostam disto.

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Se os pneus têm um sentido de rotação, ao virares poderás passar a ter problemas com o escoamento da água na estrada e de grip dos próprios pneus.

    Se tens os pneus traseiros gastos por fora, dentro de pouco tempo o carro poderá começar a fugir de traseira.



    Passa, passa
    Eu já tive um problema desses, sem sequer saber. Tinha um pneu montado no sentido inverso e ainda passou numas IPOs (provavelmente um inspector mais distraido), mas acabou por "chumbar" mais tarde. O perigo a que andei sujeito sem saber, mas felizmente não se passou nada.

  7. #7
    Piloto de Troféu Ruie34's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Eu já tive um problema desses, sem sequer saber. Tinha um pneu montado no sentido inverso e ainda passou numas IPOs (provavelmente um inspector mais distraido), mas acabou por "chumbar" mais tarde. O perigo a que andei sujeito sem saber, mas felizmente não se passou nada.
    Eu tinha os 2 traseiros assim, sinceramente não senti grande diferença e como estavam quase nos limitadores deixei-os chegar ao fim e depois troquei de pneus.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Eu tinha os 2 traseiros assim, sinceramente não senti grande diferença e como estavam quase nos limitadores deixei-os chegar ao fim e depois troquei de pneus.
    Rui, eu também não senti diferenças nenhumas, mas no limite poderia haver. É como disseste no outro tópico "a andar a pastar" não se notam estas coisas. Mas em caso de necessitar de séria aderência com chuva, podia haver problema.

    Nas IPOs, é uma sorte com quem se calha. Aliás como o resto. Eu até nos indices de velocidade já fui chateado (mais uma vez nem sabia que estavam diferentes - e foi na mesma casa de pneus - conceituada, diga-se, deixou muito a desejar e nunca mais lá fui).

  9. #9
    ASA
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Como é óbvio se há um lado de fora e um sentido de rotação, é para os pneus trabalharem como devem.

    Montados ao contrário não escoam a água por exemplo...

    Devias primeiro preocupar-te com a razão para o carro "comer" os pneus assim e depois em comprar pneus novos.
    Obrigado pelas respostas.

    Eu nao iria montá-los com o sentido d rotaçao ao contrario.
    Colocaria o da direita no lado esquerdo, e vice versa.

    Só se poe o problema de o lado de fora passar a ficar no lado de dentro.

    Quanto ao carro gastar mais por fora, é mesmo assim em certos veiculos.Neste caso já confirmei com outros proprietarios q tem uma igual.

    Como é uma carrinha pesada, 1550 kg de tara e eu gosto de apertar com ela nas rotundas e outras curvas, pois gosto de sentir o ESP a actuar, provoca mais ainda o desgaste por fora.

    Cumptos

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Boas.
    O meu carro tem tendencia, a gastar pneu, do lado de fora, no eixo traseiro. Nao sei se é da minha conduçao...

    Acontece que estão a meio desgaste e na beira exterior estao lisos.

    Sei que no pneu está marcado "Out" na parte que vemos, mas se os virasse ao contrario,ou seja a parte mais gasta para dentro, haverá algum problema? Assim ia levar outros tantos kilometros a gastar.

    Cumptos


    Não.

    Se o carro gasta os pneus, se calhar era bom veres se tens o camber correcto, caso dê para acertar, ou se tens folgas em casquilhos, suspensão ou outros pontos.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Obrigado pelas respostas.

    Eu nao iria montá-los com o sentido d rotaçao ao contrario.
    Colocaria o da direita no lado esquerdo, e vice versa.

    Só se poe o problema de o lado de fora passar a ficar no lado de dentro.

    Quanto ao carro gastar mais por fora, é mesmo assim em certos veiculos.Neste caso já confirmei com outros proprietarios q tem uma igual.

    Como é uma carrinha pesada, 1550 kg de tara e eu gosto de apertar com ela nas rotundas e outras curvas, pois gosto de sentir o ESP a actuar, provoca mais ainda o desgaste por fora.

    Cumptos
    Fazendo isso fica a mesma coisa...
    Última edição por Atadinho : 23-01-13 às 19:49:09
    tugasaovolante gosta disto.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
    Fazendo isso fica a mesma coisa...
    Não fica nada.

  13. #13
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    Boas
    Neste fórum já se falou tanto de pneus que todos nós aprendemos algo que desconheciamos,portanto eu compreendo que estamos em maré de poupança,mas digo-te sinceramente alinha a direção, vê a pressão dos pneus 1 vêz por mês circula mais devagar nas curvas ....faz o que kiseres menos virar os pneus.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Obrigado pelas respostas.

    Eu nao iria montá-los com o sentido d rotaçao ao contrario.
    Colocaria o da direita no lado esquerdo, e vice versa.

    Só se poe o problema de o lado de fora passar a ficar no lado de dentro.

