Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci - Página 5
 Rede MPL:
Página 5 de 25 PrimeiraPrimeira ... 45615 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 121 para 150 de 724

Título: Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Quanto à duração dos óleos, posso dar o seguinte testemunho:
    Peugeot 309 - 60.000km sem mudar o oleo mineral. Levava um "acrescento" quando baixava o nivel. Zero problemas.
    Renault scenic - oleo mineral de 15 em 15.000km até aos 300.000km, agora muda de 30 em 30.000. Está quase com 400.000km e não precisa de "acrescento" entre mudas. Zero problemas.
    Citroen Picasso - oleo semi sintetico de 20 em 20.000km. Está com 200.000km e não precisa de "acrescento" entre mudas. Zero problemas.
    Eu também fazia mudas de 5 em 5.000 mas depois de ver o exemplo do peugeot acima referido que era do meu pai que não tinha o minimo de cuidado com ele, mudei de opinião.

Banido
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    E eu acho que devias pensar seriamente se precisas de as fazer.
    É um pesado fardo ambiental utilizar mais lubrificantes deste género que os que necessitamos.
    Mais pesado fardo ambiental é a construção de um carro novo porque o que tenho deu o berro antes do tempo e tenho de comprar outro......

Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Quanto à duração dos óleos, posso dar o seguinte testemunho:
    Peugeot 309 - 60.000km sem mudar o oleo mineral. Levava um "acrescento" quando baixava o nivel. Zero problemas.
    Renault scenic - oleo mineral de 15 em 15.000km até aos 300.000km, agora muda de 30 em 30.000. Está quase com 400.000km e não precisa de "acrescento" entre mudas. Zero problemas.
    Citroen Picasso - oleo semi sintetico de 20 em 20.000km. Está com 200.000km e não precisa de "acrescento" entre mudas. Zero problemas.
    Eu também fazia mudas de 5 em 5.000 mas depois de ver o exemplo do peugeot acima referido que era do meu pai que não tinha o minimo de cuidado com ele, mudei de opinião.
    Historias dessas já eu ouvi muitas... Mas como sou um tipo azarado não me meto em aventuras.

Eu conheço um caso de uma transit que á uns anos fez à volta de 60 mil Km com o mesmo óleo até agarrar por completo o motor, nem sei qual era o oléo, só sei que o mecânico ainda andava de volta daquilo para reparar mas desistio visto o óleo ter virado uma massa encrustada em todas as partes do motor e entupido por completo os canais onde circulava. Já vi mudas de óleo com 20 mil Km com óleo 15W40 e abrias o bujão e pouco óleo saia. Por isso historias à muitas eu não gosto de arriscar…

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    É como já disse anteriormente, quando as questões de marketing entram em ação acontece borradas destas…
    Depois vem-se envolvidos em problemas de fiabilidade, nem os trabalhos de casa sabem fazer…

Por acaso não consegues digitalizar isso para eu ver?

Segue o meu conselho não faças mais de 15 mil km, para esse óleo já estás no limite (eu até optava por 10 mil). Para 30 mil precisas de um óleo com especificações longlife a graduação mais comum em Portugal é o 5W30.
    DragonH, acho que estás a falar um pouco sem conhecimento. É que a tua suposta solução (usar 5W30 para fazer os ditos 30mil km) está totalmente errada.
    Não é que no manual do meu clio DCI de 2003 diz expressamente "não utilizar graduções W30"! E esta hein?

O meu vai com 165mil km sem problemas a cumprir o plano da Renault (no meu caso uso 5W40).

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
    A ser verdade o que dizes e repito ................a ser verdade,entâo já não sei o que dizer ou pensar!!
    mas estás a duvidar? Ve um qualquer manual do clio II e tens a confirmação. Agradeço que não ponhas em causa o que digo....

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
    DragonH, acho que estás a falar um pouco sem conhecimento. É que a tua suposta solução (usar 5W30 para fazer os ditos 30mil km) está totalmente errada.
    Não é que no manual do meu clio DCI de 2003 diz expressamente "não utilizar graduções W30"! E esta hein?

