Dificuldade a Engrenar Marcha-Atrás
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 7 de 7

Título: Dificuldade a Engrenar Marcha-Atrás

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2011

Por Defeito Dificuldade a Engrenar Marcha-Atrás

Boas

Tenho aqui uma questão que talvez me possam ajudar, penso que esta seja a área correcta para postar.
    De vez em quando ando num Renault Clio 1.2 RN 1997, tenho uma grande duvida.
    Quando a minha mãe comprou o carro em 2006, ela teve sempre grande dificuldade em engrenar a mudança de marcha atrás, principalmente com o carro a frio, o que acontece é quando não fica engrenada ela salta para a primeira.
    Agora que acabei de tirar a carta e comecei andar no carro tb noto a dificuldade que ela tem.
    Isto acontece principalmente quando o carro está frio, porque depois de andar com ele um pouco ja se consegue engrenar correctamente, á primeira.
    Isto pode ser falta de oleo na caixa de mudanças?
    É que o nosso mecanico disse na altura quando a minha mae se queixou logo no inicio que era falta de jeito.

Piloto de Rallye Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por renas22 Ver Post
    Boas

Tenho aqui uma questão que talvez me possam ajudar, penso que esta seja a área correcta para postar.
    De vez em quando ando num Renault Clio 1.2 RN 1997, tenho uma grande duvida.
    Quando a minha mãe comprou o carro em 2006, ela teve sempre grande dificuldade em engrenar a mudança de marcha atrás, principalmente com o carro a frio, o que acontece é quando não fica engrenada ela salta para a primeira.
    Agora que acabei de tirar a carta e comecei andar no carro tb noto a dificuldade que ela tem.
    Isto acontece principalmente quando o carro está frio, porque depois de andar com ele um pouco ja se consegue engrenar correctamente, á primeira.
    Isto pode ser falta de oleo na caixa de mudanças?
    É que o nosso mecanico disse na altura quando a minha mae se queixou logo no inicio que era falta de jeito.
    Como é que é?!
    Isso não é possível.
    Se ficar mal engrenada, quando muito salta e fica em ponto-morto.
    As mudanças não engrenam sozinhas (tipo saltar de X para Y).
    Se dizes que "salta para a primeira", é porque engrenaste efectivamente a 1ª, e
    não a marcha-atrás.

Banido catalao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Na Patonga, à esquerda do Chiripiripipibenguela, como quem vai do Malakuté passando por Katanga

Por Defeito

Tens a certeza que puxaste o "anel" que tem debaixo do punho e engrenaste marcha-atrás?
    É que é deveras estranho esse fenómeno. Quando salta é para ponto morto.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2011

Por Defeito

Sim puxo o anel que tenho por baixo do manipulo e ela não entra como disse.
    Digo que salta para primeira pois já tentei levantar o pouco a embraiagem para ver se engrenava, e o carro começou a andar um pouco para a frente, talvez não fique a primeira engrenada mas se fica em ponto morto o manipulo não fica no centro fica no lugar da primeira.
    Não vos quero estar a deduzir em erro mas assim que possível filmo o que se sucede e meto aqui no post.
    Última edição por renas22 : 31-08-11 às 17:23:40

Piloto de Rallye Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por renas22 Ver Post
    Sim puxo o anel que tenho por baixo do manipulo e ela não entra como disse.
    Digo que salta para primeira pois já tentei levantar o pouco a embraiagem para ver se engrenava, e o carro começou a andar um pouco para a frente, talvez não fique a primeira engrenada mas se fica em ponto morto o manipulo não fica no centro fica no lugar da primeira.
    Não vos quero estar a deduzir em erro mas assim que possível filmo o que se sucede e meto aqui no post.
    Então não saltou para 1ª. Efectivamente engrenaste 1ª quando pensavas que tinhas
    engrenado marcha-atrás.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2011

Por Defeito

Mas a questão é eu puxo anel que do manipulo para cima e processedo para que ela engrane a marcha atras e ela nao engrana porque?
    Se quando o carro ja esta "quente", ja andou um pouco ela engrana bem.

Piloto de Troféu ricardodsb's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Pode ter algum problema na caixa.

A Express cá de casa trocou de caixa recentemente e eu metia 1º mas ela umas vezes engrenava 1º outras ia MA. Foi à oficina para ajustar e já está em condições. Experimenta encostar bastante a manete à esquerda várias vezes e vê os resultados.