Renault Scenic Exception 1,5 dCi de 2005 - "Falha de Injecção"
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 28 de 28
Like Tree1Likes
  • 1 Post By DeCeIi

Título: Renault Scenic Exception 1,5 dCi de 2005 - "Falha de Injecção"

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito Renault Scenic Exception 1,5 dCi de 2005 - "Falha de Injecção"

Bom dia
    A minha Scenic Exception 1,5 dCI de 2005, quando chega aos 100/110 km/h em quinta, dá origem à mensagem "Falha de Injecção", e a potência é reduzida - enquanto a mensagem está no display, puxa menos. Se a mensagem desaparece passa a puxar normalmente. À velocidade acima dos 100 km/h, a mensagem está constantemente a aparecer e a desaparecer, mas aparece tanto mais vezes quanto maior for a velocidade. Já anda neste estado desde os 110 mil, actualmente tem 185 mil. Como costumo andar a velocidades inferiores, nunca me preocupei muito com o problema.
    Na Renault chegaram-me a falar em avaria no sensor de pressão do turbo, mas não tinham essa peça em stock que parece que custa cerca de 20 contos...
    Alguém sabe o que será, ou já teve conhecimento de algum problema semelhante?
    Obrigado

Piloto de Kart SpiffWS's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Primeiro quero deixar aqui uma menção à tua paciência, eu nunca conseguiria fazer 75 000 km com um problema desses.

De qualquer forma, esse problema só se demonstra acima dos 110 em 5ª? não acontece o mesmo se puxares pelo carro acima das 3000 rotações em outra mudança?

Piloto Lendário MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Mais um prestes a entregar a alma ao criador.

Essa informação de falha de injecção, poderá ser: injectores, turbos, egr, etc...

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Na verdade eu não costuma puxar muito pelas rotações, de modo que não sei responder!
    Mas se passar dos 100/110 em quinta, as rotações não são muito altas e o problema ocorre...
    Na verdade, se eu for numa grande subida a puxar pela carrinha, mesmo em baixa rotação, o problema ocorre sempre! Se for numa descida a andar bem, não tenho problemas...
    Nunca me preocupei muito pq raramente ando em auto-estradas ou IP's...

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

Essa informação de falha de injecção, poderá ser: injectores, turbos, egr, etc...
    Puxa, entregar a alma ao criador?! Eu conto ter a carrinha pelo menos para mais 100 mil...
    O mecânico que anda a ver se descobre a avaria disse que com uma válvula do turbo nova, o problema quase desapareceu, diz que precisa de fazer mais qualquer coisa para eliminar o problema de vez... Este dado ajuda?

Data de Registo
    Feb 2007

Consultor TiagoLeal's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Vi o tópico, e antes de abrir lembrei-me logo de ti, e ia dizer ao user para falar contigo

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pedmpl Ver Post
    Puxa, entregar a alma ao criador?! Eu conto ter a carrinha pelo menos para mais 100 mil...
    O mecânico que anda a ver se descobre a avaria disse que com uma válvula do turbo nova, o problema quase desapareceu, diz que precisa de fazer mais qualquer coisa para eliminar o problema de vez... Este dado ajuda?
    Já chegou aos 185 já não é mau, a maior parte das que conheço foram entre os 120 e os 150.

Conseguiste andar 75 mil assim?

Eu nem 100 km conseguia.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
    Vi o tópico, e antes de abrir lembrei-me logo de ti, e ia dizer ao user para falar contigo
    Quando é para dizer mal da Renault, cá estou eu.

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Essa não percebi...

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Quando é para dizer mal da Renault, cá estou eu.
    Pois eu não digo mal.
    Estou muito satisfeito com a carrinha, baixíssimo consumo, confortável, pouca manutenção...

Piloto de Testes Mashahiro's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Abre o tópico e lê.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Essa não percebi...
    Lé o 1ª post.

Todas as avarias que lá enumerei, apareceu sempre no display ''falha/problema de injecção''.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Pois eu não digo mal.
    Estou muito satisfeito com a carrinha, baixíssimo consumo, confortável, pouca manutenção...
    Eu também não dizia mal, pois antes da Scénic, tinha tido um Clio II 1.2 RT de 1998, que em 6 anos, fez 200.000, e apenas teve duas avarias, uma com o tecto de abrir e outra com uma peça que se chama Captor de PSO, acho que é este o termo.

Mas depois, com a Scénic foi o que se viu, e a Renault a fugir sempre.

Piloto de Fórmula 1 DeCeIi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Na Renault chegaram-me a falar em avaria no sensor de pressão do turbo, mas não tinham essa peça em stock que parece que custa cerca de 20 contos...
    Alguém sabe o que será, ou já teve conhecimento de algum problema semelhante?
    Obrigado
    Esse problema é comum, sobretudo na versão de 100 cv.

Pode ser o próprio turbo, de geometria variável, que costuma sofrer um pouco se andar sempre a baixa rotações. De quando em vez, tens de espremer um pouco a mecânica (umas viagens em AE a ritmos de 120 a 140 km/h chega). Isto para limpar e evitar a acumulação de carvão nas alhetas do turbo que depois ocasiona o aumento de pressão no circuito de sobrealimentação.