O meu vai com 165mil km sem problemas a cumprir o plano da Renault (no meu caso uso 5W40).

Não sei qual é o óleo indicado para longlife nos 1.5dci, mas toda a concorrência usa 5W30 e praticamente em Portugal os óleos que estão à venda que cumpram normas de longlife são 5W30 (no entanto existem óleos 5W30 que não são longlife).

Provavelmente se diz isso é porque o motor não está preparado para longlife, eu tenho um 1.9TDI (90cv) de 1999 e foi o ano de introdução dos longlife neste motor (no autocolante da mala/manual já vem o código para isso), existe diferenças para os TDI 90cv anteriores a 1999 que não podem levar óleos longlife.

A Renault errou em grande e depois tentou correr atras do prejuízo de não ter preparado o 1.5dci para longlife como fez toda a concorrência. Usar um 10W40 "comum" semi-sintetico para intervalos de 30mil Km (longlife) não cabe na cabeça de ninguém que saiba minimamente do que fala.
    Última edição por DragonH : 30-11-12 às 20:07:52

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post

Já agora fala W30 ou ??W30. É que os oleos até finais dos anos 80s a graduação era diferente e era representada apenas por W30,W40 e W50, na altura tudo mineral. Por isso a questão.

É que o Nissan Qashqai 1.5dci (recentes sem FAP) no manual diz que podem levar longlife 5w-30 norma ACEA A1/B1. E esta hein?
    Última edição por DragonH : 01-12-12 às 00:40:51

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Historias dessas já eu ouvi muitas... Mas como sou um tipo azarado não me meto em aventuras.

Eu conheço um caso de uma transit que á uns anos fez à volta de 60 mil Km com o mesmo óleo até agarrar por completo o motor, nem sei qual era o oléo, só sei que o mecânico ainda andava de volta daquilo para reparar mas desistio visto o óleo ter virado uma massa encrustada em todas as partes do motor e entupido por completo os canais onde circulava. Já vi mudas de óleo com 20 mil Km com óleo 15W40 e abrias o bujão e pouco óleo saia. Por isso historias à muitas eu não gosto de arriscar…
    Estas "histórias" são verdadeiras. O Peugeot era do meu pai e o Scenic e o Picasso ainda são meus. O óleo do picasso está com 18.000km, ainda hoje vi o nivel e o óleo parece não ter descido desde a última muda.
    Pode ter sido sorte mas, são três casos

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por After Ver Post
    Não faz porquê concretamente?
    Não baralhar óleo de pesados com o de ligeiros. Num pesado estamos a falar de 30 ou mais litros de óleo, é diferente. Ainda para mais com rotações muito baixas de funcionamento (1500rpm de media ou menos). Um 15w40 "comum" num camião pode fazer até 20mil Km no maximo.
    E mais os niveis de Molybdenum optimos foram gastos em 13000km. Para quem não sabe o Molybdenum é um aditivo anti fricção.

Os niveis de boron ao fim dos mesmos quilometro também já foi gasto. Novamente um aditivo anti friccao.

http://www.synmaxperformancelubrican...le_Reports.pdf

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Isto é o que está no manual do meu DCI, tal como deverá estar no manual do nosso colega dci80

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    mas estás a duvidar? Ve um qualquer manual do clio II e tens a confirmação. Agradeço que não ponhas em causa o que digo....
    Nâo duvido,nâo!!
    Por mim até podes mudar de 50.000 em 50.000,tu é que sabes o que é melhor para o teu carro!!
    Quanto ao manual estou-me borrifando para ele,eu no meu é ELF SXR 5w40 e vai sair aos 15.000,mas cada um e que se sabe de sí........ok??
    E nâo fiques chateado pá,estamos apenas a opinar sobre o que cada um faz com o seu carro e as opiniões têm divergido muito por aqui por isso cara alegre......

