Vareta Máx -> Min. Quantidade de óleo?
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Título: Vareta Máx -> Min. Quantidade de óleo?

  1. #1
    Piloto de Testes Homer's Avatar
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    Por Defeito Vareta Máx -> Min. Quantidade de óleo?

    Qual é a quantidade de óleo entre o mínimo e o máximo da vareta do Peugeot 207 1.4 95 cv, alguém sabe?

    Ou seja, o carro leva 4 litros de óleo (penso eu que assim seja). No momento em que aparece o nível mínimo na vareta, qual é a quantidade de óleo no cárter?

    Já tentei pesquisar bastante e não encontrei nada

    Era para calcular o consumo de óleo...
    Última edição por Homer : 11-03-12 às 20:17:42


  2. #2
    Piloto de Troféu Cessna's Avatar
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    Por Defeito

    Isso costuma ser um litro, no máximo um litro e meio...

  3. #3
    Piloto de Testes Homer's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
    Isso costuma ser um litro, no máximo um litro e meio...
    Ah, ok. Então é mais ou menos tranquilo. Que seja 1lt de óleo entre o máximo e o aviso do CB (que deverá corresponder ao mínimo da vareta, ainda não verifiquei), então o carro terá consumido 1lt em 4000km. Acho que não há razão para alarme, nesse caso.

    Então mesmo com o óleo no nível mínimo da vareta, ainda há alguma margem em termos de quantidade de óleo para que não haja problemas para o motor...

  4. #4
    Banido After's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Qual é a quantidade de óleo entre o mínimo e o máximo da vareta do Peugeot 207 1.4 95 cv, alguém sabe?

    Ou seja, o carro leva 4 litros de óleo (penso eu que assim seja). No momento em que aparece o nível mínimo na vareta, qual é a quantidade de óleo no cárter?

    Já tentei pesquisar bastante e não encontrei nada

    Era para calcular o consumo de óleo...
    Isso tá escrito no manual do carro, procura na secção dos óleos que diz.

  5. #5
    Piloto de Troféu Cessna's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Ah, ok. Então é mais ou menos tranquilo. Que seja 1lt de óleo entre o máximo e o aviso do CB (que deverá corresponder ao mínimo da vareta, ainda não verifiquei), então o carro terá consumido 1lt em 4000km. Acho que não há razão para alarme, nesse caso.

    Então mesmo com o óleo no nível mínimo da vareta, ainda há alguma margem em termos de quantidade de óleo para que não haja problemas para o motor...
    Sim, o que a vareta mostra é apenas 1lt ou 1,5lt.

  6. #6
    Piloto de Testes rafasantos's Avatar
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    Na opel e citroen do min ao max é 1 litro

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
    Na opel e citroen do min ao max é 1 litro
    Se na Citroen é assim, na Peugeot também deve ser.

    Amanhã tento ver com mais atenção no manual do carro.

  8. #8
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    No meu 1.6 Mazda entre o máximo e o minimo representa 0.8l, só o sei porque está escrito na vareta.
    Se não me engano o motor leva ao todo 3.5 litros.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    ...então o carro terá consumido 1lt em 4000km...
    não me parece muito pouco

  10. #10
    Piloto de Provas de Perícia cRaZyzMaN's Avatar
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    isso mamou bem

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    não me parece muito pouco
    Depende do carro e da condução.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    não me parece muito pouco
    O manual dos novos motores diz que pode consumir 0.5l por cada 1000km

  13. #13
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    Conforme já referido, por regra anda no limite de 1 litro de diferença entre as marcas de máximo e mínimo.

  14. #14
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    O meu é meio litro apenas

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Conforme já referido, por regra anda no limite de 1 litro de diferença entre as marcas de máximo e mínimo.
    Correcto, em motores de 4 cilindros a diferença entre minimo e maximo nunca excede 1litro, nalguns menos, depende do motor e da capacidade do carter de oleo.

    Para motores muito maiores esta generalização em redor de 1litro ou menos, é errada.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    não me parece muito pouco

    Ok, não terá sido 1lt por 4000km, mas sim entre 0,5 lt a 0,75, que terá sido o colocado no acrescento anterior, ou se calhar nem isso. Mas de qualquer forma acrescentei meio litro, por ter visto o indicador no CB e agora fiz reset ao CB para ver a distância percorrida até que ele peça de novo.

    Não me fio muito na vareta porque ela não é muito explícita entre o mínimo e o máximo, é mais "a olho" e tentar que fique ali entre uma coisa e outra.

