Óleo caixa de velocidades - Ford Escort 1.8 TD
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Óleo caixa de velocidades - Ford Escort 1.8 TD

  1. #1
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito Óleo caixa de velocidades - Ford Escort 1.8 TD

    Viva colegas,

    Estou com uma dúvida:

    Ainda hoje, comprei óleo da caixa de velocidades para o meu Escort e pretendo mudá-la, porque não sei se o antigo dono o fez (que duvido).

    O esquemático do Autodata não é muito específico, por isso mostro-vos umas fotos:

    A caixa vista de cima:



    Tem aquela rolha de borracha, circulada, que removida, é isto:




    E revela este orifício:



    É por aqui a entrada do óleo? Só para ter certezas.

    Sempre me ensinaram que devemos localizar os 2 orifício (atenção a essas mentes!), antes de iniciar o processo.

    De frisar que ao lado do orifício, tem uma ficha eléctrica (visível nas fotos), que também não sei o que é.

    Cumprimentos
    Última edição por AndreEmidio : 28-06-12 às 18:23:00


  2. #2
    Piloto de Troféu Papi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    jveigaphoto
    Posts
    7,007

    Por Defeito

    Isso deve ser uma IB5! Muito não tem o bujão para tirar o óleo (a minha uma delas) o óleo colocas num local tapado por um parafuso, no qual o óleo deve ficar rente..

  3. #3
    Banido Maraki's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010
    Posts
    6,108

    Por Defeito

    A caixa desse escort parece igual à das fiestas.

    Tens seringa para meter a valvolina?

    Já localizaste o bujon?

  4. #4
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Isso deve ser uma IB5! Muito não tem o bujão para tirar o óleo (a minha uma delas) o óleo colocas num local tapado por um parafuso, no qual o óleo deve ficar rente..
    Acho que não é uma IB5... Acho!

    Amanhã vou levar o carro a uma oficina privada de um amigo meu para levantar o carro e ver se de lado há algum bujão de entrada.

    Aproveito e mudo os tirantes da barra estabilizadora. Mas se alguém me puder ajudar, entretanto, agradeço!

  5. #5
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    A caixa desse escort parece igual à das fiestas.

    Tens seringa para meter a valvolina?

    Já localizaste o bujon?
    Quase de certeza que é igual à dos Fiestas.

    Só localizei o bujão de saída, porque não tinha o carro levantado e apenas espreitei.

    Sabes que caixa é esta?

  6. #6
    Banido Maraki's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010
    Posts
    6,108

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
    Quase de certeza que é igual à dos Fiestas.

    Só localizei o bujão de saída, porque não tinha o carro levantado e apenas espreitei.

    Sabes que caixa é esta?
    Sim sei, já desmontei uma para meter embraiagem. Fica do lado direito do motor, é montada transversalmente em vez de longitudinalmente como na maioria dos carros.

    Por baixo encontras facilmente o bujon. O de entrada do que me lembro penso que era de lado mais para a parte de cima, daí ter metido valvolina com uma seringa própria.

    Mas já foi há bastante tempo posso estar a confundir.

  7. #7
    Piloto de Troféu Papi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    jveigaphoto
    Posts
    7,007

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
    Acho que não é uma IB5... Acho!

    Amanhã vou levar o carro a uma oficina privada de um amigo meu para levantar o carro e ver se de lado há algum bujão de entrada.

    Aproveito e mudo os tirantes da barra estabilizadora. Mas se alguém me puder ajudar, entretanto, agradeço!
    Não deve ser uma mtx75... se for uma ib5 ou de entrada está na frente, e a solução melhor que encontrei para meter é uma garrafa de agua daquelas desportivas

  8. #8
    Banido Maraki's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010
    Posts
    6,108

    Por Defeito

    Não sei se no escort dá, mas na fiesta virando a roda esquerda na totalidade dava para aceder à caixa.

    Virando a roda direita dava para afinar/trocar a correia do alternador.

    Mecânica mais simples é impossível.

    Uma vez tirei-lhe o motor fora para trocar a correia de distribuição. Era mais fácil tirá-lo do que estar ali com as mãos apertadas a tirar os tensores.

  9. #9
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Sim sei, já desmontei uma para meter embraiagem. Fica do lado direito do motor, é montada transversalmente em vez de longitudinalmente como na maioria dos carros.

    Por baixo encontras facilmente o bujon. O de entrada do que me lembro penso que era de lado mais para a parte de cima, daí ter metido valvolina com uma seringa própria.

    Mas já foi há bastante tempo posso estar a confundir.

    Obrigado pela dica! Já vou com umas luzes.

    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Não deve ser uma mtx75... se for uma ib5 ou de entrada está na frente, e a solução melhor que encontrei para meter é uma garrafa de agua daquelas desportivas
    Ora aí está uma boa solução! Eu tenho uma seringa grande do hospital, para dar de comer aos pacientes, mas não sei onde anda.

  10. #10
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Não sei se no escort dá, mas na fiesta virando a roda esquerda na totalidade dava para aceder à caixa.

    Virando a roda direita dava para afinar/trocar a correia do alternador.

    Mecânica mais simples é impossível.

    Uma vez tirei-lhe o motor fora para trocar a correia de distribuição. Era mais fácil tirá-lo do que estar ali com as mãos apertadas a tirar os tensores.
    Por isso é que prefiro os carros de antigamente...! Já o meu Opel Kadett era a mesma coisa...

  11. #11
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    P.S: a caixa é esta, sem tirar nem pôr:

    Ford Escort Mk6 '95-'00 GEARBOX 5 Speed Manual /1.8 TD | eBay

  12. #12
    Piloto de Troféu Papi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    jveigaphoto
    Posts
    7,007

    Por Defeito

    afinal é mesmo uma mtx75. isso é um td?

  13. #13
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    afinal é mesmo uma mtx75. isso é um td?
    Sim é o TD 90 Cv. Está no título

    Amanhá ponho fotos do processo... E tenho que criar um DB!

  14. #14
    Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009
    Posts
    1,955

    Por Defeito

    Era mesmo por aquele orifício que estava coberto por aquela borracha na 2ª foto!

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.