Banido
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

Já agora fala W30 ou ??W30. É que os oleos até finais dos anos 80s a graduação era diferente e era representada apenas por W30,W40 e W50, na altura tudo mineral. Por isso a questão.

É que o Nissan Qashqai 1.5dci (recentes) no manual diz que podem levar longlife 5w-30 norma ACEA A1/B1. E esta hein?
    Errado, não é o que a Nissan Portugal diz para os motores mais recentes 1.5 dci nem 1.6 dci (110 e 130 Cv). Tenho email comprovativo desse facto e o manual pela info que tenho tambem não diz isso (apesar do meu estar desactualizado ser para os motores 1.5 dci de 105 cv)
    Essa informação é incorrecta. Tem que ter a norma ACEA C4

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

O desgaste do motor e o degradar do oleo tem muito a ver com a utilização que lhe é dada. Os intervalos preconizados para manutenção são calculados de forma a que mesmo com uma utilização com alguns abusos, o motor não seja afectado.
    Um motor que tenha uma utilização citadina predominantemente com 2ªs e3ªa vai chegar ao fim de 10.000km com o dobro das revoluções de um motor que circule permanentemente em estrada desimpedida em 5ª ou 6ª.
    O número de revoluções e o regime a que são feitas é que conta para o motor. Acresce ainda que cerca de 80% do desgate do motor é causado quando o motor é posto a trabalhar depois de arrefecer, por isso dependentemente da utilização, assim será o desgaste e a degradação do óleo.
    Cada um veja que utilização dá ao seu carro e tire as suas conclusões.

Piloto Veterano Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
    Eu conheço um caso de um 1.7 mas o motor já não está entre nós...infelizmente o motor que o substituiu aparenta ter igualmente problemas de segmentos...

Mas o encurtamento por parte dos intervalos não é um facto que o construtor detectou um numero anormal de problemas mecânicos eventualmente relacionados com a perda de propriedades por parte dos óleos. Uma coisa é testar um motor com um óleo num banco de ensaios outra é no ambiente real.

Em relação ao report em cima talvez esse motor especificamente "trate o oleo bem" permitindo uma maior durabilidade do mesmo.
    Esses relatos do 1.7 é o CDTI?

Quanto ao encurtamento do tempo/Kms, eu não sei porque o fizeram...........p.e. sei que a correia de distribuição, originalmente tinha um plano de 120mil Kms, depois passou para 90mil e agora é de 150mil. Quando troquei a minha na Opel, indaguei o chefe de oficina sobre isto e a resposta não podia ser mais esclarecedora: "não sei, é o plano que indicam e nós cumprimos", e eu carrego: "então, mas o Kit de distribuição é diferente?", resposta :" a mim parece-me igual" e o mecânico ao lado a acenar que sim, também. Depois ainda me disse que não tem havido problemas de partir correias nestes motores.

Continuo sem saber o porquê destas alterações....

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por After Ver Post
    Pode estar relacionado com alterações aos motores a nível de FAP ou EGR por exemplo.
    Sim, é uma hipótese, nunca tinha pensado nisso.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Mas ainda hoje vi um 1.3 Cdti de barriga aberta e segundo o mecânico, pelo menos naquela oficina, são mato.
    Montado em que modelo?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MPFer Ver Post
    Errado, não é o que a Nissan Portugal diz para os motores mais recentes 1.5 dci nem 1.6 dci (110 e 130 Cv). Tenho email comprovativo desse facto e o manual pela info que tenho tambem não diz isso (apesar do meu estar desactualizado ser para os motores 1.5 dci de 105 cv)
    Essa informação é incorrecta. Tem que ter a norma ACEA C4
    Acompanha aqui:
    http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-262.html

Piloto de Testes Martins79's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Esses relatos do 1.7 é o CDTI?