    Já agora, a marca recomenda 10W-40 e o carro levou Castrol Magnatec (5W-40) o que poderá explicar algum (não muito) consumo de óleo, cujos níveis me parecem dentro do normal. Isto, aliado a uma condução quase 100% citadina com paragens frequentes e sem muitas vezes o motor atingir a temperatura ideal, não fazem milagres.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Ok, não terá sido 1lt por 4000km, mas sim entre 0,5 lt a 0,75, que terá sido o colocado no acrescento anterior, ou se calhar nem isso. Mas de qualquer forma acrescentei meio litro, por ter visto o indicador no CB e agora fiz reset ao CB para ver a distância percorrida até que ele peça de novo.

    Não me fio muito na vareta porque ela não é muito explícita entre o mínimo e o máximo, é mais "a olho" e tentar que fique ali entre uma coisa e outra.

    Já agora, a marca recomenda 10W-40 e o carro levou Castrol Magnatec (5W-40) o que poderá explicar algum (não muito) consumo de óleo, cujos níveis me parecem dentro do normal. Isto, aliado a uma condução quase 100% citadina com paragens frequentes e sem muitas vezes o motor atingir a temperatura ideal, não fazem milagres.
    Nenhum desses óleos é o recomendado e pode muito bem estar ai o motivo pelo consumo anormal de óleo, na castrol o recomendado é o edge 5w30 ou o magnatec 5w30 C3, mudanças de 30 000 em 30 000km ou 1 ano. A norma a cumprir é a PSA B71 2296 ou PSA B71 2290.
    Última edição por After : 12-03-12 às 19:15:15

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por After Ver Post
    Nenhum desses óleos é o recomendado e pode muito bem estar ai o motivo pelo consumo anormal de óleo, na castrol o recomendado é o edge 5w30 ou o magnatec 5w30 C3, mudanças de 30 000 em 30 000km ou 1 ano. A norma a cumprir é a PSA B71 2296 ou PSA B71 2290.
    Não quero teimar, mas penso que o recomendado é o 10W-40, da Total

    Mas, caso tenhas razão, o uso destes óleos em nada prejudica o motor, certo? (Tirando o eventual maior consumo de óleo)

  19. #19
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    Não, estás enganado como podes ver por aqui:

    TotalElf UK

    E para o óleo ser o correcto não basta que tenha a viscosidade certa, a médio longo prazo o uso de lubrificantes incorrectos não é nada bom para a saúde da mecânica do motor.
    Última edição por After : 12-03-12 às 19:28:23

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por After Ver Post
    Não, estás enganado como podes ver por aqui:

    TotalElf UK

    E para o óleo ser o correcto não basta que tenha a viscosidade certa, a médio longo prazo o uso de lubrificantes incorrectos não é nada bom para a saúde da mecânica do motor.
    Tens razão.

    Mas na "second choice" aparece um com a viscosidade do que tenho colocado actualmente. O problema será o facto de não cumprir as normas, é isso?

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Tens razão.

    Mas na "second choice" aparece um com a viscosidade do que tenho colocado actualmente. O problema será o facto de não cumprir as normas, é isso?
    Exactamente isso! Há muitos 5w40, tens que ver as normas que cumprem para escolher o indicado....

    Edit: Ali em cima referi 30 000km ou 1 ano mas é sim 30 000km ou 2 anos.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
    O manual dos novos motores diz que pode consumir 0.5l por cada 1000km
    Isso não quer dizer nada. Se tivesse o carro a comer-me 1 litros de oléo de 1000 a 2000 km em utilização normal, algo de muito errado se passava.

  23. #23
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    Claro, isso é apenas uma salvaguarda das marcas.

    O meu a ritmos acima das 4000 durante 300kms (comum nas viagens que faço regularmente ao sul do país - a gasolina) costuma beber 0.25 (máximo ao mínimo é meio litro, normalmente desaparece metade da marca). Se não passar das 3000 nem mexe

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Claro, isso é apenas uma salvaguarda das marcas.

    O meu a ritmos acima das 4000 durante 300kms (comum nas viagens que faço regularmente ao sul do país - a gasolina) costuma beber 0.25 (máximo ao mínimo é meio litro, normalmente desaparece metade da marca). Se não passar das 3000 nem mexe
    Isso não é muito?

    É que no carro do post incial deste tópico, 4000rpm equivalem a 130km/h, pelo que custa-me a crer que numa viagem de 300kms a esse ritmo (é calmo, 130kph) bebesse 1/4 de litro de óleo. No entanto, nunca me lembro de se ter feito uma viagem tão "longa" neste carro e já tem quase 40.000kms

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Claro, isso é apenas uma salvaguarda das marcas.

