Haverá problema em virar os pneus?
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 55
Like Tree4Likes

Título: Haverá problema em virar os pneus?

ASA
    ASA está offline
    Piloto de Provas de Perícia ASA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito Haverá problema em virar os pneus?

Boas.
    O meu carro tem tendencia, a gastar pneu, do lado de fora, no eixo traseiro. Nao sei se é da minha conduçao...

Acontece que estão a meio desgaste e na beira exterior estao lisos.

Sei que no pneu está marcado "Out" na parte que vemos, mas se os virasse ao contrario,ou seja a parte mais gasta para dentro, haverá algum problema? Assim ia levar outros tantos kilometros a gastar.

Cumptos

Piloto de Fórmula 1 Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Se tem essa referência, penso que não o possas trocar, por motivos de segurança (e nem passa na IPO). Há outras designações como uma seta a apontar o sentido, p.e. Acho que deves começar por desvendar o porquê dessa situação.

Piloto de Testes Ribeiros's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Nao sei ate que ponto é aconselhavel o fazeres. Vai sempre estar "careca" de um dos lados.

Alem de que, nao sei ate que ponto isso nao ira mexer com o proprio sentido de rotacao do pneu.

Nada como te informares correctamente numa casa especializada no assunto.

Piloto de Troféu Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Se os pneus têm um sentido de rotação, ao virares poderás passar a ter problemas com o escoamento da água na estrada e de grip dos próprios pneus.

Se tens os pneus traseiros gastos por fora, dentro de pouco tempo o carro poderá começar a fugir de traseira.

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Se tem essa referência, penso que não o possas trocar, por motivos de segurança (e nem passa na IPO). Há outras designações como uma seta a apontar o sentido, p.e. Acho que deves começar por desvendar o porquê dessa situação.
    Passa, passa

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Como é óbvio se há um lado de fora e um sentido de rotação, é para os pneus trabalharem como devem.

Montados ao contrário não escoam a água por exemplo...

Devias primeiro preocupar-te com a razão para o carro "comer" os pneus assim e depois em comprar pneus novos.
    ClioII e EDGAARLIVE gostam disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Se os pneus têm um sentido de rotação, ao virares poderás passar a ter problemas com o escoamento da água na estrada e de grip dos próprios pneus.

Se tens os pneus traseiros gastos por fora, dentro de pouco tempo o carro poderá começar a fugir de traseira.

Passa, passa
    Eu já tive um problema desses, sem sequer saber. Tinha um pneu montado no sentido inverso e ainda passou numas IPOs (provavelmente um inspector mais distraido), mas acabou por "chumbar" mais tarde. O perigo a que andei sujeito sem saber, mas felizmente não se passou nada.

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Eu já tive um problema desses, sem sequer saber. Tinha um pneu montado no sentido inverso e ainda passou numas IPOs (provavelmente um inspector mais distraido), mas acabou por "chumbar" mais tarde. O perigo a que andei sujeito sem saber, mas felizmente não se passou nada.
    Eu tinha os 2 traseiros assim, sinceramente não senti grande diferença e como estavam quase nos limitadores deixei-os chegar ao fim e depois troquei de pneus.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Eu tinha os 2 traseiros assim, sinceramente não senti grande diferença e como estavam quase nos limitadores deixei-os chegar ao fim e depois troquei de pneus.
    Rui, eu também não senti diferenças nenhumas, mas no limite poderia haver. É como disseste no outro tópico "a andar a pastar" não se notam estas coisas. Mas em caso de necessitar de séria aderência com chuva, podia haver problema.

Nas IPOs, é uma sorte com quem se calha. Aliás como o resto. Eu até nos indices de velocidade já fui chateado (mais uma vez nem sabia que estavam diferentes - e foi na mesma casa de pneus - conceituada, diga-se, deixou muito a desejar e nunca mais lá fui).

ASA
    ASA está offline
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Como é óbvio se há um lado de fora e um sentido de rotação, é para os pneus trabalharem como devem.

Devias primeiro preocupar-te com a razão para o carro "comer" os pneus assim e depois em comprar pneus novos.
    Obrigado pelas respostas.

Eu nao iria montá-los com o sentido d rotaçao ao contrario.
    Colocaria o da direita no lado esquerdo, e vice versa.

Só se poe o problema de o lado de fora passar a ficar no lado de dentro.

Quanto ao carro gastar mais por fora, é mesmo assim em certos veiculos.Neste caso já confirmei com outros proprietarios q tem uma igual.

Como é uma carrinha pesada, 1550 kg de tara e eu gosto de apertar com ela nas rotundas e outras curvas, pois gosto de sentir o ESP a actuar, provoca mais ainda o desgaste por fora.