Quanto ao encurtamento do tempo/Kms, eu não sei porque o fizeram...........p.e. sei que a correia de distribuição, originalmente tinha um plano de 120mil Kms, depois passou para 90mil e agora é de 150mil. Quando troquei a minha na Opel, indaguei o chefe de oficina sobre isto e a resposta não podia ser mais esclarecedora: "não sei, é o plano que indicam e nós cumprimos", e eu carrego: "então, mas o Kit de distribuição é diferente?", resposta :" a mim parece-me igual" e o mecânico ao lado a acenar que sim, também. Depois ainda me disse que não tem havido problemas de partir correias nestes motores.

Continuo sem saber o porquê destas alterações....
    Sim é o 1.7 cdti de 100cv.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Montado em que modelo?
    Aquele estava num GTC.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
    Sim é o 1.7 cdti de 100cv.
    Não tenho conhecimento de casos iguais, por isso perguntei. Se souberes adiantar mais informações desses casos (motivos aparentes, Kms, idade, etc), ficava-te grato. Saber é sempre melhor que não saber.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Aquele estava num GTC.
    Mas estava aberto porquê? Sabes o motivo?

Piloto de Testes JoaoPedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Epah, tenho de desabafar... É que ando literalmente tolo.

O meu Megane de 80 cv de 2003 sempre foi assistido, até há bem pouco tempo, na Renault, no que toca às partes mecânica e eléctrica. Só mesmo recentemente (últimos 2/3 anos) é que passei a fazer as coisas fora, porque achei que as exorbitâncias pedidas na Renault não eram admissíveis.

Fui, recentemente, mudar a correia de distribuição a um mecânico amigo do meu cunhado. 245 euros, pareceu-me um valor aceitável, ainda que não saiba a qualidade do material que lá está.

Posto isto, ficou marcada uma revisão, nomeadamente:
    filtro de ar, filtro de habitáculo, filtro de gasóleo e óleo e respectivo filtro (penso que não me esqueci de nada). 140 euros, um valor que já achei um pouco elevado.
    Na entrega do carro, falou-me que precisava de meter discos e pastilhas à frente. Além do fole da roda dianteira direita. E sim, precisa mesmo.
    Na minha boa fé efectuei uma marcação com ele e perguntei-lhe qual a marca de discos e calços que ia meter: Textar. Não conhecia, mas depois de ler vi que era uma marca "normal". Não toleraria material de fraca qualidade, no entanto não me impressionou o que li sobre a Textar, mas mesmo assim decidi avançar. Consequentemente liguei-lhe para saber o orçamento: 168 euros para os discos e calços, fora a mão de obra. Excessivamente caro, segundo o que vocês me disseram. Fiquei bastante chateado.

Contudo, a parte pior é esta: há dias disse-me que o óleo que colocou foi um Fuchs 5W30. Depois de vir pesquisar se algum Fuchs 5w30 cumpria a norma RN0710, fiquei com a sensação que não. A juntar a isto, pensar que meti um óleo destes num motor que por si só já tem problemas intrínsecos, deixa-me completamente fulo.

Às vezes fico a pensar que preferia estar a pagar mais, mas ao menos ser 'servido' correctamente.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Mas estava aberto porquê? Sabes o motivo?
    Corrente de distribuição partida.

Não sei mais pormenores pois estava em trabalho e foi uma conversa de circunstância enquanto esperava pelo dono da oficina.

Banido
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
    Epah, tenho de desabafar... É que ando literalmente tolo.

O meu Megane de 80 cv de 2003 sempre foi assistido, até há bem pouco tempo, na Renault, no que toca às partes mecânica e eléctrica. Só mesmo recentemente (últimos 2/3 anos) é que passei a fazer as coisas fora, porque achei que as exorbitâncias pedidas na Renault não eram admissíveis.

Fui, recentemente, mudar a correia de distribuição a um mecânico amigo do meu cunhado. 245 euros, pareceu-me um valor aceitável, ainda que não saiba a qualidade do material que lá está.