O que te aconselho é o seguinte:
    - limpar o circuito de sobrealimentação (inclui o turbo);
    - se após a limpeza, o erro continuar a surgir, substituir o referido sensor;
    - aproveita e verifica também o estado e limpeza da EGR, a válvula que recicla os gases de escape.
    pedmpl gosta disto.

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

Pode ser o próprio turbo, de geometria variável, que costuma sofrer um pouco se andar sempre a baixa rotações. De quando em vez, tens de espremer um pouco a mecânica (umas viagens em AE a ritmos de 120 a 140 km/h chega). Isto para limpar e evitar a acumulação de carvão nas alhetas do turbo que depois ocasiona o aumento de pressão no circuito de sobrealimentação.

- aproveita e verifica também o estado e limpeza da EGR, a válvula que recicla os gases de escape.
    Muito obrigado pela resposta DeCeTi.
    Na verdade eu aderi a este forum e coloquei este post não par ame falarem bem ou mal da Renault. Pode ser uma péssima marca mas é o que tenho e não tenho dinheiro para trocar de carrinha. Eu queria sim uma solução e parece que a encontrei!
    A sugestão de levar a carrinha aos 140 parece boa pois na verdade raramente passa dos 100, e 140 é... praí uma vez ao ano!
    Além do mais o que respondeste vai de encontro ao que o mecânico me disse. Parece que estamos no bom caminho!
    Ele trocou o sensor e disse que a falha quase desapareceu, e que agora o próximo passo é fazer essa limpeza...
    Obrigado.

Piloto de Testes mablopes's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

1a opção mais barata: trocar o filtro do gasoleo. pode parecer parvo mas já soube de casos que a resolução era apenas isto.

Piloto de Troféu BrunoD's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Manutenção barata? Desculpa que te diga, mas andar a ignorar um erro que pode mandar o motor ao lixo (seja um problema de injeção ou turbo) durante 75.000km...

Resolve a questão (pelos vistos a solução até já está em cima da mesa) porque assim talvez não tenhas carro para os tais, +100.000km.

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
    1a opção mais barata: trocar o filtro do gasoleo. pode parecer parvo mas já soube de casos que a resolução era apenas isto.
    Faz sentido amigo mablopes.
    No entanto o filtro já foi mudado várias vezes.
    Tenho além da Scenic um Clio também 1,5 dCi que em tempos deu problemas de injectores. Foram substituidos e o carro ficou um brinquinho!
    Grande máquina esse Clio, quase com 300 mil e com uma performance e consumo espactacular!
    Faz-me uma média de 4 litros e pouco aos 100.
    De facto já tinha pensado que poderia ser problema da Scenic seria de injectores, mas os últimos desenvolvimentos apontam para problemas de turbo...
    Obrigado

Piloto de Troféu Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

Já agora que falas nisso, tenho um cliente que tem uma e há dias falávamos do carro e ele referiu um com um barulho estranho. Qd acelera o carro parece que o turbo "sopra" tipo um apito.. O carro anda bem nem dá nenhum erro... Achas que pode ser alguma coisa do turbo? Eu disse-lhe para o levar à bosch ver isso.
    Tirando isso ele diz maravilhas da carrinha...

Penso que a par do Megane carro deve ser dos mono volumes que mais se vendeu em Portugal.

Piloto de Fórmula 1 DeCeIi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Toma atenção que as versões de 100, 105 e 110 cv possuem um turbo de geometria variável, que por vezes se ouve "assobiar". Numas unidades mais que outras.

Agora, se esse erro é diferente do até aqui habitual, convém verificar se o turbo está a ser lubrificado correctamente e se o veio das turbinas está bom.

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Boa tarde
    Afinal o problema não ficou resolvido.
    O mecânico fez vários testes e mudou algumas peças mas o erro persiste. (
    Acabou por dizer que seria necessário substituir o turbo!
    Disse que a sobrepressão de admissão chega a atingir os 2600 bar e que nessa altura o motor passa a entrar em subrendimento para evitar que a pressão aumente mais...
    Alguém tem mais alguma dica?
    Obrigado.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Tens noção do que são 2600bar? Não será 2.6bar? Na minha modesta opinião, o sensor MAP está a funcionar mal

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
    Tens noção do que são 2600bar? Não será 2.6bar? Na minha modesta opinião, o sensor MAP está a funcionar mal
    Sim, tens razão, 2,6 bar.
    O que é o sensor MAP?

Banido WithoutNick's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

É o sensor de pressão absoluta, que fica no colector de admissão.

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
    É o sensor de pressão absoluta, que fica no colector de admissão.
    É o chamado "sensor de pressão do turbo"?
    Foi sunstituído, e o problema persiste...

Piloto de Testes JoaoNascimento's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Acho que a próxima substituição que deves fazer é o mecânico...
    Pelo que contas ele anda aos papéis... vai substituindo e quando resolver.... era essa peça.. e entretanto estás a pagar peças que não precisas substituir.

Pedestre
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoaoNascimento Ver Post
    Acho que a próxima substituição que deves fazer é o mecânico...
    Pelo que contas ele anda aos papéis... vai substituindo e quando resolver.... era essa peça.. e entretanto estás a pagar peças que não precisas substituir.
    Bom dia
    O tipo até se costuma safar bem, mas desta vez, de facto anda aos papéis....

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.