Cumptos

Piloto de Testes m4nn1pul0's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Boas.
    O meu carro tem tendencia, a gastar pneu, do lado de fora, no eixo traseiro. Nao sei se é da minha conduçao...

Acontece que estão a meio desgaste e na beira exterior estao lisos.

Sei que no pneu está marcado "Out" na parte que vemos, mas se os virasse ao contrario,ou seja a parte mais gasta para dentro, haverá algum problema? Assim ia levar outros tantos kilometros a gastar.

Cumptos

Não.

Se o carro gasta os pneus, se calhar era bom veres se tens o camber correcto, caso dê para acertar, ou se tens folgas em casquilhos, suspensão ou outros pontos.

Piloto de Kart Atadinho's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Quanto ao carro gastar mais por fora, é mesmo assim em certos veiculos.Neste caso já confirmei com outros proprietarios q tem uma igual.

Como é uma carrinha pesada, 1550 kg de tara e eu gosto de apertar com ela nas rotundas e outras curvas, pois gosto de sentir o ESP a actuar, provoca mais ainda o desgaste por fora.

Cumptos
    Fazendo isso fica a mesma coisa...
    Última edição por Atadinho : 23-01-13 às 19:49:09
    tugasaovolante gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
    Não fica nada.

Piloto de Provas de Perícia veterano's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Boas
    Neste fórum já se falou tanto de pneus que todos nós aprendemos algo que desconheciamos,portanto eu compreendo que estamos em maré de poupança,mas digo-te sinceramente alinha a direção, vê a pressão dos pneus 1 vêz por mês circula mais devagar nas curvas ....faz o que kiseres menos virar os pneus.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Cumptos
    Então mas tu não disseste que os pneus estão gastos por fora? Se trocares para o do outro lado, continua na mesma, isto é, os pneus continuam gastos de fora. Só se pudesses virá-los, mas como não podes/deves....

Continuo a achar que há aí alguma coisa de errado. É só mesmo de fora que estão gastos? De dentro não estão?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
    Realmente

Se está a comer pneu do lado de dentro , mudando o da direita para a esquerda irá comer de dentro á mesma

Piloto de Kart MARCIOSKS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Realmente

Se está a comer pneu do lado de dentro , mudando o da direita para a esquerda irá comer de dentro á mesma

lollol...nao e por dentro e por fora...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MARCIOSKS Ver Post
    lollol...nao e por dentro e por fora...

Pois é

Mas vai dar ao mesmo , vais continuar a gastar no mesmo sitio , só se invertesse o sentido da roda e passar a parte exterior para interior mas nao sei se iria dar bom resultado

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

É o pneu do lado direito? Uma condução agressiva pode deteriorar, do lado de fora, os pneus. Isto vem normalmente agregado a pressões erradas (inferiores). Se gostas de andar a abrir devias utilizar pressões ligeiramente acima das recomendadas.

Se o pneu já está liso na zona exterior, dificilmente passa na inspecção.

Piloto de Testes EDGAARLIVE's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Vê é se não tens nada empenado ou fora do sitio para o pneu sofrer desgaste sempre no mesmo sitio...
    tive um carro com o charriot ligeiramente empenado, e tambem reparava que os pneus gastavam-se mais de um lado do que do outro...

nto
    nto está offline
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Como já referido, se numa parede dos pneus tem o "OUT", essa parede terá de estar sempre virada para a parte externa.

Na eventualidade de a virares o pneu para a parte interna (digamos "contra" o chassis), o mesmo não irá funcionar adequadamente, atendendo que circula inversamente ao que foi projectado.

Já agora, fica o que já em tempos foi referido no tópico dos pneus, sobre os três tipos de pisos existentes:

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Conforme referido, os pneus que tem indicação de "outside", podem ser rodados.

O que interessa é que o "outside" esteja virado para fora, quer esteja do lado direito ou esquerdo do carro.

Agora tens é pneus que tem indicação de "rotation" e aí, o pneu tem de estar sempre a rodar nesse sentido.

O que quer dizer, que um pneu "rotation" que esteja do lado direito do carro, tem o parede do lado direito do pneu, virado para a estrada e a parede esquerda, as "roçar" junto ao chassis...

No entanto, pegando no pneu "rotation" e colocando-o do lado esquerdo do carro, a parede do lado direito do pneu, passa a ser esta a "roçar" o chassis e a parede esquerda do pneu, que fica agora para a estrada.

Posto isto, um pneu outside é diferente de rotation.

Já agora:

Com tudo isto existe os pneus:

- simétricos
    - direccionais (rotation)
    - assimétricos (outside)

in: Tópico dos Pneus
    Última edição por nto : 24-01-13 às 10:40:08
    ottogti gosta disto.