    Quanto ao carro gastar mais por fora, é mesmo assim em certos veiculos.Neste caso já confirmei com outros proprietarios q tem uma igual.

    Como é uma carrinha pesada, 1550 kg de tara e eu gosto de apertar com ela nas rotundas e outras curvas, pois gosto de sentir o ESP a actuar, provoca mais ainda o desgaste por fora.

    Cumptos
    Então mas tu não disseste que os pneus estão gastos por fora? Se trocares para o do outro lado, continua na mesma, isto é, os pneus continuam gastos de fora. Só se pudesses virá-los, mas como não podes/deves....

    Continuo a achar que há aí alguma coisa de errado. É só mesmo de fora que estão gastos? De dentro não estão?

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
    Fazendo isso fica a mesma coisa...
    Realmente

    Se está a comer pneu do lado de dentro , mudando o da direita para a esquerda irá comer de dentro á mesma

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Realmente

    Se está a comer pneu do lado de dentro , mudando o da direita para a esquerda irá comer de dentro á mesma

    lollol...nao e por dentro e por fora...

  17. #17
    Piloto de Troféu
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    Citação Originalmente Colocado por MARCIOSKS Ver Post
    lollol...nao e por dentro e por fora...

    Pois é

    Mas vai dar ao mesmo , vais continuar a gastar no mesmo sitio , só se invertesse o sentido da roda e passar a parte exterior para interior mas nao sei se iria dar bom resultado

  18. #18
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    É o pneu do lado direito? Uma condução agressiva pode deteriorar, do lado de fora, os pneus. Isto vem normalmente agregado a pressões erradas (inferiores). Se gostas de andar a abrir devias utilizar pressões ligeiramente acima das recomendadas.

    Se o pneu já está liso na zona exterior, dificilmente passa na inspecção.

  19. #19
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    Vê é se não tens nada empenado ou fora do sitio para o pneu sofrer desgaste sempre no mesmo sitio...
    tive um carro com o charriot ligeiramente empenado, e tambem reparava que os pneus gastavam-se mais de um lado do que do outro...

  20. #20
    nto
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    Como já referido, se numa parede dos pneus tem o "OUT", essa parede terá de estar sempre virada para a parte externa.

    Na eventualidade de a virares o pneu para a parte interna (digamos "contra" o chassis), o mesmo não irá funcionar adequadamente, atendendo que circula inversamente ao que foi projectado.


    Já agora, fica o que já em tempos foi referido no tópico dos pneus, sobre os três tipos de pisos existentes:


    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Conforme referido, os pneus que tem indicação de "outside", podem ser rodados.

    O que interessa é que o "outside" esteja virado para fora, quer esteja do lado direito ou esquerdo do carro.

    Agora tens é pneus que tem indicação de "rotation" e aí, o pneu tem de estar sempre a rodar nesse sentido.

    O que quer dizer, que um pneu "rotation" que esteja do lado direito do carro, tem o parede do lado direito do pneu, virado para a estrada e a parede esquerda, as "roçar" junto ao chassis...

    No entanto, pegando no pneu "rotation" e colocando-o do lado esquerdo do carro, a parede do lado direito do pneu, passa a ser esta a "roçar" o chassis e a parede esquerda do pneu, que fica agora para a estrada.

    Posto isto, um pneu outside é diferente de rotation.

    Já agora:







    Com tudo isto existe os pneus:

    - simétricos
    - direccionais (rotation)
    - assimétricos (outside)

    in: Tópico dos Pneus
    Última edição por nto : 24-01-13 às 10:40:08
    ottogti gosta disto.

  21. #21
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    Obrigado pelas respostas.

    Eu nao iria montá-los com o sentido d rotaçao ao contrario.
    Colocaria o da direita no lado esquerdo, e vice versa.

    Só se poe o problema de o lado de fora passar a ficar no lado de dentro.

    Quanto ao carro gastar mais por fora, é mesmo assim em certos veiculos.Neste caso já confirmei com outros proprietarios q tem uma igual.

    Como é uma carrinha pesada, 1550 kg de tara e eu gosto de apertar com ela nas rotundas e outras curvas, pois gosto de sentir o ESP a actuar, provoca mais ainda o desgaste por fora.

    Cumptos

    Não invente moda

    Veja o que está fazendo gastar pneu no eixo traseiro

    Alinha-se também as rodas traseiras. Na certa, a cambagem do eixo está fora do lugar. O mais aconselhável é investigar isso
    E trocar os pneus.

  22. #22
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    Que carro é?

  23. #23
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    Por aqui, por ali...
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Como é óbvio se há um lado de fora e um sentido de rotação, é para os pneus trabalharem como devem.

    Montados ao contrário não escoam a água por exemplo...

    Devias primeiro preocupar-te com a razão para o carro "comer" os pneus assim e depois em comprar pneus novos.
    x2 - conselho sensato e acertado.