Posto isto, ficou marcada uma revisão, nomeadamente:
    filtro de ar, filtro de habitáculo, filtro de gasóleo e óleo e respectivo filtro (penso que não me esqueci de nada). 140 euros, um valor que já achei um pouco elevado.
    Na entrega do carro, falou-me que precisava de meter discos e pastilhas à frente. Além do fole da roda dianteira direita. E sim, precisa mesmo.
    Na minha boa fé efectuei uma marcação com ele e perguntei-lhe qual a marca de discos e calços que ia meter: Textar. Não conhecia, mas depois de ler vi que era uma marca "normal". Não toleraria material de fraca qualidade, no entanto não me impressionou o que li sobre a Textar, mas mesmo assim decidi avançar. Consequentemente liguei-lhe para saber o orçamento: 168 euros para os discos e calços, fora a mão de obra. Excessivamente caro, segundo o que vocês me disseram. Fiquei bastante chateado.

Contudo, a parte pior é esta: há dias disse-me que o óleo que colocou foi um Fuchs 5W30. Depois de vir pesquisar se algum Fuchs 5w30 cumpria a norma RN0710, fiquei com a sensação que não. A juntar a isto, pensar que meti um óleo destes num motor que por si só já tem problemas intrínsecos, deixa-me completamente fulo.

Às vezes fico a pensar que preferia estar a pagar mais, mas ao menos ser 'servido' correctamente.
    Eu penso que esse motor aceita um 10w40 ou dependendo da utilização um 5w40, creio serem estas as recomendação da Renault para esse motor. Contudo não sei se tem que respeitar a norma RN0710, essa norma penso ser posterior a esse motor mas é provável que também sirva para o teu caso.

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Já agora, ficam as normas Renault:

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Normas da Renault.

in: http://forum.autohoje.com/boxes/335-...post1066522865

Banido After's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Não sei mais pormenores pois estava em trabalho e foi uma conversa de circunstância enquanto esperava pelo dono da oficina.
    Era bom que os problemas dos motores fossem todos relacionados com o tipo e intervalo de óleo utilizados.

Infelizmente existem erros de concepção de mais difícil resolução como é o caso dos 1.3 cdti em que também existiram unidades iniciais (de 90cv maioritariamente) com problemas na corrente de distribuição, os N47 com os problemas da distribuição e cujo problema não se sabe ainda se já está resolvido ou não, 1.5dci que apesar de serem motores muito batidos tiveram muitas unidades com problemas de injectores mas parece que foi corrigido mas agora têm o problema a nível da capa das bielas cuja resolução parece mais complicada já que não se sabe bem ao que se deve o problema.

Banido
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

lamentável é a Renault não reconhecer o problema. Infelizmente é um problema que normalmente só acontece já fora da garantia e por norma depois dos 100 mil km. Se ha ou não algum desleixo na manutenção talvez haja em alguns casos mas mesmo assim não abona em nada a fiabilidade do motor a longo prazo. A prova que há alguma falha de fabrico é que a versão de 110 Cv ja parece ter resolvido este problema. Por isso acho que a renault deveria assumir responsabilidades, pelo menos algumas.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Já agora, ficam as normas Renault:

in: http://forum.autohoje.com/boxes/335-...post1066522865

No laguna 3 1.5dci já pode levar 5W30, tal nos nissans, acho que o problema foi da incompetência da Renault portuguesa ao fazer manual em português que colocou lá o 10w40 para 30mil Km.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Obrigado pela informação.

Banido
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

No laguna 3 1.5dci já pode levar 5W30, tal nos nissans, acho que o problema foi da incompetência da Renault portuguesa ao fazer manual em português que colocou lá o 10w40 para 30mil Km.
    Os motores da Nissan segundo a marca 1.5 dci com dpf de 110 Cv e 1.6 de 130 cavalos exigem óleos com a norma RN0720 cumprindo a especificação ACEA C4.
    Existem óleos longlife que não cumprem esta norma por isso é preciso algum cuidado com as informações que se colocam aqui.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.