Piloto de Testes adenilson707's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2012
    Salvador, minha cor, a raiz de todo bem - Bahia - Brasil

Por Defeito

Cumptos

Não invente moda

Veja o que está fazendo gastar pneu no eixo traseiro

Alinha-se também as rodas traseiras. Na certa, a cambagem do eixo está fora do lugar. O mais aconselhável é investigar isso
    E trocar os pneus.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Que carro é?

Piloto de Testes Nemo's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

x2 - conselho sensato e acertado.

ASA
    ASA está offline
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
    Que carro é?
    Carrinha Renault LagunaII fase 2, 2.0 dci.

Alem de nao dar para alinhar as rodas traseiras como sugere o adenilson707, elas estao alinhadas, ou seja nao esta nada empenado consoante já foi verificado.

Estive a ver noutros foruns espanhois e franceses e é um defeito que se tornou feitio...lol
    Última edição por ASA : 24-01-13 às 14:16:05

ASA
    ASA está offline
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Pois é

Mas vai dar ao mesmo , vais continuar a gastar no mesmo sitio , só se invertesse o sentido da roda e passar a parte exterior para interior mas nao sei se iria dar bom resultado
    Entao se eu tirar o pneu da jante direita , e se o meter na jante da esquerda com o mesmo sentido de rotaçao e vice versa, a parte gasta q estava do lado de fora fica do lado de dentro, nao será????

O problema é só mesmo aquele que fez lançar este topico: há problema o lado" outside" do pneu ficar no lado interior?

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Entao se eu tirar o pneu da jante direita , e se o meter na jante da esquerda com o mesmo sentido de rotaçao e vice versa, a parte gasta q estava do lado de fora fica do lado de dentro, nao será????

O problema é só mesmo aquele que fez lançar este topico: há problema o lado" outside" do pneu ficar no lado interior?
    Já te responderam que sim.

Se tens a face do outside desgastada, podes dar as voltas que quiseres ao pneu que se a face desgastada não ficar para fora, então o pneu está mal montado.

nto
    nto está offline
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Possivelmente, não reparaste no meu post já acima colocado.

No tipo do teu pneu, tal não é possível.

Isso seria o procedimento correcto, se o teu pneu fosse um pneu Direccional/Rotation, ou ainda, um pneu Simétrico (esses é indiferente a posição).

No teu preciso caso, é um pneu Assimétrico/Outside e como tal, a parte outside (exterior do pneu), tem de estar sempre virada para fora, quer pneu esteja no lado esquerdo ou direito da viatura.

Fica o que já acima tinha colocado:

Como já referido, se numa parede dos pneus tem o "OUT", essa parede terá de estar sempre virada para a parte externa.

Na eventualidade de a virares o pneu para a parte interna (digamos "contra" o chassis), o mesmo não irá funcionar adequadamente, atendendo que circula inversamente ao que foi projectado.

Já agora, fica o que já em tempos foi referido no tópico dos pneus, sobre os três tipos de pisos existentes:

Conforme referido, os pneus que tem indicação de "outside", podem ser rodados.

O que interessa é que o "outside" esteja virado para fora, quer esteja do lado direito ou esquerdo do carro.

Agora tens é pneus que tem indicação de "rotation" e aí, o pneu tem de estar sempre a rodar nesse sentido.

O que quer dizer, que um pneu "rotation" que esteja do lado direito do carro, tem o parede do lado direito do pneu, virado para a estrada e a parede esquerda, as "roçar" junto ao chassis...

No entanto, pegando no pneu "rotation" e colocando-o do lado esquerdo do carro, a parede do lado direito do pneu, passa a ser esta a "roçar" o chassis e a parede esquerda do pneu, que fica agora para a estrada.

Posto isto, um pneu outside é diferente de rotation.

Já agora:

Com tudo isto existe os pneus:

- simétricos
    - direccionais (rotation)
    - assimétricos (outside)

in: Tópico dos Pneus

ASA
    ASA está offline
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Obrigado a todos.
    Entao irão ficar assim até comprar outros.

Cumptos

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Carrinha Renault LagunaII fase 2, 2.0 dci.

Alem de nao dar para alinhar as rodas traseiras como sugere o adenilson707, elas estao alinhadas, ou seja nao esta nada empenado consoante já foi verificado.

Estive a ver noutros foruns espanhois e franceses e é um defeito que se tornou feitio...lol
    Era isso que ia dizer, não existe afinação no eixo traseiro, o mesmo se passa com os Meganes 2.

Não é defeito é feitio mesmo.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
    Não invente moda

Veja o que está fazendo gastar pneu no eixo traseiro

Alinha-se também as rodas traseiras. Na certa, a cambagem do eixo está fora do lugar. O mais aconselhável é investigar isso
    E trocar os pneus.
    É verdade apenas em alguns modelos. Há muito carro que não alinha atrás, como parece ser o caso deste Laguna.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.