ver se o carro está bom - especial de motor
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  • 1 Post By Movyk

Título: ver se o carro está bom - especial de motor

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito ver se o carro está bom - especial de motor

    Amigos ,
    vou comprar um carrito em segunda mão e por isso necessito da vossa ajuda para evitar de ser enganado , então é assim , vou comprar um diesel.
    Sei que fumo azulado é seguimentos… ou se sair fumo na vareta do óleo também será seguimentos …
    Sei que fumo preto pode ser bomba injectora ou injectores…
    Sei que fumo branco junta queimada …
    Que mais sintomas posso detectar num motor que esteja marado …

    Como poderei verificar se a embraiagem está boa ?

    E que outras dicas podem dar para evitar posteriores duras despesas ?

    Obrigados


  2. #2
    Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
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    Por Defeito

    Sei que fumo azulado é seguimentos… ou se sair fumo na vareta do óleo também será seguimentos …
    Sei que fumo preto pode ser bomba injectora ou injectores…
    Sei que fumo branco junta queimada …

    Para ver se a embraiagem está boa, acelara e vê se ela não patina, isto é, quando aceleraras vê se as rotações não sobem e o carro não anda.
    Também podes ver a fazer pontos de embraiagem, se agarra muito em cima, ou se a arrancar treme muito

  3. #3
    Piloto de Kart GustavoR's Avatar
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    Por Defeito

    Só um reparo, não são seguimentos, são segmentos. Em relação às questões que colocas, se não te sentes à vontade com o "sentir" da máquina, mais vale levá-lo a um profissional para fazer um check-up.


    Um abraço.

  4. #4
    Piloto de Testes offpring's Avatar
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    Por Defeito

    basicamente é isso, tirar a vareta a ver se deita fumo, o som do motor deve ser continuo/ritmico, ouseja não deves ouvir uma pancada por exemplo e cada 2 ou 3 seg. voltas a ouvir, practicamente não deve sair fumo no escape, se acelerares quase a fundo é normal aparecer um ligeiro fumo preto.

  5. #5
    Suspenso MadDragon's Avatar
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    Por Defeito

    Basicamente no plano acústico, o motor tem que ter um trabalhar uniforme e o mais silencioso possível.

    O teste da vareta é importante no que aquilo que se pode verificar trivialmente.
    Pode chapinar óleo - até em abundância - mas fumo não pode ter.

    Pelo escape - onde também se pode ouvir o ritmo do motor - não pode existir fumo de nenhum tipo.
    Fumo preto significa combustivel mal queimado, fumo branco significa água a ser queimada no motor - colocando de lado o fumo de condensação obviamente - e fumo azul é óleo a ser queimado também no motor.

    Verificar a água do radiador à procura de vestigios de óleo.
    Verificar o óleo à procura de água - nomaadamente "bolhas".

    Vai dar uma volta e verifica se a embraiagem pega bem, não patina, não treme e se as relações de caixa entram com um minimo de suavidade.

    Ajudava saber que carro é pois existem problemas crónicos ou recorrentes em certos modelos.

  6. #6
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    Por Defeito

    Pjpereira, comprar um carro usado é sempre um negócio de risco. Se comprares a um particular não tens garantia legal de nada, se comprares a uma empresa legalizada no comercio de automóveis podes sempre ter alguma garantia do que vais comprar, embora as garantias hoje em dia valem o que valem. Mesmo comprando um carro com garantia pode acontecer ter de se meter o vendedor em tribunal no caso de este avariar e ninguém querer assumir a reparação, com todos os custos que isso acarreta.
    Dito isto deixa ainda que te diga que a manutenção dos carros a diesel pode ficar muito mais cara do que a gasolina. Se vais comprar um carro a diesel para fazer meia dúzia de milhares de km por ano pode não te compensar. Pensa bem nisto.

  7. #7
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    Por Defeito

    No momento da compra do carro podes sempre verificar alguns aspectos que dizem alguma coisa sobre a boa "saúde" do automovel, mas existem outros parametros que só depois de andares alguns milhares km com o carro é que te podem revelar a existencia de alguns problemas, como o consumo de oleo e liquido do radiador, o desgaste prematuro dos pneus, etc. O estado de um automovel não se mede só pela "saúde" do motor, suspensão, sistema de travagem, direcção, sistema eléctrico, etc, acarretam tambem despesas elevadas.

  8. #8
    Piloto de Rallye Movyk's Avatar
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    Por Defeito

    Duvida de motores muito limpos, analisa como o motor reage ao arranque (se pega logo ou não), a cor do fumo no arranque, o trabalhar deve ser regular...em relação à embraiagem, tenta arrancar em quarta com o travão de mão. Se a embraiagem estiver nas últimas, vai patinar.

    Boa sorte

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Basicamente no plano acústico, o motor tem que ter um trabalhar uniforme e o mais silencioso possível.

    O teste da vareta é importante no que aquilo que se pode verificar trivialmente.
    Pode chapinar óleo - até em abundância - mas fumo não pode ter.

    Pelo escape - onde também se pode ouvir o ritmo do motor - não pode existir fumo de nenhum tipo.
    Fumo preto significa combustivel mal queimado, fumo branco significa água a ser queimada no motor - colocando de lado o fumo de condensação obviamente - e fumo azul é óleo a ser queimado também no motor.

    Verificar a água do radiador à procura de vestigios de óleo.
    Verificar o óleo à procura de água - nomaadamente "bolhas".

    Vai dar uma volta e verifica se a embraiagem pega bem, não patina, não treme e se as relações de caixa entram com um minimo de suavidade.

    Ajudava saber que carro é pois existem problemas crónicos ou recorrentes em certos modelos.
    Peço desculpa pelo Off-Topic:

    Não resisto a relatar algo que um colega de trabalho me veio mostrar e perguntar o que seria, e que é exactamente isto, o fumo preto a sair do bocal da vareta do óleo. Não sabendo do que se tratava, não o pude ajudar, mas o que é que achas que pode ser? (assim de longe e só com esta descrição).

    Nota: Ibiza 1.6 tdi de 105cv com 90mil Kms e 3 anos, sem sintomas de qualquer tipo.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Peço desculpa pelo Off-Topic:

    Não resisto a relatar algo que um colega de trabalho me veio mostrar e perguntar o que seria, e que é exactamente isto, o fumo preto a sair do bocal da vareta do óleo. Não sabendo do que se tratava, não o pude ajudar, mas o que é que achas que pode ser? (assim de longe e só com esta descrição).

    Nota: Ibiza 1.6 tdi de 105cv com 90mil Kms e 3 anos, sem sintomas de qualquer tipo.
    Normalmente representa problemas de segmentos que deixam passar a compressão do gás para o cárter.
    Ecoflex gosta disto.

  11. #11
    Piloto de Testes allskin's Avatar
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    Por Defeito

    E não esquecer de fazer uma coisa que às vezes passa. Depois de fazer o test-drive, desligar o carro e voltar a ligar para ver se também pega bem a quente

  12. #12
    Piloto de Fórmula 1 Ecoflex's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Normalmente representa problemas de segmentos que deixam passar a compressão do gás para o cárter.
    Obrigado

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