  24. #24
    ASA
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    Citação Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
    Que carro é?
    Carrinha Renault LagunaII fase 2, 2.0 dci.

    Alem de nao dar para alinhar as rodas traseiras como sugere o adenilson707, elas estao alinhadas, ou seja nao esta nada empenado consoante já foi verificado.

    Estive a ver noutros foruns espanhois e franceses e é um defeito que se tornou feitio...lol
    Última edição por ASA : 24-01-13 às 14:16:05

  25. #25
    ASA
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Pois é

    Mas vai dar ao mesmo , vais continuar a gastar no mesmo sitio , só se invertesse o sentido da roda e passar a parte exterior para interior mas nao sei se iria dar bom resultado
    Entao se eu tirar o pneu da jante direita , e se o meter na jante da esquerda com o mesmo sentido de rotaçao e vice versa, a parte gasta q estava do lado de fora fica do lado de dentro, nao será????

    O problema é só mesmo aquele que fez lançar este topico: há problema o lado" outside" do pneu ficar no lado interior?

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Entao se eu tirar o pneu da jante direita , e se o meter na jante da esquerda com o mesmo sentido de rotaçao e vice versa, a parte gasta q estava do lado de fora fica do lado de dentro, nao será????

    O problema é só mesmo aquele que fez lançar este topico: há problema o lado" outside" do pneu ficar no lado interior?
    Já te responderam que sim.

    Se tens a face do outside desgastada, podes dar as voltas que quiseres ao pneu que se a face desgastada não ficar para fora, então o pneu está mal montado.

  27. #27
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Entao se eu tirar o pneu da jante direita , e se o meter na jante da esquerda com o mesmo sentido de rotaçao e vice versa, a parte gasta q estava do lado de fora fica do lado de dentro, nao será????

    O problema é só mesmo aquele que fez lançar este topico: há problema o lado" outside" do pneu ficar no lado interior?

    Possivelmente, não reparaste no meu post já acima colocado.

    No tipo do teu pneu, tal não é possível.

    Isso seria o procedimento correcto, se o teu pneu fosse um pneu Direccional/Rotation, ou ainda, um pneu Simétrico (esses é indiferente a posição).

    No teu preciso caso, é um pneu Assimétrico/Outside e como tal, a parte outside (exterior do pneu), tem de estar sempre virada para fora, quer pneu esteja no lado esquerdo ou direito da viatura.

    Fica o que já acima tinha colocado:


    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Como já referido, se numa parede dos pneus tem o "OUT", essa parede terá de estar sempre virada para a parte externa.

    Na eventualidade de a virares o pneu para a parte interna (digamos "contra" o chassis), o mesmo não irá funcionar adequadamente, atendendo que circula inversamente ao que foi projectado.


    Já agora, fica o que já em tempos foi referido no tópico dos pneus, sobre os três tipos de pisos existentes:


    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Conforme referido, os pneus que tem indicação de "outside", podem ser rodados.

    O que interessa é que o "outside" esteja virado para fora, quer esteja do lado direito ou esquerdo do carro.

    Agora tens é pneus que tem indicação de "rotation" e aí, o pneu tem de estar sempre a rodar nesse sentido.

    O que quer dizer, que um pneu "rotation" que esteja do lado direito do carro, tem o parede do lado direito do pneu, virado para a estrada e a parede esquerda, as "roçar" junto ao chassis...

    No entanto, pegando no pneu "rotation" e colocando-o do lado esquerdo do carro, a parede do lado direito do pneu, passa a ser esta a "roçar" o chassis e a parede esquerda do pneu, que fica agora para a estrada.

    Posto isto, um pneu outside é diferente de rotation.

    Já agora:







    Com tudo isto existe os pneus:

    - simétricos
    - direccionais (rotation)
    - assimétricos (outside)

    in: Tópico dos Pneus

  28. #28
    ASA
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    Obrigado a todos.
    Entao irão ficar assim até comprar outros.


    Cumptos

  29. #29
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Carrinha Renault LagunaII fase 2, 2.0 dci.

    Alem de nao dar para alinhar as rodas traseiras como sugere o adenilson707, elas estao alinhadas, ou seja nao esta nada empenado consoante já foi verificado.

    Estive a ver noutros foruns espanhois e franceses e é um defeito que se tornou feitio...lol
    Era isso que ia dizer, não existe afinação no eixo traseiro, o mesmo se passa com os Meganes 2.

    Não é defeito é feitio mesmo.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
    Não invente moda

    Veja o que está fazendo gastar pneu no eixo traseiro

    Alinha-se também as rodas traseiras. Na certa, a cambagem do eixo está fora do lugar. O mais aconselhável é investigar isso
    E trocar os pneus.
    É verdade apenas em alguns modelos. Há muito carro que não alinha atrás, como parece ser o caso deste Laguna.

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