    O meu a ritmos acima das 4000 durante 300kms (comum nas viagens que faço regularmente ao sul do país - a gasolina) costuma beber 0.25 (máximo ao mínimo é meio litro, normalmente desaparece metade da marca). Se não passar das 3000 nem mexe

    O facto de um motor "gastar" um pouquinho de oleo quando se puxa mais por ele, não quer dizer que o motor esteja mau, o que acontece vulgarmente é o motor devido a atingir rotações altas durante mais tempo deixar sair algum vapor de oleo, isto é frequente em motores com 150.000kms, e não quer dizer que esteja mau de segmentos, é obvio que pode sempre ser feito um teste de compressão, mas é frequente em motores com alguma idade e kms, haver vedantes a "gemer" quando submetidos a maiores pressões, dai o oleo desaparecer e pode não estar a ser queimado.

    Um automovel que em utilização normal não consome oleo, está bom de mecânica.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    O facto de um motor "gastar" um pouquinho de oleo quando se puxa mais por ele, não quer dizer que o motor esteja mau, o que acontece vulgarmente é o motor devido a atingir rotações altas durante mais tempo deixar sair algum vapor de oleo, isto é frequente em motores com 150.000kms, e não quer dizer que esteja mau de segmentos, é obvio que pode sempre ser feito um teste de compressão, mas é frequente em motores com alguma idade e kms, haver vedantes a "gemer" quando submetidos a maiores pressões, dai o oleo desaparecer e pode não estar a ser queimado.

    Um automovel que em utilização normal não consome oleo, está bom de mecânica.
    Isso é uma meia-verdade. É um facto que em carros semelhantes, com motores semelhantes, o que não consumir óleo estará com melhor saúde do que o que consome óleo. No entanto, não é por consumir óleo que um determinado carro possa estar de "má saúde" a nível de motor.

    Exemplo: Este carro cá de casa, está óptimo, está novo. No entanto, consome um pouco de óleo, o que poderá advir do uso que tem (ninguém puxa por ele, mas é usado muito em cidade, em curtos trajectos e com o motor frio, muitas vezes) e possivelmente de não estar a usar o óleo recomendado pelo fabricante. Contudo, e depois de uma análise, concluí que em 4000kms o óleo consumido pelo carro terá sido mais próximo de 0,5lt do que de 1lt, o que não me parece que seja exagerado. Se fosse 1lt/1000kms, aí sim, havia problemas. Até se pode dar o caso de ser um motor que consuma algum óleo, sem que isso seja defeito.

    Por exemplo, tens carros, que em perfeitas condições mecânicas têm fama de consumir óleo e estão longe de estar com problemas. Estou a lembrar-me de alguns Tdi de Injector-Bomba, do Wankel do RX-8, do 1.4 de 75 cv da VAG, etc...

  27. #27
    Banido
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Isso é uma meia-verdade. É um facto que em carros semelhantes, com motores semelhantes, o que não consumir óleo estará com melhor saúde do que o que consome óleo. No entanto, não é por consumir óleo que um determinado carro possa estar de "má saúde" a nível de motor.

    Exemplo: Este carro cá de casa, está óptimo, está novo. No entanto, consome um pouco de óleo, o que poderá advir do uso que tem (ninguém puxa por ele, mas é usado muito em cidade, em curtos trajectos e com o motor frio, muitas vezes) e possivelmente de não estar a usar o óleo recomendado pelo fabricante. Contudo, e depois de uma análise, concluí que em 4000kms o óleo consumido pelo carro terá sido mais próximo de 0,5lt do que de 1lt, o que não me parece que seja exagerado. Se fosse 1lt/1000kms, aí sim, havia problemas. Até se pode dar o caso de ser um motor que consuma algum óleo, sem que isso seja defeito.

    Por exemplo, tens carros, que em perfeitas condições mecânicas têm fama de consumir óleo e estão longe de estar com problemas. Estou a lembrar-me de alguns Tdi de Injector-Bomba, do Wankel do RX-8, do 1.4 de 75 cv da VAG, etc...

    Amigo eu falei em motores a gasolina que é o caso do seu Peugeot, não falei em diesel, nem motor Wankel.

    Falei baseado na experiência de motores a gasolina, mas se sabe tudo e não quer ouvir opiniões de outras pessoas, algumas decerto com muito mais experiencia, então não entendo para que abriu o topico.

    Um carro com poucos kms e muitos anos, que consome oleo, a maior parte das vezes está novo de aparência mas pode ter os segmentos "pasmados", ou seja de estarem tanto tempo parados na mesma posição esses aneis de aço temperado perdem as suas propriedades mecânicas, depois quando o piston está com muita velocidade linear, o segmento não consegue vedar a 100%, viaturas muito tempo paradas não é sinonimo de boa manutenção, e ser necessario substituir segmentos e juntas não seria o primeiro.

    Quanto a essas peças os segmentos que muitos acham pouco importantes, varias boas marcas de automoveis Alemãs tiveram de substituir segmentos defeituosos prematuramente, de uns lotes produzidos pela Mahle.

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